Bodas de Casamento

0
80

A comemoração de aniversários de casamento é conhecida como Bodas de Casamento.

É uma tradição em várias culturas, e envolve todas as celebrações de casamento, conforme os casais vão passando mais anos juntos e cada ano tem o seu significado.

A palavra “boda” vem do latim votun e significa “promessa”. É uma promessa que os noivos continuarão juntos apesar das dificuldades que enfrentam todo o caminho de um casamento.

Em algumas religiões, o casal segue um ritual na troca de alianças fazendo seus votos de casamento novamente.

Afinal, cada ano de casamento que passa não deixa de ser uma nova promessa não é verdade?

Ultimamente os casais mais jovens comemoram mais a cada ano, por isso as bodas dos meses se tornaram bem populares.

bodas de casamento

Significados das bodas de casamento

Bodas de Papel – 1 ano de casamento

O papel representa a união como algo fino e frágil, que pode ser molhado, queimado ou rasgado. Também representa a versatilidade e facilidade do papel em se adaptar a qualquer situação, e mostra que, se o casal passar dessa fase, tem grande potencial de crescimento.

Geralmente os casais utilizam decoração com origamis, coraçõezinhos de papel, junto com um jantar especial. Saiba mais sobre as bodas de papel no artigo: Bodas de papel: o que é e como comemorar!

Bodas de Algodão – 2 anos de casamento

O algodão ainda representa algo frágil. As bodas de algodão são o marco de que o casal está amadurecendo e crescendo junto, se adaptando às diferenças e vivendo melhor na companhia um do outro.

A fragilidade do algodão representa a facilidade de se adaptar em qualquer situação, e a versatilidade o poder de se transformar em outras coisas.

Para comemorar as bodas de algodão o casal pode fazer algo simples e temático, como dividir um algodão doce por exemplo.

Pode registrar o momento com uma foto e emoldurar na parede, e o momento vai ficar guardado para sempre.

Bodas de couro ou trigo – 3 anos de casamento

3 anos de casamento nos diz que algo sólido começa a tomar força.

O trigo representa riqueza e prosperidade, e mostra que a partir daí o casamento está pronto para semear frutos.

O couro representa longevidade, uma relação duradoura que amadurece cada vez mais com a convivência, paciência e amor.

A comemoração dessa boda de casamento pode ocorrer como quiserem – um jantar, um almoço, uma festa com amigos e família. E para simbolizar a data, o casal pode trocar presentes de acessórios de couro, que vão durar muitos anos.

Bodas de flores e frutas ou ceras – 4 anos de casamento

Essas bodas tem um significado bem interessante. As flores significam beleza e a necessidade de cuidados, que é o que toda relação precisa.

As frutas significam vitalidade e a cera representa a maleabilidade que todo o casamento deve ter. Esses elementos representam renovação constante, necessária em qualquer relação.

A comemoração pode ser com um café na cama com flores e frutas ou um jantar à luz de velas. Aposte na decoração florida, colorida e gostosa.

Bodas de madeira ou ferro – 5 anos de casamento

No quinto ano de casamento o casal está maduro o suficiente e por isso o símbolo dessas bodas é representado pela madeira ou ferro. Esses elementos representam fortes raízes, aconchego e longevidade como a madeira, e fortes estruturas e alta resistência como o ferro.

A comemoração pode ser com seu par ou com a família, mas essa data deve com certeza ser celebrada.

Bodas de açúcar ou perfume – 6 anos de casamento

Os elementos escolhidos são perfume ou açúcar para comemorar 6 anos de casamento, e esses elementos são símbolos da doçura que dá sabor à vida e ao aroma da felicidade, que simboliza o companheirismo e a cumplicidade.

O açúcar adoça a vida a dois, e o perfume da essência a ela.

Bodas de lã ou latão – 7 anos de casamento

A comemoração de 7 anos de casamento é representada pela lã ou latão, a lã é um elemento muito maleável, adaptável e confortável, e se pode fazer muito com ela.

Já o latão, por ser de metal, é representado nessa boda por ser resistente a manchas e capaz de durar, por isso a escolha dos dois elementos para essa comemoração.

Bodas de barro ou papoula – 8 anos de casamento

Os elementos escolhidos para comemoração de 8 anos de casados foram o barro e a papoula. O barro simboliza maleabilidade, que é sempre necessário durante um casamento e significa também a conservação. Afinal, conservar as melhores lembranças dos melhores momentos a dois é fundamental.

A papoula é uma flor que representa bons momentos e as principais celebrações da vida. Pode significar sonho, fertilidade e ressurreição.

Bodas de cerâmica ou vime – 9 anos de casamento

A cerâmica representa um elemento capaz de possuir uma resistência imensa, e pode ser trabalhada de modo a dar origem a uma série de objetos distintos como pratos, jarras, travessas e elementos decorativos. Isso é o que todo casamento precisa: resistência e versatilidade.

O vime é um material bastante flexível e resistente, usado desde os tempos primitivos para a construção de vários objetos: cestos, móveis e utensílios domésticos. Apesar de ser um material frágil e maleável, ele é bem resistente.

A flexibilidade e a resistência são elementos chave para um casal que se aproxima dos 10 anos de casado.

Bodas de estanho – 10 anos de casamento

Também chamadas bodas de zinco, o símbolo representa a segurança do casamento, que já chegou aos 10 anos.

O estanho é bem antigo e é resistente à corrosão, apresentando uma cor branco-metálica e brilho característico. O zinco é conhecido por servir de proteção contra a ferrugem de alguns materiais, como o ferro e o aço.

É uma fase muito importante para o casal, por isso não deixe de comemorar!

bodas de casamento

Bodas de cristal – 15 anos

Os primeiros 15 anos de casamento são representados pelo cristal.

O cristal é um elemento precioso que demora tempo para se constituir na natureza, mas quando se torna completo é indestrutível, muito parecida com a vivência de um casal.

Comemore bastante com o seu par esse marco, pois com certeza até aqui, muitos frutos e conquistas especiais foram realizados.

Bodas de porcelana – 20 anos

A porcelana é delicada, bela e pode ter uma longa vida se for cuidada com carinho. Por isso representa os 20 anos de união de um casal.

Você pode celebrar a data servindo um jantar com peças de porcelana, será uma ótima maneira de comemorar a data.

Bodas de prata – 25 anos

Muito famosa e esperada, as bodas de prata são uma tradição! As comemorações começaram na Alemanha, quando havia o costume de presentear casais que tinham 25 anos de casados com coroas de prata.

Geralmente as bodas de prata são comemoradas com um grande evento em família, e além disso, os casais costumam incluir um filete de prata na aliança de ouro, como um símbolo eterno desse momento.

Bodas de pérola – 30 anos

As bodas de pérola celebram o amor antigo e forte que foi cultivado por anos e que a cada ano se torna mais bonito e duradouro. O casal que comemora 30 anos de casado ultrapassa o tempo sem enfraquecer, como as pérolas.

Bodas de coral – 35 anos

As bodas de 35 anos são representadas pelos corais que se formam no fundo do mar.

Os corais se formam por meio de acúmulo de sedimentos, e assim, ganha forma e uma durabilidade intensa com o passar do tempo.

É do mesmo jeito que um casamento deve ser, moldado a cada dia, para que ganhe forma, força e durabilidade.

Bodas de Esmeralda – 40 anos

A esmeralda é uma pedra associada ao amor incondicional e por isso ela é escolhida para comemorar os 40 anos de casamento.

Essa pedra representa muito esse momento, pois um casamento deve ser duradouro, e precisa ter muito amor, compreensão e união.

bodas de casamento

Bodas de rubi – 45 anos

O rubi é considerado uma das pedras mais preciosas de todo mundo e é famoso por ser uma pedra preciosa mais resistente encontrada na natureza, além de ser o símbolo da paixão.

Bodas de ouro – 50 anos

Muito esperada e comemorada, as bodas de ouro são uma comemoração de uma vida juntos e o ouro representa durabilidade, rigidez e preciosidade.

É o momento de olhar para trás e ver o quanto se vive ao lado de uma pessoa, e isso emociona qualquer pessoa.

Muitas famílias fazem questão de comemorar as bodas de ouro junto com o casal, com a presença de netos, bisnetos – todo mundo! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui