Tênis, quais os benefícios desse esporte para a saúde?

0
254

Todo e qualquer esporte traz benefícios para a saúde. O sedentarismo é altamente prejudicial a saúde, ele leva a obesidade, problemas cardiovasculares, cardíacos entre outros. Por isso não importa qual atividade física você escolha, o importante é que você se mexa.

Atualmente o culto ao corpo tornou-se cada vez mais frequente e com isso trouxe dois pontos positivo, a inclusão da atividade física na rotina diária e os cuidados que devemos ter com alimentação.

Muitas pessoas praticam atividade física somente para a estética, mas isso não têm importância pois, os benefícios para a saúde virão da mesma maneira.

Hoje falaremos sobre o tênis, uma ótima opção para quem deseja entrar em forma e ainda traz muitos benefícios para a saúde.Se você não gosta da monotonia da musculação, esteira e prefere atividades mais dinâmicas, divertidas e prazerosas então irá adorar jogar tênis.O tênis é uma das atividades físicas mais completas e exige muito esforço e dedicação do atleta. O objetivo é rebater a bola para a quadra adversária sem que o outro jogador consiga rebatê-la de volta.

Uma das principais vantagens do esporte é que, durante a aula ou o treino, o atleta trabalha todo o corpo. O tênis é uma atividade que promove um elevado gasto calórico ao mesmo tempo em que trabalha força muscular. Portanto, além de auxiliar na perda de peso, ele exige um grande esforço das pernas para se locomover, do abdômen para sustentação e dos braços, ombros e costas para os movimentos com a raquete.

Tênis-quais-os-benefícios-desse-esporte-para-a-saúde-03

Mas, mesmo que o tênis seja considerado um exercício completo, ele deve ser associado a outras atividades, como a corrida, por exemplo, para ganhar mais resistência, e a musculação, para garantir fortalecimento muscular. Além disso, o fortalecimento muscular previne lesões, pois esse esporte exige muito esforço físico. Lembrando que o alongamento é indispensável para evitar lesões.

Uma hora de treino pode queimar entre 200 e 500 calorias, dependendo da intensidade da aula ou treino.

Benefícios do Tênis para a saúde

Além de ajudar a emagrecer e desenvolver músculos, o tênis traz uma série de benefícios para a saúde. O esporte melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, reduz os riscos de ataques cardíacos e outras doenças vasculares, ajuda na prevenção da osteoporose e auxilia no bem-estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão.

Além disso, por se tratar de uma atividade bastante intensa e que exige rápidos movimentos, melhora a coordenação motora e os reflexos de quem a pratica. E o melhor disso tudo é que qualquer um pode praticar o esporte, não há contraindicações, qualquer pessoa de qualquer idade pode jogar tênis, desde que respeite os seus limites. Não há nada melhor do que uma atividade que nos proporcione prazer, pois isso faz um bem enorme para o corpo e para a alma. E se tornará mais difícil de desistirmos quando encontramos o exercício que nos agrade. Recomenda-se, para quem está iniciando, que procure um professor especializado, para aprender técnicas que evitam contusões e outras dificuldades que possam aparecer. O tênis é um esporte fácil de ser praticado, pois, você só precisa de outra pessoa, diferente de outros esportes.

Confira os tipos de quadra que são utilizadas para praticar o esporte.

saibro,

carpete,

grama,

areia

A quadra dura, de terra, é uma quadra muito cruel para as articulações, tendões, tornozelo, joelhos e coluna lombar.

Prefira sempre a quadra de saibro, o impacto é muito menor.

Quem pratica atividade física deve ter uma alimentação balanceada, para ter disposição na hora do exercício e melhorar sua performance. Antes de entrar em quadra consuma carboidratos integrais, eles fornecerão a energia necessária. Os carboidratos integrais permitem que a energia seja duradoura e continua, pois é liberado lentamente na corrente sanguínea, evitando assim picos glicêmicos.

Tênis-quais-os-benefícios-desse-esporte-para-a-saúde-02

Dicas:

Peça auxilio de seu professor/treinador qual tênis e qual raquete é o mais recomendado.

Use roupas leves que não limitem seus movimentos.

Hidrata-se antes, durante a após o treino.

Confira os principais grupamentos musculares trabalhados no tênis:

Bíceps.

Costas.

Pernas.

Abdômen.

Espero que tenham gostado da dica, experimente uma aula de tênis, talvez você também se apaixone por este esporte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui