Maquiagem para iniciantes – Dicas e truques

0
75

A maquiagem está muito presente, essencialmente na vida das mulheres. Fazer a sua própria maquiagem pode parecer algo difícil quando isso ainda não é algo que faz parte da sua rotina, do seu dia a dia. Mas a boa notícia é que apesar de parecer complicado, maquiar-se é uma atividade que qualquer pessoa pode aprender, basta praticar bastante, ver vídeos e tutoriais e ter paciência. Leia então o nosso artigo cheio de dicas e truques de maquiagem para iniciantes.

Por onde começar?

Antes de começarmos a falar de maquiagem para iniciantes, é importante ter alguns produtos em casa, coisas simples. Deixamos lhe aqui uma listinha de produtinhos importantes: 

  • Creme hidratante
  • Base ou BBcream
  • Corretivo
  • Pó translúcido
  • Blush
  • Paleta de sombras 
  • Batom 
  • Máscara de cílios 
  • Pincel 

kit básico de maquiagem

Maquiagem para iniciantes: tutorial de Maquiagem Fácil 

  • Hidratante (de preferência com FPS)

O primeiro passo deve ser sempre hidratar a pele, de preferência com um hidratante que contenha FPS, assim além de ajudar a que a sua maquiagem fique mais bonita, vai proteger a sua pele dos raios UV. Certifique-se que compra um hidratante adequado ao seu tipo de pele. 

Aplique uma camada fina sobre o seu rosto usando os dedos ou um pincel de base limpo e deixe secar. 

  • Base ou BBcream

Aplique a base sobre o seu rosto e espalhe com os dedos ou um pincel. Se preferir algo mais natural deixe apenas com uma camada, caso prefira uma maior cobertura passe mais camadas. Se optar pelo BB cream a cobertura vai ser mais leve, contudo este é uma ótima opção para quem não tem creme com FPS. A base serve para uniformizar o tom da pele do rosto e cobrir leves imperfeições, como manchinhas e espinhas pequenas. Para cobrir olheiras profundas e imperfeições mais marcantes, use o corretivo.

  • Pó translúcido

O pó é o que arremata a pele na maquiagem. Ele vai deixar o rosto com uma opacidade suave e evitar os pontos de oleosidade. Use um pincel gordinho bem fofo para aplicar bem pouco produto em todo o rosto. Evite usar espumas e pincéis pequenos porque eles dificultam a aplicação e carregam muito produto. Não aplique muito porque o exagero pode deixar o rosto muito seco e as linhas de expressão acabam ficando marcadas, o que envelhece mesmo as peles mais jovens.

  • Blush 

O blush vai ajudar a dar ao rosto um aspecto mais saudável, deixando-o levemente corado. Se for em pó, aplique com pincel, das maçãs sentido às orelhas. Se for em creme ou líquido, aplique com o dedo e faça um movimento circular suave. O blush deve corar o rosto de forma suave, evite exagerar na aplicação.

  • Sombra

As sombras ajudam a dar profundidade ao olho e são ótimas para brincar e criar novos looks. Mas cuidado. Elas podem tanto te favorecer como te desfavorecer. Por isso é importante saber o formato do seu olho e valorizá-lo com o uso correto das sombras. Ao iniciar o uso de sombras, comece usando tons neutros como marrom, caramelo e preto. Se você usar 1 sombra só, aplique-a na pálpebra móvel e siga esfumando até o côncavo, fazendo um sombreado suave e natural. Se for usar 2 sombras, aplique a mais clara do centro da pálpebra ao canto interno do olho e a escura do centro ao canto externo, sempre esfumando para criar degradês suaves.

Maquiagem simples

  • Máscara de Cílios

Depois de aplicar corretamente a sobra é hora de destacar o olhar com uma boa máscara de cílios. Procure uma que lhe dê espessura, curvatura e deixe os seus cílios escurinhos. Comece aplicando da raiz dos cílios até as pontas. Espere 1 minuto e aplique outra camada. Para mais volume, aplique uma terceira camada esperando mais 1 minuto entre elas. Caso você prefira também pode preferir os cílios postiços que estão muito na moda!

  • Batom 

É hora de colocar o seu batom! Pode optar por uma cor mais neutra, mais colorida ou apenas um hidratante labial. Tudo depende do seu gosto pessoal. Se o batom for escuro, primeiro faça o desenho da sua boca com um lápis de boca da cor do seu batom e depois preencha a boca com batom. Se o batom for claro, aplique diretamente nos lábios. Aplique um gloss transparente se desejar dar mais volume aos lábios.

Dicas de maquiagem para iniciantes

No tutorial acima mostramos-lhe uma maneira básica de fazer uma maquiagem linda para quem se está a iniciar neste mundo, aqui deixamos-lhe algumas dicas do que pode usar mais para favorecer o seu look. 

  • Lápis de sobrancelhas 

 O lápis de sobrancelhas é uma mais-valia para corrigir falhas e delinear a sobrancelha, que é a moldura dos olhos. Porém, é importante que não seja lápis preto nem 6B. O lápis deve ser macio, próprio para sobrancelha e o tom deve condizer com a sua pele e cabelo. Não use lápis preto, mesmo que sua sobrancelha seja naturalmente preta. Antes de usar o lápis, limpe a sobrancelha com um cotonete para remover resíduos de base e pó. Depois, com o lápis, comece corrigindo as falhas e delineie o desenho conforme o seu costume.

  • Delineador

Para dar o acabamento no olho maquiado com sombra. O delineado é o traço preto feito próximo aos cílios. Para iniciantes, o delineador ideal e fácil é o em gel, que deve ser aplicado com um pincel chanfrado fino. Comece aplicando o delineador do meio da pálpebra para o final e depois faça o traço do canto interno até encontrar o traço do meio. Parece difícil, mas com prática é possível chegar a um traço perfeito. 

maquiagem para iniciantes

Erros comuns na maquiagem 

Quando iniciamos algo novo é normal que existam alguns erros, e a maquiagem não é exceção. 

Veja na lista alguns desses erros que muitas mulheres cometem ao se maquiar e confira como é simples evitar que eles aconteçam:

Base mais escura que a pele: para evitar, experimente a cor da base na pele do pescoço e não na mão;

Batom nos dentes: evite o problema usando batom matte, por ser mais seco, ele gruda menos nos dentes;

Cílios com bolinhas do rímel: para que não aconteça retire o excesso de rímel do aplicador antes de passar o produto;

Sombra borrada abaixo dos olhos: evite esse deslize fazendo primeiro a maquiagem do olho e depois a pele e o restante do rosto;

Excesso de blush: para deixar o look natural, ao passar o pincel no produto, assopre-o um pouco para deixar cair o excesso e aplique com um toque suave.

Rímel na pálpebra: caso borre a sua pálpebra com rímel, deixe secar e em seguida passe com um cotonete. Este vai retirar todo o rímel e deixar a sua sombra igualmente bonita. 

Siga as dicas, pratique em casa, descubra suas preferências e se jogue no mundo da maquiagem. Pouco a pouco você vai perceber o que funciona e o que não funciona para os seus traços e saberá valorizar cada centímetro do seu rosto usando produtos de beleza. Você pode ainda aprender a criar uma Super Maquiagem com o  Método AutoMake.

Divirta-se com a maquiagem! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui