Maquiagem para as 4 estações do ano: mulher nas tendências da primavera, verão, outono e inverno

0
1533

Assim como a moda, as cores da sua make mudam para combinar com a estação do momento. Neste artigo, confira as principais tendências de maquiagem para as 4 estações do ano e dicas de como aproveitar melhor sua maquiagem.

As mulheres precisam estar antenadas com as constantes mudanças no quesito moda e beleza. Assim como a tecnologia evolui, os fabricantes utilizam essa evolução em suas fórmulas e criam produtos ainda melhores.

Não importa se a sua pele é negra ou branca ou qualquer outra cor, é unânime entre as mulheres a busca pelos cuidados constantes com a pele e com a aparência, seja por gosto ou por questões profissionais.

Assim como a moda muda, a maquiagem também se renova a cada estação e produtos focados nas necessidades e proteção de cada época são lançados ou buscados. Com tantas mudanças, é fácil ficar perdida no quesito escolha da maquiagem, da cor ou até do modelo do momento.

Neste artigo, você saberá as tendências para as quatro estações do ano e ainda algumas dicas de como tirar o melhor do seu produto sem danificar a pele. Lembre-se que melhor que a beleza da maquiagem é a saúde do corpo e da pele. Divirta-se!

Mulher escolhendo maquiagem em uma loja

O mais importante: maquiagem e Skincare andam juntos

O mundo sempre amou a beleza e a valorização que a maquiagem causa na pele feminina, mas existe uma tendência cada vez mais forte de se apoiar a beleza natural, sem o uso de produtos para disfarçar certas “imperfeições”.

Antes de qualquer coisa, saiba que você não precisa optar pela maquiagem ou pelo Skincare, ambos podem caminhar juntos e complementar o outro. Notou-se que o uso excessivo de alguns produtos causavam um efeito indesejado na pele e isso foi prioridade dos fabricantes, em solucionar problemas desse tipo.

Com isso, começaram a surgir linhas de makes que uniam o útil ao agradável: a cobertura e vivacidade proporcionadas pela make junto com produtos na fórmula que hidratam e renovam a pele enquanto é maquiada. O melhor dos dois mundos.

É muito importante priorizar o Skincare antes e depois da make e evitar dormir com a maquiagem, por exemplo. A pele, a depender da estação, pode sofrer ainda mais com as agressões do clima, por isso também é importante se maquiar para protegê-la.

Hoje já existem corretivos, bases e batons que hidratam e protegem. Para aquelas estações em que a make derrete facilmente, já existem fixadores de maquiagem para manter a maquiagem por mais tempo. Portanto, busque o melhor para o seu tipo de pele e depois é só arrasar com as escolhas.

Maquiagem para as 4 estações do ano

As cores mudam com a moda, a arquitetura, o design e todas as áreas impactadas pelas paletas de cores, com a maquiagem não seria diferente. Entretanto, é um pouco complicado comprar todo um conjunto de maquiagem a cada estação.

Não precisa se preocupar, pois as mudanças não são drásticas a ponto de precisar mudar todo o seu conjunto de make, mas algumas mudanças de tom e formas de usar as cores são necessárias.

Abaixo, estão as indicações das tendências da make para cada estação, assim como as cores em alta em cada período. Papel e caneta em mãos e anote todas as dicas para não errar em nada.

  • Estação Primavera

A estação das flores, a volta das cores após o inverno nublado e um pouco cinzento (ou muito, dependendo de onde você esteja). Como as cores estão começando a ganhar forma, a tendência dessa estação é a escolha por cores leves e delicadas.

Para que a maquiagem não se torne monótona com o tempo, a ideia é mesclar um tom forte ou um tom mais brilhoso com cores delicadas. Aqui não se tem uma maquiagem carregada, é algo totalmente oposto disso.

Em contrapartida, use e abuse do delineador preto para marcar o seu olhar. A base deve ter o mesmo tom da sua pele para que não fique algo muito artificial. Caso use tons mais fortes nos olhos, busque um tom mais leve nos lábios e vice-versa.

Dessa forma, sua make ficará delicada e marcante, sem deixar de brilhar e destacar sua beleza natural entre as flores da primavera.

  • Cores em alta

As tonalidades predominantes dessa estação são os tons rosa e nude, mas também se tem a adição do azul a paleta e um grande destaque para os lábios, serão marcantes na primavera.

Outras cores que podem ser usadas são marfim, pêssego, marrom dourado, salmão e um verde claro leve. Evite cores como o cinza, pois o inverno acabou e a ideia é aproveitar o Sol, junto com o destaque das cores.

Para o olhar aposte nas tonalidades de azul, desde o turquesa até o bebê, aproveite para destacar seu olhar à vontade. Caso prefira cores mais discretas, o nude ou rosa ou ainda o dourado podem ser usados.

Como os lábios são o grande destaque da estação, use cores mais vibrantes como o vermelho ou aquelas mais discretas como os tons de marrom. Não esqueça da inversão: cores fortes no lábio significam cores leves no olhar e na face e vice-versa.

  • Estação Verão

Depois da primavera, a próxima é uma das estações mais cobiçadas: Sol, praia e muita diversão, o Verão. Chegou a hora de esbanjar as cores, deixar a paleta correr livre, mas não tão livre hein?!

O delineador preto continua na moda para destacar o olhar, mas agora você está livre para usar tonalidades mais coloridas e alegres. O olhar pode ficar ainda mais marcante com sombras metálicas, porém tenha cuidado para não sobrecarregar o conjunto.

Dessa vez, os lábios não precisam ser tão marcantes, deixando espaço para o olhar brilhar na estação. Durante o dia, em qualquer lugar, opte por produtos com proteção UV, pois o calor e as altas temperaturas costumam prejudicar a pele.

Outro detalhe são as maquiagens de alta cobertura, busque usá-las o mínimo possível. É muito comum a maquiagem derreter e sair com facilidade devido ao excesso de transpiração. Beba bastante água, esse é um fator de extrema importância.

  • Cores em alta

Algumas cores tornam-se comuns nessa época, como as tonalidades vermelha, coral e laranja. Para os olhos, escolha sombras metálicas azuladas, acobreadas ou violetas, mas cuidado para não pesar muito a mão e exagerar na make.

Como o lábio já não precisa de tanto destaque, procure tonalidades rosadas ou alaranjadas para curtir a noite.

Entretanto, uma cor fez a cabeça de muitas mulheres e da passarela de moda de 2022, uma cor inusitada e, geralmente, pouco usada antes desse lançamento. O verde ganhou de todas as outras como cor destaque no verão de 2022.

Grifes famosas a usaram para combinar com os looks das modelos e aguçaram a curiosidade de diversas mulheres. Pode parecer estranho usar o verde na maquiagem, mas a cor mostrou-se bem maleável para combinações e conseguiu destacar diversos pontos da make, do olhar à boca.

Kit de maquiagens na paleta nude

  • Estação Outono

Depois do excesso de cores do Verão, a próxima estação é aquela em que as árvores soltam suas folhas e os tons marrom e acobreados colorem o mundo. Esse é o momento de escolher cores mais sóbrias.

Aqui, a ideia não é dar destaque a nada em especial, mas deixar o conjunto uniforme e o mais natural possível. Inclusive, se você preferir, pode apostar na pele ao natural e apenas aplicar um iluminador para um leve realce.

Como sempre, o delineador não sai de moda e agora é a vez dele de estar em destaque. Você pode usá-lo para marcar o olhar ou em conjunto com o corretivo colorido, dando um leve toque de cor na estação. Seja o lápis delineador, o glitter ou desenhos abaixo dos olhos, tudo é válido.

Outro ponto da make que ganha destaque no Outono é o efeito de esfumar a sombra ou o batom, algo leve para dar um toque diferente à make. Para as pessoas mais ousadas, as cores chegam no olhar com as sombras coloridas, basta soltar a criatividade e escolher uma ou várias cores.

  • Cores em alta

As cores que mais se destacam no Outono são os tons amarronzados e acobreados, podem ser usados em sombras metálicas ou opacas e o delineador preto básico acompanhando.

Já para os lábios, aposte no dourado ou um marrom claro com brilho, sempre combinando com o olhar.

Se você tiver a pele negra ou bronzeada, aposte no bege, marrom escuro e dourado. Evite os tons mais claros ou pastel, para que não fique artificial demais e faça um contraste estranho com a sua pele. Uma dica é usar tons de oliva na sombra.

  • Estação Inverno

O inverno é a última das quatro estações. Quando as cores dão lugar ao cinza e ao tempo chuvoso, mas também ajudam bastante a fixar a maquiagem com o tempo frio, sendo um grande aliado das makes de alta cobertura.

Para quem não resiste a uma maquiagem mais destacada, com cores mais fortes, essa é a estação perfeita.

O inverno permite o uso de sombras mais escuras e metálicas, o degradê também é uma técnica bastante usada, começando com a sombra mais clara no canto do olho e escurecendo a tonalidade à medida que se aproxima do canto externo.

Aqui também vale a mesma dica da primavera: olhos mais destacados pedem lábios mais discretos e vice-versa. Quem preferir uma sombra mais clara, pode apostar no batom de cor mais escura.

O delineador preto e a base da cor da pele são dicas que valem para todas as estações.

Use uma base da cor da sua pele ou o mais próximo possível do seu tom para disfarçar manchas ou cicatrizes dando um aspeto jovem e ao mesmo tempo o mais natural possível.

Uma coisa não tenha dúvida, a make perfeita para os dias frios combina tons mais escuros de todas as cores, fique à vontade para soltar a criatividade no degradê e nas combinações.

  • Cores em alta

O preto e o azul escuro são as combinações mais comuns para a sombra no inverno, para quem gosta de cores mais fortes. Caso prefira uma sombra mais leve, você pode usar tons mais escuros nos lábios, como terracota ou marrom escuro, a cor vinho também é uma ótima pedida.

O azul marinho ou escuro, tons de rosa escuro, variações de preto, marrom e cinza são a paleta escolhida para o inverno. Lembre-se que o vermelho pode ser usado na tonalidade vinho, transmitindo sensualidade e chamando atenção por onde passa.

Mulher com maquiagem colorida

Maquiagem do natural ao glamour: Tem espaço para todos os estilos!

Com tudo que foi visto até aqui, uma coisa é totalmente certa: o ano tem espaço para todos os tipos de maquiagens , misturas e gostos.

Desde quem prefere tons mais escuros a tons mais leves, você pode usá-los em todas as estações, basta estar antenada com as tendências e as tonalidades da paleta de cores.

Se você prefere adicionar o glitter para dar uma toque de glamour a sua make, fique à vontade. Tenha cuidado para não sobrecarregar com as cores do conjunto e com a estação da vez.

E se for daquelas pessoas que não gosta muito de maquiagem, então aproveita a tua beleza natural e sai na rua esbanjando um sorriso lindo. Fora isso, divirta-se brilhando e exalando cores no ar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui