Maquiagem para pele negra: guia e dicas para valorizar ainda mais a sua beleza

0
1664

A textura, a cor, a iluminação, formato dos olhos, o momento e o horário do dia. Tudo influencia em uma maquiagem e a torna única para cada pessoa, mas existe um fator que influencia ainda mais: o tom da pele. Para cada tom existe uma paleta de cores que combinam e dão mais vida ao rosto e ao olhar. Um rosto oriental possui um tipo de maquiagem, assim como mulheres brancas, pardas e negras. Este artigo é para quem deseja acertar na maquiagem para pele negra. Acerte nos produtos, invista em marcas que pensam em você e confira as dicas e o passo a passo, arrase com a make perfeita para o momento e o seu tom de pele.

Maquiagem para pele negra

Passo a passo para montar sua make

Montar uma make perfeita para determinado evento ou aprender a fazê-las pode parecer difícil no início, mas com a prática você ganha experiência e passa a entender melhor, chegando a perfeição.

Para te ajudar, preparamos um passo a passo com dicas e ideias de como usar os produtos, as cores e combinar tudo para que arrase na sua make. Não desista e não se assuste, é mais fácil do que parece.

Existem milhões de dicas e formas para montar uma make, aqui estão algumas dicas básicas para que você aprenda o começo e solte a criatividade. Confira nosso passo a passo e brilhe à vontade.

  • Limpe e prepare a pele

Uma coisa é absoluta em todo tipo de pele: antes de qualquer make, é imprescindível fazer a limpeza da pele de forma correta antes de começar o processo e cada pele possui sua necessidade de limpeza.

No caso das peles negras, é preciso usar produtos específicos pois pode variar de mista a oleosa, dê preferência a produtos que possuam ácido salicílico. Depois de uma boa limpeza, aposte no primer.

O primer pode ser usado em qualquer tipo de pele e ele é usado para dar uniformidade, esconder imperfeições e ainda servir como base para a make, ajudando a mantê-la perfeita por mais tempo por conter o suor e a oleosidade da pele.

limpeza de pele

  • Acerte no tom da base e do corretivo

Começamos com um dos passos que deve se ter cuidado. Produtos como corretivos, pós e bases, por exemplo, podem deixar um aspecto acinzentado em peles negras se o produto possuir um tom mais claro que a pele, por isso deve-se ter atenção ao escolher o tom mais próximo do seu tom de pele.

A pele negra, normalmente, é classificada em três tipos de tons: frio, neutro e amarelado. O tom frio é o mais claro de todos, o neutro é a pele negra mais escura e o tom amarelado é o meio termo.

Uma dica para que não compre o tom errado é testá-lo na pele do rosto diretamente e em um ambiente com luz natural. O mesmo vale para o subtom, que vai depender do tipo da pele.

Escolhida a base para o rosto, agora você escolhe o corretivo. Esse não deve ser em um tom mais claro que a pele, o desejado é encontrar o tom exato ou que difere apenas um pouco do tom real, cobrindo as partes necessárias.

  • Deixe os olhos brilharem

Para realçar o olhar na pele negra de tom neutro (mais escuro) fuja das cores prateadas e brancas. Uma boa pedida são cores fortes como o roxo, o dourado e o cobre.

Se a sua pele for de tom frio (mais clara) aposte em tons como pêssego, cinza e outros da paleta. Uma dica é testar o tom antes de usar, para ter certeza de não deixar o efeito acinzentado.

Para caprichar na make, opte por sombras com textura seca, pois sua pele costuma ser mais oleosa, o que pode prejudicar a make. Para completar o time do olhar, o delineador e o rímel são poderosos aliados, contornando e marcando os olhos.

Você também pode, a depender do horário e do evento, caprichar no glitter. Uma mulher com um olhar marcante é ainda mais deslumbrante.

  • Cuidado com o blush

O blush é mais um produto que, junto com a base e o corretivo, deve ser escolhido da forma correta para evitar que estrague todo o seu trabalho ou que fique estranho no seu rosto.

Para a pele negra, o ideal é usar um blush de tons mais escuros, como marsala, bronze, terracota ou cobre, por exemplo. Porém, lembre-se que existem três tons distintos, então verifique o blush que se encaixa no seu tom de pele.

Outro detalhe é como espalhar o blush, a forma que você faz esse processo também interfere. Aplique o produto aos poucos para ter certeza do tom desejado e esfume para que alcance o efeito que se procura.

  • Ilumine-se

A pele negra costuma contrastar muito bem com determinados produtos, isso vale desde maquiagens simples até as mais complexas. Um dos produtos que fazem parte dessa lista é o iluminador.

Sem dúvidas, o iluminador é aquele que dá um destaque ainda maior ao conjunto beleza e maquiagem, ainda mais quando é usado na maquiagem para pele negra. Ele evita que o rosto fique com um aspecto opaco e sem brilho.

Você pode usar os tons dourados para qualquer tipo de make, a depender da quantidade aplicada e a forma que for espalhado no rosto, o iluminador fica perfeito para looks diurnos ou noturnos.

Uma dica é espalhar em áreas como a parte de cima do nariz e nas laterais do rosto, na têmpora e esfumar bem para que fique parecendo algo mais natural e leve, iluminando o seu visual.

  • Abuse dos contrastes

O contraste ficará por conta da sua criatividade, mas sempre combinando com o look e a make criada até o momento. Dependendo do seu tom de pele, aposte em sombras brilhantes e com aspecto metálico.

Como mencionado acima, o iluminador garante o brilho no seu rosto e a sombra vai garantir o contraste no seu olhar. Cores como roxo, oliva e dourado, além da paleta da cor vinho, combinam bastante para o olhar.

Faça um pequeno teste com as cores antes de usar, espalhando uma perto da outra na sua mão, para garantir que não terá problemas depois. Agora falta apenas um item: a boca.

Maquiagem para pele negra tom de vinho

  • A boca é o toque final

O batom é o toque final da sua make, aquele que dará vida a sua boca e pode fazer total diferença entre a perfeição e o desastre, se não for bem pensado.

Existe uma divisão quanto a escolha da cor pelos especialistas, uns dizem que quanto mais escura a pele o melhor é usar tons escuros no batom e outros dizem que depende de quem usa. Para ser mais assertivo na escolha, aposte em tons escuros se a ocasião for mais formal ou o evento não permitir algo mais ousado.

Se sentir que pode apostar na make, então use as cores a vontade, podendo usar cores ativas como laranja ou nude ao dia, por exemplo. Para a noite, abrace o vinho e o vermelho. Gloss e tons metálicos também estão liberados.

O que não fazer na maquiagem para pele negra

Você já descobriu, até aqui, diversas dicas do que se deve fazer para brilhar com a make que valoriza sua beleza. Chegou a hora de saber o que você não deve fazer na maquiagem para pele negra.

Não fique apenas em uma cor de base, brinque com os tons e misture para se chegar a outros legais e que combinem ainda mais com seu rosto. Outra dica é sobre a aplicação do corretivo.

Algumas pessoas aplicam com as pontas dos dedos, mas a pele negra tem a tendência de aparecer algumas manchas. Não exagere na base para isso, pode criar um excesso de make e deixar uma camada grossa na pele. Use uma esponja para aplicar o corretivo nessas manchas.

Fuja de sombras que possuem tons claros para que sua pele não fique acinzentada, isso vale para a maioria dos produtos. Sombras claras podem ser usadas para iluminar o canto dos olhos, apenas isso.

Invista em marcas que pensam em você

O mundo da beleza evoluiu bastante nos últimos anos, mas demorou um pouco para acertar em produtos que valorizam a pele negra. Em 2017, Rihanna lançou sua marca de maquiagem, a Fenty Beauty, chegando com mais de 40 tons de base e outros produtos voltados para peles negras.

A marca causou uma revolução no mercado e mostrou que as outras marcas de make precisavam se atualizar e mudar sua forma de pensar. Por isso, procure produtos que são produzidos pensando em você.

Toda mulher quer brilhar e dar ainda mais vida a sua beleza, com a make certa você vai longe. Aposte nisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui