Olho vermelho: o que significa?

0
97

Alguma vez, desvalorizou o perigo do olho vermelho na saúde dos seus olhos? Muitas vezes, temos o olho vermelho e logo pegamos em gotas oftalmológicas para tratar dele. Mas, nem sempre ele se cura à primeira, voltando a ficar irritado com grande facilidade. O que está levando a que seu olho fique sempre avermelhado? Saiba que os olhos são uma das fórmulas secretas que permitem observar nosso interior, refletindo nossos pensamentos e sentimentos sem que tenhamos consciência. Se eles não estão indo bem, é como se um espelho ficasse baço, de repente, fazendo com que tenhamos dificuldade em ver o que ele espelha. Então, seu olho vermelho está dizendo para você que sua performance visual irá diminuir porque determinada situação o afetou.

O mesmo acontece com o espelho que ao embaciar, não permite que você veja o seu reflexo. Mas será que o olho vermelho merece tanta atenção e cuidado? Se está tendo dúvidas, o melhor é ler o artigo. Se cuide!

O perigo do olho vermelho

O que pode ser o olho vermelho?

O olho vermelho ocorre quando alguma situação indesejada afeta as suas funções visuais, deixando ambos os olhos ou apenas um só, preenchidos por linhas avermelhadas na esclera, podendo mesmo alcançar a íris.  Dependendo do tipo de causa, se seu olho ficar vermelho significa que algo não está indo bem com a saúde de seus olhos, prejudicando o seu normal funcionamento. Saiba que não é preciso ser uma causa complexa para originar a situação de olho vermelho. Uma mera alergia ou aplicação de creme muito perto da sua linha de água, pode provocar esta situação desagradável. Mas como posso identificar a causa que está provocando o olho vermelho? Não é tão simples quanto isso, mas também não é impossível de detetar.

Se você tem o olho vermelho e lacrimejando, provavelmente, está tendo uma irritação ocular que poderá estar sendo provocada pelo excesso de contacto com ecrãs luminosos ou luzes muito fortes, durante um longo período de tempo. Pode ainda, estar tendo uma alergia com um produto de maquiagem. No entanto, caso esta situação continue causando desconforto em sua visão por mais de cinco dias, é importante que consulte um médico especialista em oftalmologia. Isto porque poderá estar precisando de aplicar um tratamento específico ou até mesmo, de usar óculos ajustados para uma situação que foi detectada em seu olho. Procure usar produtos hipoalergênicos e cosméticos à base de água para evitar este tipo de situação. 

Para bem ou mal, o olho vermelho além de ter aquele aspecto avermelhado também provoca a irritabilidade e coceira, aumentando o desconforto que sente. É o caso das reações alérgicas que são provocadas por fungos ou até mesmo pólen que originam alguns sintomas em determinadas partes do nosso corpo, inclusive, nos olhos. Um dos grandes truques no combate ao agravamento deste tipo de sintomas, é a lavagem do rosto com água fria, deixando ele mergulhado por breves segundos na água em seu lavatório ou pia. Neste mergulho de rosto, terá de ir abrindo e fechando os olhos para aliviar a vermelhidão. Por fim, terá de limpar bem o rosto e botar gotas oftalmológicas. 

Olho vermelho

Pode aplicar a mesma solução acima, quando seu olho vermelho e inchado for originado pelo contacto de pedrinhas ou outro tipo de material que entrou no interior dos seus olhos. Simplesmente, não use as suas mãos para tentar remover quaisquer resíduos nos seus olhos. Se mesmo lavando os olhos não conseguir aliviar o desconforto, vale apostar no uso de soro fisiológico posterior à secagem do rosto, com uma toalha suave. O mesmo deve ser feito no caso do olho vermelho causado por secura originada pela exposição prolongada dos olhos abertos. E aquelas noite mal dormidas que deixaram sua visão turva logo ao acordar, ficando com o olho vermelho e doendo? Saiba que as insônias também podem causar o olho vermelho de um lado ou até dos dois. 

Além das causas mencionadas de olho vermelho, existem outras situações que podem levar a que seu olho ou ambos os olhos fiquem com derrames avermelhados na esclera, até à íris. Podendo ser causados por situações tais como:

  • Ceratite – originada por uma irritação anormal na córnea com posterior infecção nos olhos;
  • Glaucoma de ângulo fechado – pode levar à perda total da sua visão. Esta causa se inicia com o olho vermelho e coçando. Quanto mais cedo for identificada, melhor será a facilidade no seu tratamento;
  • Blefarite – deixa seu olho vermelho nas linhas inferiores e superiores dos seus cílios, bem como, inchaço na pálpebra móvel. É conhecida pela produção de resíduos amarelados ou remelas que se formam nas raízes dos cílios.

Mas posso ficar com o olho vermelho por causa do sol? Sim, pode. No entanto, esta situação desagradável só ocorre se você expor o seu corpo demasiado tempo ao sol. Não tem mal você apanhar sol, o problema está na exposição exagerada, bem como, na despreocupação em proteger seu rosto aos efeitos dos raios solares. Então, sempre que for apanhar sol vale proteger sua cabeça para atenuar todos os efeitos menos positivos do sol em seus olhos. Principalmente, se você tem sensibilidade visual e não suporta muita luminosidade. 

Em relação ao colírio para olho vermelho, é importante que aposte no uso de colírio ajustado ao tipo de causa que provocou o seu olho vermelho. Então, para isso necessita de contactar um especialista em saúde dos olhos para achar as melhores soluções para tratar o seu olho vermelho. Nada de aplicar qualquer colírio indicado para olho vermelho, sem antes confirmar que tipo de causa originou esta situação em seus olhos. Esta necessidade de verificação anterior à colocação do colírio para olho vermelho, se deve ao facto de poder estar contribuindo para o agravamento de uma doença em seus olhos que desconhece. 

Continue olhando pela sua saúde do bom jeito e experimente incluir o sal de ervas em sua alimentação saudável. Afinal, tendo um estilo de vida saudável, está contribuindo para o seu bem-estar físico e mental. Além disso, não se esqueça de usar maquiagem coreana! Seja feliz e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui