Copo menstrual: a solução ecológica para a menstruação

0
131

Quer contribuir para o meio ambiente, mas sua menstruação a impede de cumprir uma parte desta grande missão? Usar copo menstrual é a chave para você se sentir bem consigo própria ajudando, ao mesmo tempo, sua menstruação e o ambiente. No entanto, usar copo menstrual nos primeiros tempos se revela num verdadeiro tormento. Mas, não se preocupe que se trata do mesmo desconforto inicial provocado pelo tampão. Antes de aplicar o uso, você necessita de estar a par de todos os detalhes que envolvem a sua correta aplicação para não acabar o seu dia manchada. Sabia que o copo menstrual não bota cheiro nem contêm substâncias químicas? Acredite, é bem legal!

Se pretende mudar a sua vida usando copo menstrual, a solução ecológica para a menstruação, está no caminho certo. Então, não deixe de ler o artigo! Boa leitura. 

Copo coletor menstrual

Definição

Em dias de menstruação, quem não anda o dia todo preocupada andando para o banheiro ou wc, vezes sem conta, para substituir seus pensos higiênicos ou tampões? É bem chato e prejudica o bem-estar ambiental. Logo, o copo menstrual veio para atenuar estas ações aborrecidas e stressantes, como também, para diminuir o impacto ambiental da acumulação de resíduos prejudiciais, dedicados para a menstruação. 

No entanto, tem mais vantagens no uso de copo menstrual, começando pela poupança econômica. Infelizmente, nem todo o mundo tem recursos econômicos suficientes para adquirir, com facilidade, pensos higiênicos ou tampões. Para não falar que nem todas as mulheres tem a mesma fluidez de sangue. Então, o copo menstrual é uma boa solução para quem pretende poupar dinheiro, reduzir suas idas ao supermercado e atenuar suas preocupações com o seu fluxo sanguíneo.

Já existiam soluções de absorventes reutilizáveis feitos a partir de pano ou tecido. No entanto, sabemos que não são 100% seguros, principalmente, se é uma mulher que liberta muita sangue quando está menstruada. Além do mais, necessita de ter vários absorventes de pano e quando está menstruada, tem de os lavar, higienizar e secar bem para não acumular bactérias que possam prejudicar a sua flora vaginal. Então, se é uma pessoa muito ocupada e liberta muito sangue, o mais provável é que tenha de usar dois, ao mesmo tempo, para não manchar sua roupa. Mesmo que existam opções de alguns tamanho de absorventes reutilizáveis para dia e para noite, é bem chato passar seu tempo lavando seus absorventes. E ainda, se eles ficam secando em locais úmidos. O copo menstrual veio facilitar esta questão, permitindo que você use apenas uma unidade em vários anos. 

Como usar copo menstrual

O copo coletor menstrual surgiu com o intuito de transformar a menstruação, de um bichinho degradável que nos estressa todos os meses para ser um bichinho simpático que nos visita alguns dias de cada mês. Viu, como a sua perspetiva da menstruação tornou mais fácil a sua vida? Esse é o efeito que o copo menstrual pretende oferecer para você. Estar menstruada não tem que ser ruim, só tem de achar forma de a ajudar para tornar seus dias mais leves. Saiba que a menstruação é um fenómeno maravilhoso, o que nos leva a não gostar da menstruação é somente a chatice de usar soluções de absorção e os sintomas que nos faz sentir, durante um período de tempo. 

O copo menstrual se define como sendo uma espécie de copo em silicone medicinal, transparente, de reduzido tamanho, maleável, livre de substâncias químicas, completamente, dedicado para a menstruação segura e sustentável. Além de todas as vantagens descritas, o copo menstrual não provoca alterações na saúde da sua vagina, diminuindo a possibilidade de desenvolver infecções vaginais. Algo que os tampões e os absorventes higiênicos, não promovem devido à presença elevada de químicos. Como também, não incomoda você em seus movimentos diários. Pode fazer tudo, usando copo menstrual e não deita cheiro.

As desvantagens do copo menstrual apontadas por algumas mulheres, está relacionado com o tempo de adaptação e com o desconforto inicial no interior da sua vagina. No entanto, saiba que estes incômodos são naturais, uma vez que o seu corpo nunca conheceu o copo coletor menstrual. Precisa de tempo para seu corpo se acostumar. Se lembre que deve verificar o seu copo menstrual entre as 7, 10 ou 12 horas posteriores à aplicação em sua vagina.

Copo menstrual do tamanho certo

No caso das mulheres que tenham muito fluxo de sangue, o melhor é adquirir o copo coletor menstrual inciclo. E verá que não liberta tanto sangue como pensa. Também pode optar pelo copo menstrual fleurity. É mesmo interessante e libertador para qualquer mulher se sentir bem com sua menstruação, botando fora todos os tabus. Faça por verificar o seu copo menstrual após as 8 horas de aplicação. 

Copo menstrual: com usar? 

Antes de optar pela utilização do copo menstrual é importante que saiba as diferenças que distinguem cada tamanho de cada copo. Se tem muito fluxo na menstruação ou tem mais de 30 anos, faça por comprar um tamanho L. As mulheres que já tenham tido filhos via parto natural antes dos 30 anos, também devem usar este tamanho. O tamanho mais abaixo, é aconselhável para mulheres com idade inferior a 30 anos que não tenham tido filhos, naturalmente. 

Sem mais demoras, confira os seguintes passos para conseguir colocar corretamente o seu copo menstrual em sua vagina:

1º Passo: Limpe bem as mãos com um sabonete hipoalergênico e verifique se o copo menstrual está higienizado. Acompanhe as dicas do manual de utilização do copo menstrual que vai usar junto com os seguintes passos.

2º Passo: Comece por dobrar o seu copo menstrual:

Primeiro, você deve se colocar numa posição agradável e relaxante, que não lhe cause qualquer desconforto. 

Existem várias formas de dobrar o seu copo coletor menstrual, sendo as mais usadas: dobra em C, dobra em caracol e a dobra tulipa. Para conseguir estabelecer uma dobra ideal, necessita de experimentar cada uma delas e a que menos a magoar, será a mais correta para sua vagina. Para as mulheres iniciantes, podem adquirir um lubrificante íntimo feminino e aplicar um pouco no início do copo menstrual, antes de iniciarem a sua colocação na vagina. 

3º Passo: Entrada do copo menstrual no interior da vagina:

A maioria das mulheres, coloca o seu tampão em direção para cima. No entanto, o movimento do copo menstrual deve ser orientado para o ânus. Faça a colocação do copo menstrual, calmamente, sem pressas. Se preferir, pode colocar uma música que gosta em seus auriculares, para diminuir a pressão que sente em colocar ele do jeito correto. Tudo será mais fácil. É você de ver o que melhor a descontrai. Quanto mais calma estiver, mais fácil será de colocar.

4º Passo: Repouso do copo menstrual no interior da vagina:

Por fim, quando o copo menstrual estiver todo para dentro, incluindo a sua haste, já pode retirar as suas mãos. Para saber se tudo correu bem, verifique se a base do copo menstrual ficou em forma de bola. Se isso acontecer, é porque ele está bem colocado. Se estiver achatado e houver aberturas na entrada da vagina, significa que precisa de posicionar melhor o copo menstrual. E já pode descontrair por completo, sem receios!

Quando for para retirar o copo menstrual, aperte para dentro a base do copo menstrual (efeito de pinça) e puxe para fora, com todos os cuidados. Não puxe pela haste do copo menstrual. De seguida, é só despejar o sangue e limpar o copo menstrual. 

Se lembre que quando a sua menstruação terminar, faça por higienizar o copo menstrual para estar ótimo para a próxima utilização. Seguindo direitinho, as dicas do manual de instruções do seu copo menstrual. Nos dias em que tiver mais tempo para si, experimente fazer banheira de cinema com sais de banho para relaxar. Aceite sua menstruação, cuide dela, se hidrate e seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui