Como escolher a sua ecobag para arrasar!

0
91

Quer uma sacola que dure muito tempo e personalizado ao seu gosto? Então, a ecobag é a sacola ideal para si. No entanto, nem sempre é tarefa fácil porque existem vários tipos de tecidos utilizados na produção de ecobags. E nem todos têm as mesmas características de durabilidade e de preço. O melhor de tudo, é que esta sacola pode ser dobrada em rolinho e pode levar para qualquer lado, com grande facilidade. E mais, não tem género. Todo o mundo pode utilizar ecobag à vontade, levando para transportar os seus bens para todo o lado. Essa sacola é maravilhosa para tornar o mundo mais sustentável, reduzindo a quantidade de plástico presente no meio ambiente. Entre na moda sustentável!

Ecobag

O que é ecobag?

É uma sacola que você pode reutilizar por muito tempo, com o objetivo principal de poupar dinheiro e a utilização excessiva de sacolas de plástico. Atualmente, a maioria das pessoas utiliza a ecobag para várias situações distintas. No entanto, o seu propósito está refletido, em muito, na sua contribuição para a diminuição de substâncias tóxicas provenientes dos resíduos plásticos, nos meios aquáticos. 

Regalias na utilização de ecobag na sua rotina 

Existem variadas regalias na utilização de ecobag na sua rotina, mas nem todo o mundo ainda adere a este hábito sustentável. Então, vamos nessa! Faça por trocar o hábito de pegar a sacola de plástico no supermercado para levar no bolso, uma ecobag. Se é uma daquelas pessoas que tem a ideia de mudar este hábito, mas se esquece sempre de pegar a ecobag, faça por colocá-la no porta-malas do seu carro. Assim, quando for fazer as suas compras em um supermercado, basta recorrer ao porta-malas e levar consigo no seu carrinho. Aos poucos, vai conseguir tomar este hábito para todo o tipo de situações. Até mesmo, para levar a sua marmita ou um buquê de flores. Essa facilidade no seu uso, se deve mesmo ao simples facto de ser uma sacola muito prática que pode levar para qualquer lado. 

Confira algumas das regalias na utilização dessa sacola na sua rotina:

  1. Gasta pouco dinheiro, face ao enorme montante de dinheiro gasto em sacolas de plástico;
  2. Ao contrário das sacolas de plástico, a ecobag é bem resistente. Dependendo do tipo de tecido, ela poderá mesmo proteger os seus alimentos ou produtos da chuva. Além disso, é fácil de transportar ao seu ombro, nas mãos ou ao colo, sem a magoar;
  3. Consegue fazê-la mesmo em sua casa, usando pouco tecido;
  4. Se lava e seca com facilidade;
  5. Não é prejudicial para o meio ambiente;
  6. Tem disponível no mercado, vários tamanhos, cores, tecidos e estampas.

Tecidos mais usados em ecobag 

Existem vários tecidos diferentes, mas nem todos dão para fazer a ecobag. Por norma, os tecidos mais  utilizados para produzir a ecobag, de acordo com a sua ordem de resistência, são os seguintes:

Ecobag de algodão

Tecido 100% algodão ou tecido algodão cru

No caso do tecido 100% de algodão, as cores mais comuns de ecobag apresentam tonalidades entre as cores do branco sujo e do bege. Existem ecobags de outras cores, no entanto, na sua maioria são de cor bege. Como se trata de uma opção ecológica, a ecobag apresenta a cor original do material utilizado na sua fabricação. Ou seja, apresenta a cor do algodão que vai resultar numa mistura de tons entre o branco e o bege. Bem interessante! Daí a preferência por este tipo de ecobag, como também, pela sua resistência duradoura após várias aplicações e lavagens. Você encontra com facilidade, uma ecobag em algodão num supermercado e até em loja de roupa. 

No entanto, nem toda a ecobag em algodão tem a mesma resistência. Isto porque existem algumas variedades de algodão que não tem capacidade para aguentar muito tempo. Você nota isso, somente, quando as alças da ecobag começarem a largar pequenos fios e a sua costura começar a abrir. Se é uma pessoa que anda em constantes correrias com as sacolas, então faça por comprar ecobag da variedade de tecido Pima. Embora a ecobag em tecido de algodão cru tenha mais resistência, não é acessível a todos os brasileiros. Há ecobags que apresentam valores elevados de dinheiro, devido à produção da matéria prima. Mas lembre-se que uma sacola de algodão cru, dura muito tempo. Logo, não tenha receio de investir porque decerto que valerá a pena, face aos gastos econômicos com as sacolas de plástico.

Tecido TNT (“Tecido Não Tecido”)

A ecobag, feita a partir de tecido de TNT, costuma ser das ecobags mais acessíveis para os brasileiros. Isto porque é a ecobag mais barata e fácil de levar ao ombro devido ao seu peso leve. Além destas qualidades, o tecido TNT, permite criar ecobags com diferentes estampas e tingir com várias cores. Como também, é um tecido de fácil lavagem e secagem. No entanto, não é aconselhável a sua lavagem para não perder a sua resistência, nem mesmo passar a ferro. Para as pessoas que têm pequenos negócios, as ecobags em tecido TNT são uma boa opção para oferecer aos clientes. Você deve ter em atenção que nem todos os tecidos TNT têm a mesma durabilidade. 

ecobag junta

Ecobag em Juta 

A ecobag junta é uma boa opção para as pessoas que gostam do efeito de chapéu de praia em suas peças de roupa, no seu dia-a-dia. O melhor das ecobags juntas é que as suas costuras são resistentes, dobráveis e são leves. Além disso, a ecobag em juta é biodegradável devido à sua matéria prima. É um dos tecidos que pode também ser personalizado. 

Existem ainda, outros tipos de tecidos em ecobag, mas não são tão utilizados. Como por exemplo, a ecobag em estilo de rede ou em renda. 

Como fazer pintura simples em ecobag 

Duas das ideias mais simples para pintar a sua ecobag, é usar uma maçã, uma cebola ou uma imagem de uma rodela de limão ou de laranja. Para fazer a ideia da maçã e da cebola, basta cortar ambos os alimentos ao meio, obtendo as suas metades. De seguida, posicione uma das metades na ecobag e construa a sua imagem, com base na distribuição das metades dos dois alimentos por uma das fases da sacola. Coloque uma folha de cartão grosso do tamanho da face da sacola, por dentro da sacola para a tinta não tingir a outra face. Depois, com um pincel e tinta líquida para tecido, pinte uma metade da maçã e aplique onde pretende na ecobag. E faça o mesmo processo para a metade da cebola. Deixe secar durante algumas horas e está prontinha!

A segunda ideia é imprimir uma simples imagem que gostaria de ver refletida na ecobag. De seguida, passe a fita adesiva transparente em cima dos espaços onde está localizada a imagem, em ambas as faces da folha. Se a sua folha for resistente, não precisa de usar esta técnica. Após este passo, corte com um estilete algumas partes da imagem. Depois, coloque a folha com os espaços descobertos dos pedaços recortados. Faça por posicionar a folha como bem pretende e coloque alguns pedaços de fita adesiva, para segurar o papel à ecobag. Agora, coloque uma folha de cartão de gramagem grossa por dentro da ecobag. Por fim, é só pegar nas tintas e pintar a sua imagem. Deixe secar durante algumas horas e só no final, pode retirar a folha que ficou colada à ecobag. 

Agora, não faltam desculpas para não usar ecobag. Ela veio para ficar por muito tempo para tornar o mundo melhor para todos os seres que nele habitam. E seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui