Quando começa a coceira no couro cabeludo e a irritação e os fios parecem sujos e mal cuidados, é sinônimo de caspa. Quem sofre com esse problema não consegue pensar em outra coisa a não ser em acabar com a caspa de uma vez por todas!
Não existe nada mais constrangedor do que colocar uma roupa preta ficar com os ombros brancos da caspa e as pessoas começarem a olhar. Por causa desse inconveniente muitas mulheres abrem mão das roupas pretas. Mas graças aos avanços tecnológicos hoje é possível tratar a caspa e ficar com o couro cabeludo saudável.
Para nós mulheres estar, com os cabelos lindos e saudáveis é muito importante. Nós sentimos poderosas! E graças as várias novidades que as indústrias de cosméticos nos oferece atualmente, podemos resolver qualquer problema que surja referente às nossas madeixas. Se quisermos disfarças os indesejáveis fios brancos temos a tintura, se quisermos alisar, progressiva, se ele está sem brilho, cauterização, botox capilar, reconstrução capilar, enfim temos a nosso dispor uma infinidade de técnicas para deixar nosso cabelo ainda mais bonito.
Mas com a chegada do inverno, quem tem as madeixas longas sofrem ainda mais. É mais demorado para lavar e secar. Mas em geral sofremos porque e os fios caem mais. Outro problema desagradável que pode surgir é a caspa. Os banhos quentes que são inevitáveis no inverno, mas também é inevitável que os cabelos fiquem mais oleosos, temos que lava-los com mais frequência e com isso criamos outro probleminha, a água quente e as lavagens frequentes ressecam os cabelos e são responsáveis também pelo aumento da queda. Mas calma, meninas, temos algumas regrinhas que, se seguirmos conseguiremos amenizar os problemas que aparecem devido a esta estação tão fria.
Índice deste artigo
O que é a caspa?
A caspa também conhecida como dermatite seborreica é o processo de descamação do couro cabeludo. Ela pode ser média, grave ou leve e deve ser tratada para evitar sérios danos aos cabelos. A caspa afeta tanto homens quanto mulheres e é influenciada por causas genéticas e alterações hormonais que propiciam o aumento da oleosidade no couro cabeludo.
Fatores que podem piorar a caspa
Existem inúmeros fatores que podem piorar a caspa e fazer com que aumente muito como:
– Estresse
– Variações de temperatura como ar seco e frio
– Falta de higiene no couro cabeludo
– Alimentação rica em carboidratos e gorduras.
Como amenizar a caspa
O ideal para amenizar a caspa é lavar os cabelos todos os dias, principalmente quem tem o cabelo oleoso. Vale lembrar que se o couro cabeludo estiver inflamado não é recomendado usar químicas. A caspa é mais comum aparecer em adultos entre 22 e 40 anos, ainda não foi encontrado a cura para a caspa, mas existem produtos que agem com precisão no controle da caspa como os shampoos anticaspa.
A caspa não é transmissível, nem usando o mesmo pente ou escova, portanto não é preciso fugir de quem a tem. Basta lavar bem os cabelos e usar produtos apropriados que ela desaparece do couro cabeludo. Cuide da saúde dos seus cabelos usando os produtos certos na hora de fazer a higiene.
Sobre a caspa
Caspa é o nome popular da dermatite seborreica. A caspa pode ser definida como um processo de descamação da pele do couro cabeludo devido ao excesso de trabalho das glândulas sebáceas. Estresse, desequilíbrio hormonal ou alimentação rica em carboidratos e/ou gorduras são fatores responsáveis pelo surgimento da caspa. Não é um problema grave, mas que podemos eliminar. Evite consumir em excesso carboidrato, gordura, elimine da alimentação chocolate, fritura, bebida alcoólica.
Devemos evitar roupas escuras, pois a casca começa a cair e fica mais evidente. Se você mudar sua alimentação, usar produtos anticaspa ou experimentar receitas caseiras e ainda assim o problema persistir recomenda-se procurar um médico dermatologista que indicará a melhor forma de tratamento. A caspa pode causar uma queda maior dos fios, já que provoca processo inflamatório nos folículos pilosos. Até por isso existe uma preocupação maior por parte das mulheres com o problema.
Lavar os cabelos todos os dias e usar água quente não contribuem para o surgimento da caspa, são apenas mitos. O ato de esfregar fortemente o couro cabeludo todos os dias, pode acabar estimulando as glândulas a trabalharem mais, agravando a oleosidade e a caspa. Mas lembre-se lavar os cabelos com água quente deixam os fios mais ressecados e frágeis.
Ela não é contagiosa, você pode usar o mesmo pente ou escova de uma pessoa que tenha caspa, sem problema algum. O sol também é um aliado no combate à caspa. Ligia Kogos explica que o banho de sol (com proteção adequada no restante da pele) é recomendado, pois tem importante ação anti-inflamatória e ajuda a diminuir as atividades das glândulas sebáceas.
Quando o xampu e loções não apresentam resultados é recomendados antifúngicos no tratamento da caspa, como, por exemplo, Ketoconazol. “Isso porque as condições no couro cabeludo que fazem surgir a caspa são propícias para o acúmulo de fungos.
Outra alternativa é a fotobiomodulação, que consiste na aplicação de laser com ação anti-inflamatória, à base de Iodo, que vai ajudar a regular as atividades das glândulas sebáceas, melhorando o quadro de caspas.
Quando a caspa apresenta-se no estágio avançado, pode ser necessário o uso de injeções de corticoides.
Em casos de caspa crônica, pode ser necessário o uso de Isotretinoína (Roacutuan) via oral, que regula de maneira definitiva a glândula sebácea.
Loções à base de corticoides (às vezes com outros ingredientes, como peritionato de zinco etc.), que possuem efeito anti-inflamatório são recomendadas aliadas ao xampu anticaspa proporcionam um resultado satisfatório.
Queda excessiva de cabelo
A queda excessiva preocupa a maioria das mulheres, porque no inverno ela costuma aumentar. A oleosidade também aumenta devido a água quente, uso de óleos e a maior frequência de lavagens. Devemos usar um shampoo específico para cabelos oleosos, ele ajudará a diminuir a oleosidade. É normal cair 100 fios por dia desde que a queda não esteja acompanhada por uma rarefação capilar progressiva, ou por fios mais finos e menores, aí sim, nestes casos é aconselhável procurar um especialista para diagnosticar e tratar.
As causas podem ser muitas como lavagens frequentes, excesso de calor(chapinha, secador), químicas(alisamento, tintura). Mas também pode ser um sinal de alerta, nos avisando que o organismo não esta funcionando adequadamente. Temos que ter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes e mesmo que não sintamos vontade de beber água devido ao frio, temos que ingerir 2 litros por dia. O organismo saudável refletirá na pele e cabelos. Pode ser também disfunção hormonal, stress ou fatores psicológicos por isso é indicado procurar um médico especializado.
Para tratar a queda excessiva temos 2 tipos de tratamentos:
– TCL (terapia capilar a laser): Indicado para casos de doenças no couro cabeludo. O tratamento é realizado utilizando shampoos medicinais e fórmulas específicas para cada caso, além da ozonioterapia, uma técnica de tratamento à base de água mineral, com medicamentos transformados em nanopartículas. Assim os fios que geralmente estão fragilizados e quebradiços terão uma melhor absorção dos produtos que aplicamos.
– TCFD (terapia capilar para fios danificados): Recomendado para fios que precisam de uma reconstrução profunda. Geralmente são cabelos que foram submetidos a químicas pesadas(alisamento, descoloração). São utilizados cosméticos para essa finalidade (nanoqueratina, colágeno, vitamina C, proteínas, aminoácidos, máscaras de óleos de argan, flor de hibisco, coco, abacate, açaí e pó de ouro).