Malhar, malhar, malhar… Sabemos que devemos malhar, mas nem sempre estamos a fim. Muitas vezes devido ao calor, ao frio ou até mesmo, muitas vezes o horário que temos disponível, não nos permite irmos para a academia. Temos que ter sempre em conta que nosso organismo possui um relógio, que dependendo o horário do dia esta um pouco mais lento. Portanto veremos qual o melhor horário para malhar com mais disposição.
Índice deste artigo
Melhor horário para malhar
Malhar de manhã
Quando praticamos atividades pela manhã, automaticamente nos sentimos muito mais dispostos para poder continuar o dia. Nosso organismo libera uma substância chamada endorfina, substância do prazer, e por esse motivo que quando praticamos exercícios pela manha passamos o dia mais feliz e com mais pique.
Mas tenha muito cuidado com a alimentação antes do exercício, pois a má alimentação antes pode causar enjoos, fraqueza e até mesmo desmaios. O indicado e, antes mesmo de colocar a roupa de ginástica é, mais indicado preparar um café bem reforçado, contendo carboidratos, fibras, gorduras e proteínas, afinal, a malhação provoca a queima de glicose, o que causa a hipoglicemia. Muito cuidado em comer e já sair para fazer exercícios, aguarde mais ou menos uma hora para não ficar com náuseas ou refluxos.
Malhar à Tarde
Para quem quer perder pesos o, ideal é praticar exercícios durante a tarde entre as 16 e 19 horas. Nesse horário a temperatura do nosso corpo está no auge facilitando a produção de Testosterona (hormônio responsável pela construção muscular) e o Cortisol (hormônio que estimula a quebra de gordura).
Malhar à Noite
Para algumas pessoas os exercícios à noite proporcionam uma boa noite de sono. Para outras isso pode ser um problema, pois a atividade física libera endorfina (hormônio da euforia) e isso pode dificultar a chegada do sono. Mas se esse for o único horário disponível para poder se exercitar espere de duas a três horas para deitar, e não se esqueça de controlar a respiração para poder relaxar mais o corpo.
O treino noturno pode prejudicar a saúde, pois o organismo terá pouco tempo para se recuperar, e uma alimentação inadequada pode causar hipertrofia muscular.
Prós e contras
Manhã Prós: Melhor para quem sente mais disposição e ao acordar, temperaturas mais amenas, melhora na qualidade do sono. Ideal para quem não precisa entrar muito cedo no trabalho ou na escola. Contras: Pessoas que sentem muita sonolência no período da manhã tendem a render menos neste período.
Tarde Prós: Bom para quem utiliza o período do almoço para malhar, ideal para quem sente sonolência no período da manhã e cansaço no período da noite. Contras: Horário com temperaturas mais altas, fora de mão para quem estuda ou trabalha longe da academia e para quem dispõe de pouco tempo para almoçar.
Noite Prós: Temperaturas mais amenas, bom para quem prefere academias com mais movimento, ideal para quem não gosta de dormir cedo ou trabalha durante parte da manhã e toda a tarde. Contras: Atividades noturnas retardam o sono e não são recomendadas para quem precisa dormir cedo ou tem dificuldade para dormir.
Motivos para malhar
Independente da hora, devemos manter uma rotina de exercícios regulares para manter uma vida saudável.
A prática de exercícios previne doença, pois aumenta a imunidade.
Qualquer tipo de exercícios aumenta o gasto calórico devido à movimentação corporal.
Praticar exercícios físicos faz com que o organismo libere endorfina (hormônio do prazer), portanto as chances de apresentar um quadro de depressivo são mínimas.
Com a prática de atividade física ao mesmo tempo em que ficamos cansados, ocorre também um relaxamento da musculatura corporal. Isso ajuda a eliminar o estresse do dia a dia e com isso conseguimos descansar a mente, tendo assim noites de sono mais serenas e tranquilas.
Quando paramos de praticar exercícios físicos, em mais ou menos 15 dias a capacidade aeróbia diminui, fazendo com que a produção de endorfina reduza. Desta forma, você acaba se irritando facilmente com tudo e com todos à sua volta. Para evitar que isto ocorra, mantenha-se ativo. O problema causado pela interrupção da produção de enzimas é responsável pela manutenção ou aumento da massa muscular. Quando a idade chegar você agradecerá o esforço feito ainda quando jovem.