Saiba como combater a insônia, porque não dormir adequadamente nos traz consequências físicas, psicológicas e emocionais. Quem nunca teve pelo menos uma noite de insônia? É horrível não conseguir dormir e relaxar enquanto todos dormem.
A insônia é um distúrbio do sono que causa inúmeras consequências ao ser humano que pode se deparar com problemas sérios de humor, no sistema imunológico, problemas na coordenação motora e até mesmo reduzir a expectativa de vida da pessoa que sofre com esse mal.
Poder dormir uma noite tranquila de sono é o desejo de ao menos vinte milhões de brasileiros. Pesquisas mostram que 42% da população mundial sofre com problemas que a impede de ter uma noite de sono.
Todos nós já passamos uma noite sem dormir, perder o sono não é incomum. Insônia é uns dos muitos distúrbios do sono. Mas se você passa um período muito longo sem consegui dormir, neste caso já é considerado um problema relacionado à saúde.
Índice deste artigo
O que é a insônia?
A insônia caracteriza-se por incapacidade de conciliar o sono e pode apresentar causas orgânicas ou psíquicas. Pessoas que não conseguem ter uma noite de sono deixa o organismo vulnerável com baixa imunidade suscetível a contrair infecções.
A falta de sono afeta as relações humanas, uma vez que o humor fica com menos tolerância e muita irritabilidade podendo explodir por qualquer coisa.
Outro sintoma que também atrapalha pessoas que sofrem com insônia é a coordenação motora dificultando o tempo de reação e julgamento diante a uma situação.
Hábitos simples ajudam a combater a insônia
Mudanças simples no estilo de vida, mas muito eficazes pode ajudar a combater a insônia, mesmo quando é crônica. Assim como o ato de respirar, o sono também deve vir de forma natural.
A prática de atividades físicas ajuda a recuperar o sono, portanto ir à academia, caminhar ou fazer atividades que faça o corpo de movimentar, de forma mais vigorosa, em até cinco horas antes de dormir ajuda o corpo a relaxar.
A atividade física promove a produção de endorfina e aumenta a temperatura do corpo e o metabolismo que depois de mais ou menos 5 horas tende a cair. É nessa hora que o corpo relaxa e começa a se sentir sonolento pronto para dormir. Portanto “pessoas ativas, física e socialmente tem um sono melhor”.
Cardápios para combater a insônia
Café da manhã
- 1ª Opção: 1 copo de leite de soja batido com maça e farelo de aveia, 2 torradas integrais com geleia de frutas vermelhas.
- 2ª Opção: 1 copo de suco de cenoura, laranja e linhaça, 2 fatias de pão integral com cream cheese light.
- 3ª Opção: 1 copo de iogurte natural, 1 xícara de granola, ¹/² papaia.
- 4ª Opção: 1 copo de suco de beterraba, acerola e água de coco, 2 fatias de pão integral com queijo branco.
Lanche da manhã
- 1ª Opção: 6 amêndoas.
- 2ª Opção: 1 fatia de melão.
- 3ª Opção: 1 punhado de 40g de amendoim.
- 4ª Opção: 1 cacho de uva rosada.
Almoço
- 1ª Opção: 1 pires de salada de broto de alfafa, pimentão amarelo em tiras e rúcula, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 filé de salmão, 2 colheres de sopa de purê de abóbora, 1 maçã.
- 2ª Opção: 1 pires de salada de alface, pepino e tomate seco, 3 colheres de sopa de arroz com lentilha e amêndoas, 2 colheres de sopa de frango desfiado, 2 colheres de sopa de creme de espinafre, ¹/² manga.
- 3ª Opção: 1 pires de salpicão (repolho, salsão, cenoura, maçã e passa), 2 colheres de sopa de arroz integral, 2 fatias de tofu grelhado ao molho de gengibre, 2 colheres de sopa de couve refogada com alho e azeite, 1 pera.
- 4ª Opção: 1 pires de salada de broto de feijão, agrião e tomate cereja, 3 colheres de sopa de arroz com ervilhas, 1 posta de atum grelhado com gergelim, 2 nectarinas.
Café da tarde
- 1ª Opção: 1 copo de suco de manga, laranja, mamão com linhaça, 1 bombom pequeno de maracujá.
- 2ª Opção: 1 pêssego, 1 punhado de 25g de amendoim coberto com chocolate.
- 3ª Opção: 1 copo de suco de limão com erva-doce e gergelim, 1 pão de mel.
- 4ª Opção: 1 barra recheado de chocolate.
Jantar
- 1ª Opção: 1 sanduíche de pão integral com patê de atum com cenoura, tomate e alface, 1 taça de morangos.
- 2ª Opção: 1 prato de sopa de alho poró, abóbora, cará e gengibre, 1 fatia de abacaxi com raspas de limão.
- 3ª Opção: Salada de acelga, brócolis, cebola roxa e nozes, 1 posta de salmão ao molho de mostarda, 1 mexerica.
- 4ª Opção: 1 pires de legumes grelhado (abobrinha, berinjela em fatias e cebola em rodelas), 1 sobrecoxa ao curry assada, 1 maçã assada com cravo e canela.
Ceia
- 1ª Opção: 1 banana com mel e 1 colher de sobremesa de aveia.
- 2ª Opção: 2 biscoitos água e sal, 1 xícara de chá de camomila.
- 3ª Opção: 2 bolachas de aveia, 1 xícara de chá de erva-cidreira.
- 4ª Opção: 1 copo de suco de maracujá.
Outros fatores que podem originar a insônia:
- Má alimentação
- Situações estressantes
- Hábitos de sono irregulares, como sair à noite ou ir dormir muito tarde;
- Maus hábitos com alimentação, como dormir com fome ou ter comido demais;
- Consumir bebidas estimulantes, como café, chá, álcool, bebidas que contenha cafeína no geral, tabaco;
- Narinas congestionadas;
- Problemas de ansiedade;
Existe alguns tratamentos que podem auxiliar nestas situações, como por exemplo, medicina integrativa que consiste em combinar terapias da medicina convencional e a medicina alternativa que tem sido cientificamente comprovada. Ela também pode ser usada como uma alternativa para prevenção, pois é uma das características que definem a medicina integrativa.
É imprescindível que tenhamos uma vida saudável, para manutenção e a melhora da nossa saúde física, psicológica e emocional.
Não só a alimentação, mas também a prática de atividades físicas até cinco horas antes de dormir contribuem para que possamos dormir bem.