Como tratar de Unhas amareladas ou esbranquiçadas?

0
85

Mulheres em geral dão muita importância para a beleza das unhas, por isso investem em salão, esmaltes, produtos novíssimos que prometem ser o sonho de consumo de qualquer mulher  para deixar as unhas incríveis, mas as vezes tantos cuidados com a beleza das unhas podem deixar de lado algo mais importante: a saúde delas!

Quem nunca percebeu manchas na unha ao tirar o esmalte? Provavelmente muitas mulheres já deram de cara com as tais manchinhas quando deixaram as unhas limpas, mas como logo depois o esmalte volta para as unhas e basta vislumbrar a cor nova escolhida para enfeitar as unhas, as manchas ficam esquecidas e só serão lembradas na próxima esmaltação. O problema é que as vezes essas manchas podem significar que algo não anda bem com a sua saúde ou com a saúde das sua unhas, por isso é bom estar atento a alterações na superfície da unha e visitar um dermatologista caso elas não desapareçam.

Pensando nisso separamos algumas informações sobre as manchas e possíveis causas para que você possa avaliar melhor a sua unha, confira:

Unhas amareladas

Com certeza algum dia você já deve ter olhado para suas unhas e notado o quanto estão amarelas, não é mesmo? Pois bem saiba que isso é muito comum principalmente em mulheres que não passam sem esmaltar as unhas. Isso acontece pelo fato de as unhas serem porosas e acabarem aderindo um pouco da pigmentação do esmalte. Mas não é apenas essa a única responsável pelas unhas amarelas vale salientar que as unhas também servem de controle para a saúde. Quando elas apresentam mudança na cor, estão fracas, quebradiças ou qualquer mudança no formato é sinal de que algo não vai bem no organismo.

Quem não dá descanso para as unhas e não fica um dia sem colocar um esmalte nelas pode perceber manchas amareladas nas unhas, nesses casos as manchas amarelas podem estar relacionadas ao uso constante de esmalte. Se a unha estiver porosa e você não utilizar uma base antes da cor escura, a unha poderá ficar com manchas mesmo, mas manchas amarelas podem estar relacionadas a micoses, assim como um alerta de que a saúde está mal. Essas manchas costumam aparecer em pessoas com doenças relacionadas a tireóide, aos pulmões e a diabetes.

unhas amarelas

Assim, se você notar manchas amarelas que não somem é bom visitar um dermatologista e ver se não há nada de errado com a saúde, se você já fez sua visita ao médico e a causa das manchas é o uso excessivo de esmalte a dica é limpar as unhas com água oxigenada. Basta adicionar duas colheres de sopa de água oxigenada a um pouco de água morna e deixar as unhas de molho por dez minutos.

Quando a pigmentação das unhas ocorre por fatores externos é fácil de tratar, mas quando acontece por alimentação inadequada ou por algum problema fisiológico é importante procurar um médico para que ele possa fazer o diagnóstico e tratar a causa. Mas se for apenas por fatores externos é fácil, com alguns truques caseiros é possível deixar as unhas clarinhas novamente, sem o aspecto amarelado. Cuidar da aparência das unhas é fundamental, portanto para que elas permaneçam saudáveis é importante dar um intervalo de no mínimo 3 dias entre uma esmaltação e outra para que as unhas se recuperem.

Dicas para clarear as unhas

Como já foi dito antes com alguns truques caseiros é possível deixar as unhas clarinhas novamente. O mais conhecido amigo das mulheres é o vinagre, pode até ter um cheiro forte, mas é muito bom para inúmeras coisas, inclusive para clarear as unhas, fortalece-las e ainda ajuda a matar algumas bactérias. Coloque o vinagre em um recipiente e deixe as unhas mergulhadas nele por cerca de 15 minutos ou mais vai depender das unhas. Depois é só lavar com sabonete líquido e água morna que as unhas ficarão lindas e saudáveis sem a cor amarelada.

Outra dica que também é muito popular entre as mulheres é o uso da água oxigenada. Veja como é fácil: em um recipiente coloque água morna e uma colher de sopa de água oxigenada volume 10 deixe agir por cerca de 15 minutos. As unhas ficam clarinhas novamente. Viram como é fácil?

manchas

Unhas esbranquiçadas

Unhas esbranquiçadas não são causadas por uso excessivo de esmaltes, normalmente estão relacionadas a problemas de saúde ou traumas causados na unha. Aquelas manchas brancas pequenas e riscos transversais nas unhas podem estar relacionadas a anemia, carência de nutrientes no organismo, alergias causadas por detergentes e produtos de limpeza, insuficiência renal e micoses.  Nesses casos a visita ao médico é indispensável, já no caso de traumas, as manchas aparecem quando houve alguma batida na unha ou algo parecido, daí não tem jeito, é preciso esperar a unha crescer para que a mancha desapareça.

O importante é estar sempre atenta aos sinais que o corpo manda, afinal, toda doença é solucionada mais facilmente quando descoberta no estagio inicial, por isso, nada de deixar as manchas por baixo do esmalte e não dar atenção para esses sinais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui