Shampoo – descubra o ativo certo para seu cabelo

0
85

Além dos tratamentos e cuidados diários com os fios, também é preciso investir em outras formas de cuidar dos cabelos que vão além do salão de beleza. Na verdade, eles começam na mesa. O consumo de alimentos saudáveis ricos em nutrientes é fundamental para manter os fios sempre bonitos e saudáveis.

A primeira dica para ter cabelos bem nutridos é beber muita água, de oito a dez copos por dia. No cardápio, inclua alimentos que ajudem na reposição de vitaminas e sais minerais, como as frutas, verduras e legumes, proteínas e alimentos à base de soja.

Hidratar os cabelos é tão importante quanto hidratar a pele

Do mesmo modo que nossa pele precisa de água para se manter saudável e bonita, nossos cabelos também precisam repor a queratina e as proteínas perdidas. Mesmo o cabelo tendo um papel fundamental na vida de uma mulher, nem sempre os fios recebem a atenção que merecem.

Nossos cabelos possuem uma proteção natural, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, que reduz a perda de umidade. Porém fatores como água do mar, piscina sol, poluição, até mesmo ar-condicionado, secadores, pranchas e químicas danificam essa proteção. Além disso, os cabelos cacheados e crespos sofrem de ressecamento natural, pois o óleo natural não consegue chegar até as pontas.

Pode parecer contraditório, mas para o cabelo crescer, é preciso cortá-lo com regularidade. Sem essa manutenção, que varia entre dois ou três meses, problemas como pontas duplas e quebra são ainda mais frequentes. Após algum tempo, o final do comprimento, parte mais antiga e desgastada do fio, também fica com as escamas abertas, o que atrapalha a retenção de nutrientes pela fibra capilar. É possível optar por cortes que reparam os danos, sem interferir tanto no comprimento.

Shampoo - descubra o ativo certo para seu cabelo
Shampoo – descubra o ativo certo para seu cabelo

Além de todos esses cuidados, é necessário escolher o xampu certo para seu tipo de cabelo.

Primeiramente, é preciso saber exatamente qual seu tipo de cabelo. Basicamente os cabelos se classificam em seco, misto e normal.

Quem tem cabelos secos e mistos, por exemplo, deve sempre usar um condicionador após a lavagem, ainda mais se usar xampus anticaspa, pois eles costumam ressecar muito os fios, nesse caso, apele para um condicionador e máscara hidratante.

Se você tem cabelos ressecados, acrescente óleos, como o de abacate e o de macadâmia, que nutrem e lubrificam, e a manteiga de karité, que é rica em ácidos graxos e retém a água dentro o fio, melhorando a elasticidade dele.

Para quem sofre com fios oleosos, os extratos vegetais são sempre bem vindos, como o de alecrim, argila, arnica, bambu, extrato de limão, hamamelis e hortelã.

Se seus cabelos tem aspecto quebradiço, significa que algo não vai bem, por isso, é necessário descobrir o motivo. O shampoo ajuda no tratamento. Invista em shampoos que contenham jaborandi, ou pantenol, ou proteínas, ou queratina, ou melaleuca ou algas marinhas.

Shampoo - descubra o ativo certo para seu cabelo
Shampoo descubra o ativo certo para seu cabelo

Tanto quem tem cabelos tingidos como quimicamente tratados, é necessário usar xampus com queratina e antioxidantes, que reestruturam e protegem a cor, respectivamente.

1. Shampoo para cabelo liso

Escolha produtos que contenham queratina e silicones na fórmula, pois esses ativos ajudam a manter o efeito chapado.

2. Shampoo para cabelo cacheado

Procure por fórmulas com ceramidas, colágeno, manteigas de frutas e extratos de vegetais.

3. Shampoo para cabelo crespo

Ceramidas, colágeno, elastina, proteína do leite, manteiga de frutas e extratos de vegetais são tiro e queda para manter esse tipo de cabelo hidratado e domado.

Cuidados para ter um cabelo bonito e saudável

– Para quem tem os fios oleosos, o ideal é lavar o cabelo todos os dias, pois ajuda a eliminar a gordura do couro cabeludo. Quem tem as madeixas mais ressecadas deve reforçar com produtos super-hidratantes. – Você pode usar o mesmo shampoo por um longo período, mas depois de um tempo, o couro cabeludo começa a acumular os resíduos do produto, deixando-o opaco. Um shampoo anti resíduos a cada 15 dias dá um jeito nesse problema.

Shampoo descubra o ativo certo para seu cabelo
Shampoo descubra o ativo certo para seu cabelo

Como lavar os cabelos corretamente

Lavar o cabelo 2 vezes é importante. A primeira lavagem remove o excesso de sujeira e oleosidade do couro cabeludo, é só na segunda lavagem que os fios ficam completamente limpos. Então:

– Aplique o shampoo na raiz, massageando com as pontas dos dedos. Nunca com as unhas! Não passe produto direto nas pontas, apenas pegue o excesso do couro cabeludo e traga para as pontas. Massageie também todo o comprimento dos fios, além do couro cabeludo.

– Enxágue bem e aplique shampoo de novo, repetindo o processo!

– Enxágue os fios mais uma vez, retirando todo o produto. Se restar shampoo, o cabelo pode ficar sem brilho, pesado e ressecado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui