Fixador de maquiagem: como usar

Já ouviu falar do fixador de maquiagem e não sabe como usar? Leia o artigo e tire as suas dúvidas!

Não tem nada pior do que se arrumar toda e depois ver a maquiagem saindo ou derretendo no meio da festa. A maquiagem perfeita, que permanece intacta por longas horas ou mesmo ao longo do dia todo, pode parecer um sonho.

Conquistar uma maquiagem duradoura não é impossível. Mesmo nos dias mais quentes, o fixador de maquiagem pode ser o segredo para a durabilidade de uma maquiagem.

Tipos e como escolher

O fixador de maquiagem deve ser adequado para a pele e também para o tipo de maquiagem que você está usando. As maquiagens sociais são menos pesadas que maquiagem artísticas, que precisam de maior fixação para que não derretam.

O spray fixador é uma boa opção para quem precisa fixar a maquiagem de 6 a 8 horas no dia. É a forma mais tradicional de fixar a maquiagem.

Em sua versão mais antiga, o spray era seco, mas com o tempo outras versões foram surgindo, como o spray molhado, que não vinca as expressões do rosto.

Para quem não abre mão de brilhos ou do iluminador, o fixador específico de gliter é o que você deve usar.

Ele pode ser aplicado utilizando um pincel chato ou um aplicador de sombra sobre a região onde deseja passar o glitter.

O fixador líquido é o que há de mais moderno. Ele apresenta acabamento matte e é ideal para maquiagens que exigem longa duração. Além de ser à prova d ́água é também à prova de atrito.

Com apenas duas gotas é possível finalizar a maquiagem com sofisticação.

Ele tem secagem rápida e é compatível com texturas cremosas e compactas para criar efeitos de traços marcados, já que não pode ser esfumado.

O fixador de maquiagem em pó é o mais indicado para a maquiagem básica do dia a dia, pois ele aumenta a resistência da base, do corretivo e do blush sem provocar um aspecto artificial.

O pó translúcido é uma excelente opção entre os fixadores dessa categoria pois ele proporciona um efeito matte e antibrilho, absorvendo a oleosidade da pele por mais tempo. não altera a cor dos itens aplicados no rosto e pode ser encontrado em diferentes tons para que a mulher escolha o que melhor se adapta à sua pele.

Como usar fixador de maquiagem?

Se a sua pele for muito oleosa, o indicado é fazer a aplicação antes de começar a maquiagem e após a finalização também.

Se o dia estiver muito quente, essa dica também é válida, independente do tipo de pele. Mas lembre-se de sempre seguir as orientações do produto.

Um erro muito comum na aplicação é a distância do jato e a posição do spray. O ideal é manter uma distância de 25 cm a 30 cm do rosto. Agite o produto e mantenha os olhos fechados, direcionando a embalagem em posição vertical.

Para usar o pó fixador de maquiagem, use uma esponjinha, espalhe o produto em todo o rosto dando leves batidas e pronto.

Os retoques também podem ser feitos ao longo do dia. Com uma pequena quantidade de produto no pincel adequado, deposite-o nas áreas em que você deseja amenizar o brilho natural da pele ou selar aquele um determinado cosmético que foi reaplicado.

Já o fixador de maquiagem em spray deve ser aplicado em dois momentos, conforme falamos acima: primeiro após a hidratação e tonificação mas antes da base e dos demais itens e depois que a maquiagem estiver pronta, para finalizá-la.

Mantenha a distância indicada do rosto para que o jato não deixe a pele enrijecida e não prejudique a sua saúde dermatológica. Além disso, a embalagem deve ser agitada antes da aplicação para que a substância tenha um melhor desempenho.

Primer e fixador de maquiagem

O primer funciona muito bem junto como fixador, para manter a maquiagem intacta por mais tempo.

O primer deve ser usado antes da aplicação da base e atua no fechamento dos poros. Assim, o rosto fica mais preparado para receber a maquiagem com a oleosidade controlada.

Ele tem uma série de elementos que melhoram a aparência da pele. É um sucesso no universo da beleza e marcas renovadas investem cada vez mais na criação dele.

Entre os principais benefícios do uso do primer, destacamos:

  • a potencialização do efeito mate;
  • o disfarce das linhas de expressão;
  • o fechamento dos poros;
  • a iluminação de alguns pontos da face.

O grande objetivo dele é preparar a região para que a base tenha um acabamento perfeito de longa duração. Uma pele bem preparada faz muita diferença no resultado da maquiagem.

São muitos os benefícios, tanto que o produto também pode ser usado sozinho como uma espécie de hidratante facial.

Ele é conhecido como pré-base no universo da beleza, e cada tipo de primer oferece soluções para problemas que interferem  no resultado da produção. Você encontra substâncias para combater a oleosidade, excesso de rugas, o ressecamento e os poros abertos.

As fórmulas concentradas e hidratantes do primer e do fixador de maquiagem evitam que a base craquele. Já os produtos mais secos reduzem o brilho com vitaminas que ajudam na uniformização da pele.

Outra opção famosa entre as mulheres é a composição com toque aveludado, que promete suavizar as linhas de imediato.

BB Cream

É um ótimo produto para o dia a dia.

Com infinitas funções, esse produto é uma verdadeira febre entre as mulheres, por ser um cosmético multifuncional, proporcionando hidratação, efeito uniforme, primer e proteção solar.

Ele pode ser aplicado como início da maquiagem ou de forma única, como substituto do hidratante matinal, por exemplo.

Uma das principais vantagens está na redução das várias etapas dos cuidados com a pele em um só produto. As vitaminas que estão nos ingredientes que penetram na pele faz com que o aspecto saudável se mantenha a longo prazo.

Finalizador

O fixador de maquiagem, além de preservar a maquiagem intacta por mais tempo conforme falamos, traz um aspecto natural ao rosto, ajudando também com um acabamento iluminado.

Há diversas formas no mercado, e entre as principais estão o pó, spray, gel e creme. Para quem quer evitar o aspecto opaco da pele depois de passar o dia todo com a maquiagem, retocar o finalizador traz o efeito desejado de imediato.

Primer de olhos e lábios

Não é só a pele do rosto que precisa de cuidados, os olhos também precisam de primer. Além de ajudar na aplicação das sombras, ele potencializa a cor e aumenta a durabilidade.

Muitos cosméticos em pó esfarelam quando esfumamos a região dos olhos. Por isso, apostar no produto como truque para evitar uma aparência borrada é uma ótima solução e as opções em creme evitam o acúmulo da sombra nas dobras das pálpebras, interferindo na tonalidade da maquiagem.

A versão para lábios proporciona um efeito lisinho ao batom, valorizando a cor e aumentando a duração. A composição também funciona como um esfoliante.

Ele atua diretamente na hidratação da boca para que o efeito mate do cosmético seja potencializado.

O primer não apresenta um bom desempenho se a pele estiver suja, sendo assim antes de tudo é preciso lavar, tonificar e hidratar o rosto.

Para usar, aplique uma pequena quantidade na mão e espalhe do centro até as extremidades da face, em movimentos de baixo para cima. O ideal é que a maior parte seja destinada à zona T, que costuma ser a zona mais oleosa do rosto