A luta contra a balança é cada vez maior e constante. Mesmo depois de termos alcançado nosso objetivo temos que mantê-lo. Todo exercício é bem vindo, seja ele relacionado à estética ou a saúde.
Para quem não gosta da monotonia da esteira e musculação, existem várias opções de exercícios dinâmicos e divertidos, como as aulas de dança, por exemplo. Existem vários estilos de aulas dinâmicas e divertidas, elas tiveram início com as aulas de dança aeróbica, depois como tudo, passou por várias evoluções e surgiram outros tipos de aulas relacionados com a dança. Surgiu o step, o jump, o kangoo jump, a zumba. É sobre a zumba que falaremos hoje.
Para quem quer entrar em forma para o verão, têm que experimentar essa nova modalidade. Zumba têm a cara do verão.
A dança não traz benefícios apenas para o corpo, mas como toda a atividade beneficia também a mente. Ela faz com que movimentemos o corpo todo, queimemos calorias, melhoramos o condicionamento, fortalecemos ossos e músculos. Dançar trabalha a memória a atenção, e melhora o humor.
A convivência com outras pessoas é importante e na dança isso é comum, além de tornar o exercício mais prazeroso, você acaba fazendo novas amizades.
Entrar no ritmo de uma música altera, ainda mais as frequências cardíaca e respiratória: o coração pode chegar a 200 batidas por minuto, e os pulmões funcionam em até 20 respirações por minuto, quase o dobro do trabalho normal.
A zumba pode queimar até 1000 calorias em 1 hora, dependendo da intensidade da sua aula.
Todos os participantes da aula atingem a frequência cardíaca máxima de 80%, e ainda, os participantes das aulas também queimam uma média de 9,5 calorias por minuto, o que é mais calorias por minuto do que power yoga, cardio kickboxing, aeróbica e aulas de Pilates avançadas.
E é uma atividade ótima em família. Avós, pais, filhos, todos podem ter uma aula juntos. Não precisa seguir os passos corretamente, o objetivo da aula é movimento. Cada um a seu ritmo.
Zumba é um programa que mistura treinamento de resistência com vários ritmos latinos (como salsa, merengue, cumbia, quebradita, kuduro, calipso e reggaeton), além de funk, axé, street dance e hip-hop. Esse mix foi criado em 2001 por um colombiano radicado nos EUA.
E as aulas acontecem em 90 mil academias cadastradas no programa em todo o mundo, num total de 12 milhões de adeptos em 110 países.
As danças que trabalham o abdômen são:
Samba de Gafieira
Reggaeton (mistura de dança latina e urbana)
Dança do ventre
Tango
Mambo
Jazz
Dança que trabalham os glúteos
Samba de gafieira
Samba
Dança de salão
Frevo
Salsa
Balé Clássico
Gasto calórico(30 minutos da atividade)
Tango, Mambo e Samba 105 kcal
Flamenco, Dança do Ventre e Havaina 155 Kcal
Jazz 170 Kcal
Bolero 175 Kcal
Lambada 195 Kcal
Dança de rua e hip hop 190 Kcal
Balé 220 Kcal
Forró e Samba de Gafieira 235 Kcal
Salsa 255 Kcal
Rock 275 Kcal
Entre no zumbafitness.com.br e encontre uma aula em qualquer lugar do mundo. Clique em “encontrar uma classe” e digite “localização”.
E apesar de nada substituir uma aula de Zumba ao vivo, também existe uma linha de DVDs que você também pode adquirir, eles fazem muito sucesso, chegando a vendagem de 12 milhões de cópias.
Exercícios de treinamento intervalado e emagrecimento são atividades que contam com intervalos e alterações de intensidade, os intervalados, contam com um excelente gasto calórico total, sendo muito eficientes para o emagrecimento e aumento dos níveis do metabolismo basal. Assim, a Zumba é uma excelente maneira de perda de peso, já que com sua alternância de ritmos, faz com que o corpo fique com os níveis fisiológicos e metabólicos elevados por mais tempo.
A perda de gordura corporal é um processo bastante complexo e não existe uma fórmula que vá servir para todos, pois fatores como condicionamento físico, idade, sexo, genética, diversidade cultural e problemas psicológicos interferem neste processo.
Estudam mostram que podemos perder 10% de gordura corporal em treinos intervalados enquanto em treinos com exercícios contínuos perdemos apenas 5%.
Mas vale lembrar que para manter a forma, devemos seguir uma alimentação balanceada + atividade física.