Tratamentos naturais para curar fungos nas unhas

0
845

Você tem fungo nas unhas e não sabe como tratar? Não desespere! É possível tratar a micose nas unhas, somente, fazendo tratamentos naturais mesmo em sua casa que oferecem excelentes resultados. O fungo presente nas unhas, é denominado pelos médicos especialistas de “onicomicose”, representando uma doença que afeta, gravemente, a saúde das unhas dos dedos das mãos e dos pés. Na sua grande maioria, este fungo é identificado nos pacientes a partir de uma mancha esbranquiçada ou amarelada, que aos poucos se vai apoderando da restante unha. Infelizmente, pode chegar ao ponto de arruinar por completo a sua unha, fazendo que ela caia de seu dedo. É terrível, só de pensar!

Para as mulheres, não há inconveniente maior do que ter fungo nas unhas e não puder botar o saltinho alto. Muito menos, quando pretende colocar esmalte nas unhas das mãos, e a micose não deixa. Para não falar que todo o mundo olha para a unha infectada e vira de cara de nojo. No entanto, se o seu problema for muito profundo, somente a medicação antifúngica poderá curar, devidamente, o seu caso. Embora, sejam casos raros. 

Quer saber como tratar o fungo da unha com vinagre branco? Então continue lendo e boa leitura!

Micose nas unhas

Fungo nas unhas em adultos 

Saiba que o aparecimento de fungos nas unhas, é mais frequente em adultos mais velhos. Isto acontece porque conforme vai envelhecendo, o seu sistema imunitário vai se tornando cada vez mais fraco. Mas, bote atenção! Não significa que não possa aparecer em jovens ou em crianças. Basta uma higiene diária inadequada aos pés ou mãos, para levar ao surgimento de fungos, como é o caso da micose na pele ou nas unhas. Este fungo tem maior tendência para surgir nas pessoas que tenham, quase sempre, as mãos em contacto com a água e que possuem psoríase. Por norma, os dermatologistas aconselham o tratamento da micose nas unhas, a partir da ingestão de medicamentos antifúngicos.

Se a unha recuperar, sem cair, vale lembrar que as unhas vão demorar tempo para crescer.  É bem possível, que cresçam deformadas até sair para fora, a deformação provocada pelo fungo. No entanto, se a sua unha cair, procure por andar atenta para não criar infeção. Neste caso, faça por manter os cuidados diários de higiene nas suas unhas, adotando tratamentos naturais para promover o seu crescimento saudável. Além disso, faça por não andar em sapatos apertados ou que não promovem a passagem de ar nos seus pés. Quantos às mãos, faça por hidratar, diariamente, a sua pele e cuide das suas unhas com tratamentos caseiros. Deve também, evitar o contacto exagerado com a água, devido à facilidade de proliferação dos fungos na umidade.

Dicas de tratamento de unhas

Dicas de tratamentos naturais 

Para combater os fungos nas unhas, você pode optar por fazer tratamentos caseiros simples e sem nenhuma dificuldade. Então confira o seguinte:

– Deve lavar as suas unhas, pelo menos, duas vezes ao dia, com álcool ou enxaguante bucal antibacteriano. Esta técnica permitirá a eliminação de bactérias, vírus e fungos que poderão estar passeando em suas mãos. Se lembre que suas mãos estão, constantemente, tocando em alguma coisa ou em alguém. E, por vezes, ficamos doentes porque pegamos em algo e não lavamos as mãos, por muito tempo;

– Bem à noitinha, coloque metade de um copo com vinagre de cidra ou vinagre de maçã e dilua em água morna, numa pequena vasilha. Depois mergulhe as mãos, levante os pulsos e deixe apenas as unhas mergulhadas na mistura. Deixe agir por 10 a 15 minutos. E de seguida, aplique hidratante nas mãos. O vinagre de cidra contêm propriedade antissépticas e adstringente que são excelentes para combater fungos;

– Aplique algumas gotas de óleo de lavanda, de orégano ou de melaleuca, inúmeras vezes ao dia, sobre a unha infectada. Estes dois óleos naturais possuem propriedades essenciais no combate aos fungos tais como: antissépticas, antibacterianas e antifúngicas;

– Use um creme hidratante à base de ácido alfa-hidróxido, facilmente, presente em cremes para o rosto. Diariamente, friccione ao redor da unha, cerca de duas a três vezes com o creme indicado para tratar do fungo.

Basta ter em atenção para cumprir com as dicas acima que vai conseguir combater, eficazmente, os fungos nas unhas. 

Cuidado das unhas

Como tratar as unhas com vinagre branco – Passo a passo

Outro tratamento natural para tratar do fungo nas unhas, é usando, unicamente, vinagre branco. Para que tudo corra bem, siga os seguintes passos abaixo:

  1. Compre uma embalagem de vinagre branco, de uma marca de que tenha confiança ou que seja da sua preferência;
  2. Em sua casa, pegue no vinagre branco e vá para o banheiro para lavar os seus pés, com uma sabonete hipoalergênico; 
  3. Depois de lavar os seus pés, aplique gotas de vinagre branco, diretamente, nas unhas. Se você tiver as suas unhas grossas, faça por mergulhar bem o vinagre para alcançar todos os lados das unhas infetadas. Pode aproveitar para aplicar o vinagre branco nas restantes unhas para desinfetar, mesmo não tendo fungos. Não lave os pés com água. Procure por fazer esta técnica, até 3 vezes por dia;
  4. Deixe as suas unhas secarem ao ar livre e sem contacto com toalhas;
  5. Faça a limpeza periódica das unhas, de forma a eliminar todos os fungos presentes nas unhas. Limpe os detritos causados pelos fungos e cutículas, que possam estar promovendo a contaminação.

Se você aplicar o vinagre branco, duas a três vezes por dia, conseguirá resultados de melhoria do estado das suas unhas em cerca de 15 dias. Somente após a primeira aplicação de vinagre branco nas suas unhas. Mas é importante relembrar que poderá levar alguns meses para que a unha comece a crescer. Portanto, o vinagre branco, deverá ser aplicado até que ela apareça. Esta ação se deve à sua grande capacidade ácida que leva os fungos a não sobreviverem e a morrerem nas unhas. Daí que seja um dos tratamentos naturais mais utilizados, porque é eficaz no combate aos fungos. 

Alimentos que promovem a saúde das unhas 

Os alimentos que promovem a saúde das unhas são os seguintes: sementes de abóbora, espinafres, laranja, brócolis, carne vermelha, banana, cenoura, ovo, caju, maçã, nozes e limão.

Chás que combate os fungos nas unhas 

Existem alguns chás que promovem a eliminação de fungos nas unhas dos pés e das mãos. Tais como: 

  • Chá de hortelã-pimenta; 
  • Chá de alho; 
  • Chá de limão e gengibre; 
  • Chá preto.

Para fazer este tipo de tratamento natural no combate aos fungos nas unhas, basta que faça 1l de água de uma das opções anteriores de chás. De seguida, coloque a água fervida com a infusão numa vasilha média ou grande. Após isso, misture um pouco de água fria até conseguir mergulhar os seus pés ou mãos. Lembre-se que deve ter as zonas infectadas limpas. Deixe atuar por 30 minutos e limpe com uma toalha. Não volte a lavar os pés com água. 

Devo aplicar esmalte em unha infectada?

Infelizmente, existem pessoas que não dão importância às manchas esbranquiçadas ou amareladas, que estão em suas unhas. E continuam colocando esmaltes por cima, impedindo que as suas unhas respirem e promovendo a continuidade dos fungos,  por debaixo das unhas. Então, se for o seu caso, deixe de aplicar esmaltes normais e passe a aplicar esmaltes ou óleos especiais para tratamento de fungos nas unhas. Tudo isto, fazendo sempre os mesmos procedimentos de limpeza para as unhas dos seus pés e das suas mãos. Ou somente, fazendo tratamentos naturais para fungos nas unhas. Isto tendo, sempre, as unhas sem qualquer esmalte normal. 

Pode também, se informar sobre o estado das suas unhas com uma especialista em manicure ou pedicure.

O que não deve fazer quando tem fungo nas unhas

Quando você tem fungos na unhas, deve evitar cometer os seguintes erros:

  • Botar os dedos na boca e roer as unhas;
  • Limpar as unhas apenas com água;
  • Usar meias ou sapatos sujos e apertados;
  • Partilhar material de limpeza das suas unhas com outras pessoas;
  • Não desinfetar o material de limpeza das suas unhas;
  • Não secar as mãos ou os pés com uma toalha quando sai do banheiro;
  • Não hidratar a pele;
  • Andar descalço.

Cuide da sua saúde, desde a cabeça aos pés. Nada deve ser desvalorizado. Se lembre que o seu corpo dá sempre sinais de que algo não vai bem com ele. Então esteja sempre atenta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui