Teste de gravidez caseiro: confira os mais populares

0
75

Se pesquisar na internet por teste de gravidez caseiro, vão existir inúmeras opções e alternativas, algumas delas que iremos falar hoje e que são talvez as mais recorridas e conhecidas. No entanto, apesar de existirem dezenas de testes  caseiros, nenhum deles segue um método científico e por isso não são certeiros nem de confiança. Assim, se você suspeita que possa estar grávida, deve optar por ir comprar um teste de gravidez de farmácia ou então ir a um laboratório colher sangue para que possa determinar se está grávida ou não através de análises ao sangue. 

Teste de gravidez do cloro 

O teste do cloro consiste basicamente em misturar dentro de um recipiente a urina da mulher com cloro. Se a solução borbulhar ou mudar de cor então o resultado é positivo e significa que você está grávida.

As substâncias naturais da urina reagem com o cloro e produzem gases tóxicos, como a tricloramina e o cloreto de cianogênio, então, a mudança de cor e a produção de espuma são resultados dessa reação, por isso, nada tem nada a ver com a presença do hormônio HCG na urina. Assim, o teste de gravidez do cloro não só não funciona, como ainda pode gerar gases e vapores tóxicos.

Teste de gravidez da água sanitária (lixívia)

Muito semelhante ao teste do cloro, basta você misturar em um recipiente a urina da mulher com um pouco de água sanitária. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

O teste supostamente se baseia na detecção indireta do hormônio HCG, que reagiria com a água sanitária provocando as alterações descritas acima. No entanto, a urina é rica em ureia e possui quantidades variáveis de amônia. A reação destas substâncias ao contato com a água sanitária é muito conhecida. As borbulhas são geradas pela produção de cloramina e gás clorino. Além da reação nada ter a ver com o hormônio HCG da gravidez, ambas substâncias são bastante tóxicas se inaladas e em alguns casos, a quantidade de gás tóxico produzida por ser relevante, provocando uma grande reação e um odor extremamente desagradável.

Teste de gravidez da fervura da urina

O teste da fervura consiste em utilizar um recipiente de alumínio para ferver a urina.  Se a urina ferver como leite, criando um sobrenadante, o teste é positivo. Se ferver como água, o teste é negativo.

O teste de gravidez da fervura não funciona e dá positivo na maioria dos casos, pois a urina é um líquido rico em diversas substâncias que têm pontos de ebulição distintos, diferentemente da água pura, que ferve de forma homogênea. A sua urina só irá ferver de forma parecida com a água se ela estiver muito diluída. 

Teste de gravidez do vinagre

O teste do vinagre é feito misturando urina e vinagre em um recipiente transparente. Se a solução mudar de cor ou espumar, o teste é positivo. Se não mudar de cor, é negativo

O vinagre é composto por ácido acético, que é um ácido fraco. A urina também é uma substância levemente ácida. Em geral, a mistura das duas substâncias não provoca reação nenhuma, exceto pela mudança de cor, que se dá mais porque o vinagre tem coloração ou tonalidade diferente da urina. Em algumas situações clínicas, a urina pode ser tornar alcalina, o que favorece a ocorrência de reações com o ácido acético. Mas isso nada tem a ver com a presença ou não do hormônio HCG na urina. Por tudo isto, o teste de gravidez do vinagre não funciona.

Teste da agulha

Este método consiste em colocar uma agulha dentro de uma amostra de urina durante algumas horas e depois observar se existiu alguma alteração da coloração da agulha. Caso a agulha tenha mudado de cor, significa que a mulher está grávida.

A teoria por trás deste teste é a da oxidação dos metais, que acontece quando um metal, como é o caso da agulha, fica em contato prolongado com outra substância, como a água ou, neste caso, a urina, acabando por enferrujar. No entanto, esse é um processo que geralmente demora vários dias, não acontecendo em poucas horas. Além disso, a velocidade de oxidação pode variar bastante de acordo com outros fatores que não apenas o contato com a urina, como a temperatura do ambiente, desgaste da agulha ou a exposição à luz solar, por exemplo, que não são contabilizadas neste teste caseiro de gravidez. Assim, o teste da agulha não é confiável e não funciona.

Teste do cotonete

O teste do cotonete consiste em a mulher esfregar a ponta de um cotonete no canal vaginal, perto do colo do útero, para identificar se existe presença de sangue. Este teste deve ser feito alguns dias antes da data prevista para a descida da menstruação e serve para identificar se a menstruação está descendo. Assim, se o cotonete ficar sujo, pode indicar que a mulher não está grávida porque a menstruação está chegando.

Embora possa parecer um método fiável, é um método pouco recomendado. Primeiro, porque a fricção do cotonete nas paredes da vaginal pode causar lesões que acabam sangrando e estragando o resultado. E depois, porque a aplicação de um cotonete dentro do canal vaginal, e perto do colo do útero, pode arrastar bactérias que acabam causando uma infecção.

Teste de gravidez da pasta de dentes

Em um copo transparente, você deve misturar urina com uma pequena quantidade de pasta de dente branca. Se após 2 minutos a pasta branca torna-se azulada ou começar a espumar então o teste é positivo.

Infelizmente, o teste de gravidez da pasta de dente não funciona. Resultados positivos e negativos ocorrem aleatoriamente, de acordo com a composição da pasta e a acidez da urina. A mudança de cor não ocorre na maioria dos casos, mesmo quando a mulher está grávida. Já a formação de espuma é comum e ocorre até com a urina de homens. A espuma é uma reação da acidez da urina com a pasta de dente alcalina. Alguns cremes dentais também possuem lauril éter sulfato, substância que facilita a formação de espuma. Quanto mais alcalina for a pasta e mais ácida for a urina, maior é a chance de reações.

Qual o melhor dia para fazer o teste de gravidez?

O teste de gravidez que se compra na farmácia pode ser feito a partir do primeiro dia do atraso menstrual. No entanto, se o resultado desse primeiro teste for negativo e a menstruação ainda estiver atrasada ou se existirem sintomas de gravidez, como leve corrimento vaginal cor-de-rosa e mamas doloridas, o teste deve ser repetido dentro de 3 a 5 dias, já que os níveis do hormônio beta HCG podem estar mais elevados, sendo facilmente detetados.

 Para além disso o teste de gravidez deve ser feito de preferência com a primeira urina da manhã, porque esta é a mais concentrada e, por isso, contém uma maior quantidade do hormônio hcg, mas normalmente o resultado também é confiável se for realizado em qualquer hora do dia, depois de aguentar cerca de 4 horas sem urinar. 

teste de gravidez

Os testes de gravidez caseiros são confiáveis?

Nenhum dos testes de gravidez caseiros que foram apresentados são cientificamente comprovados nem confiáveis, ou seja, não funcionam. Se achar que está grávida nunca deve confiar nestes testes e deve se deslocar a uma farmácia ou a um especialista que fará as análises necessárias para determinar se realmente está grávida ou não. 

Qual o melhor teste de gravidez?

O teste de gravidez mais confiável que existe tendo uma taxa de acerto de cerca de 100% é a dosagem do hormônio HCG no sangue. Este teste é realizado quando a mulher já está com pelo menos um dia de atraso menstrual e a sua única desvantagem é o facto de ser um exame laboratorial que precisa de uma amostra de sangue, no entanto é realmente o mais confiável e certeiro. 

Os testes de farmácia são mais simples que os teste de sangue, pois podem ser feitos em casa e precisam apenas de uma amostra de urina podendo ser feitos na hora, mas a sua capacidade de identificar a presença do hormônio HCG é um pouco mais baixa que a dos exames de sangue, porém, não é por isso que deixam de ser bastante confiáveis e certeiros e se o teste for feito com pelo menos 5 dias de atraso menstrual, a taxa de acerto é ainda mais alta.

E se o homem fizer o teste de gravidez?

Muitas vezes os homens acabam fazendo o teste de gravidez por brincadeira, mas se o homem fizer o teste de gravidez usando a sua própria urina e observar um resultado positivo, indica a presença do hormônio beta HCG que claro que não está relacionado com nenhuma gravidez, mas sim com uma grave alteração de saúde, que pode até ser câncer. Se isso acontecer, deve logo ir a um médico ou especialista para realizar exames e análises que possam indicar e determinar o seu estado de saúde e qual o problema que o está afetando para que possa iniciar logo o tratamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui