Tatuagem de Rosa – Significados e Inspirações

0
74

A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura do ocidente. Para se ter uma ideia, essa flor é consagrada a várias Deusas, dentre elas Afrodite e Vênus (deusa grega e romana do amor e da beleza). As rosas podem ser encontradas em várias cores e cada uma delas tem um significado diferente. A tatuagem de rosa é bem popular e agrada a quase a todo mundo. Estas tatuagens são comuns tanto para os homens quanto para as mulheres. Porém, o público feminino é quem mais usufrui desse modelo de tatuagem. Isso porque esse tipo de tattoo é bem simples de ser incorporada a outros desenhos. E, claro, ficam lindas em várias partes do corpo.

Vamos conhecer o significado da tatuagem de rosa e ver algumas inspirações? 

Significados

As rosas sempre são apreciadas por sua beleza e seus vários significados. Por exemplo, elas podem representar amor, beleza interior, família e devoção. Vale destacar que, para os romanos e gregos antigos, a rosa representava o amor e a beleza. Por isso, frequentemente, elas eram relacionadas com a deusa do amor: Afrodite para os gregos, e Vênus, para os romanos. Além do mais, por serem versáteis, as tatuagens de rosas podem ser feitas de diversos tamanhos e cores. Aliás, cada cor pode ter também um significado. Como por exemplo, a rosa amarela simboliza a alegria e a amizade. Já, a rosa branca, representa a pureza e a inocência.

As rosas tatuadas têm, como principais significados, o amor, a paixão e a beleza, o amor e a paixão são daqueles puros, sinceros e fortes. Dizem que, se a tatuagem não tem espinhos, a pessoa está apaixonada. Enquanto outros já dizem que uma rosa com espinhos pode ser uma clara lembrança de que se deve lidar com o amor com cautela, para não ser “espetado”.

Significado histórico das rosas

De acordo com o mito grego, Afrodite, no momento de seu nascimento, surgiu de uma espuma que tomou forma de uma rosa branca. Assim, a rosa branca passou a representar a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou em um espinho, e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Assim, na Antiguidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, sendo uma cerimônia chamada pelos antigos de “Rosália”. Todos os anos, enfeitam-se, no mês de maio, os túmulos com rosas.

A rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos, as rosas eram uma criação da Flora, deusa da primavera e das flores. Quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto, as abelhas se atraíram pela flor e, quando Cupido atirou suas flechas para espantá-las, elas se transformaram em espinhos. E assim foi criada a Rosa, de acordo com o mito.

Na cultura egípcia, a rosa é consagrada a Ísis, que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo. Um costume medieval era o de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que, onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas, o que influenciou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica. 

Rosa e Amor

A representação de uma rosa em uma tatuagem pode fazer referência ao amor: quando a flor não tem espinhos, significa estar apaixonado. Os espinhos da rosa tatuada podem representar a ideia de que o amor é bonito, mas exige inúmeros sacrifícios. Toda a maravilha do amor não pode existir sem o sofrimento causado pelos espinhos da rosa. Podemos dizer que a tatuagem de rosa, quando ligada a ideia de amor romântico, mostra a beleza de estar apaixonado junto com as dificuldades de se amar.

Rosa e Beleza

Um dos significados mais comuns das tatuagens de rosa é representar a beleza através de suas formas. É uma representação da beleza interna e externa.

Quando a rosa tem espinhos, ela pode representar que a pessoa em questão não dá tanta importância para a aparência exterior. Uma rosa com espinhos lembra que há certas coisas que podem ser contempladas, mas devem ser tocadas com muito cuidado. Além disso, os espinhos mostram que gozar a beleza requer atenção constante para não machucar.

Diferentes cores de rosas

É importante esclarecer uma coisa: rosas não são só rosas, são também vermelhas, brancas, amarelas, azuis e até rosas. As rosas coloridas podem ainda ser combinadas entre si, gerando outros significados. Além da forma da rosa ter o seu significado, as cores utilizadas para pintar a flor também carregam em si um sentido próprio, que pode ser:

  • Vermelho: representa o verdadeiro amor, pode falar sobre o ápice da paixão e também sobre o amor romântico.
  • Rosa: graça, elegância e certa delicadeza.
  • Amarelo: as flores amarelas estão muito ligadas a ideia de ciúmes, mas em tempos mais modernos podem significar o amor familiar, símbolo da amizade e da capacidade de comunicação.
  • Coral: significa uma ideia de desejo.
  • Rosa branca significa pureza.
  • Azul: a impossibilidade de um amor ou de uma realização, isso porque rosas azuis não existem, uma vez que as naturais têm um tom de lavanda ou são tingidas.

Confira agora nossa galeria de imagens para se inspirar na sua próxima tatuagem de rosa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui