Quer emagrecer, adquirir hábitos saudáveis, e ainda ficar apreciando a natureza? Então comece a praticar Stand up Paddle, um esporte que é a tendência. Ele fortalece o abdômen e as pernas e ainda emagrece.
O Stand up Paddle começou a ser praticado nos anos 40 no Hawai, instrutores remavam em pé sobre enormes pranchas de madeira com o intuito de acompanhar seus alunos durante as aulas de surfe. Rico de Souza a “lenda viva” do surf nacional, foi quem nos apresentou o SUP. Deu vontade de praticar, confira algumas dicas sobre os equipamentos necessários para praticar a modalidade.
Índice deste artigo
Equipamentos de Stand up Paddle
Pranchas
As pranchas maiores e com ponta de lança são para competições e dependendo da largura podem ser mais estáveis. Com isso, elas possuem um fim específico para travessias e remadas de longa distância.
As pranchas arredondadas são indicadas para praticar SUP em ondas, ou seja para a modalidade SUP Wave.
Também existem as pranchas mistas, que são chamadas de híbridas, já que permitem pegar ondas e remar longas distâncias. Esse é o tipo mais recomendado para iniciantes.
A escolha da prancha é a principal dica para quem está começando. Você precisa de uma pessoa para te orientar, porque a prancha muda conforme o seu peso. A flutuação tem que ser exata para o seu corpo.
Leash
Para sua segurança e de quem está por perto, é recomendado usar o leash. Ele é um tipo de corda que prende a prancha ao pé do surfista, impossibilitando que ela machuque os banhistas em volta.
Colete Salva-Vidas
O colete salva-vidas também deve entrar na lista de equipamentos de segurança, principalmente para quem está começando.
Remo
Normalmente você compra o remo e usa ele oito polegadas acima da sua cabeça. O remo é como se fosse um braço, uma extensão do seu corpo, por isso o tamanho certo é muito importante.
Como praticar Stand up Paddle
1° Passo: ficar de pé
Para ficar em pé na prancha, deite- se sobre a prancha, na hora de subir ajoelhe-se, coloque um joelho depois o outro, quando você se sentir equilibrado , fique de pé colocando um pé de cada vez. Suba lentamente. Nunca solte o remo para levantar.
2° Passo: a remada
Na remada, uma das mãos deve segurar a cabeça do remo e a outra o meio. Quando inverter o lado da remada, troque a posição das mãos. Não há regras para o número de remadas de cada lado.
3° Passo: equilíbrio
Olhe sempre para o horizonte para facilitar o equilíbrio. Quando sentir que entrou na onda, coloque o peso do corpo no pé de trás, para não correr o risco de embicar (mergulhar o bico da prancha na água).
Se você optar por só ficar em cima da prancha remando e observando o mar, também pode, chama-se SUP Yoga. Mas, para quem deseja competir e se especializar no assunto, existem apenas duas modalidades oficiais:
- SUP Surf: também conhecida como SUP Wave. Essa modalidade consiste em descer as ondas em pé na prancha com o auxílio do remo. Pela sua dificuldade, ela possui menos praticantes no Brasil.
- SUP Remada: essa modalidade é a que mais cresce em águas brasileiras. Além de ser mais fácil de se equilibrar na prancha, ela pode ser praticada em lagoas, rios e mares com águas calmas. Sua prática consiste em ficar de pé em cima da prancha e remar pequenas ou grandes distâncias. Ela possui várias categorias, como a SUP Race, que necessita de pranchas especiais para que o surfista possa remar a favor do vento e da correnteza.
O SUP é um esporte completo, ele trabalha a parte inferior e superior do corpo, bem como o equilíbrio. Esse esporte pode queimar até 400 calorias por hora, sendo considerado o melhor esporte com prancha para a preparação física.
Obrigado pelo post, eu realmente to conhecendo graças a blog vestir e maquiar que essa modalidade de esporte tambem ajudava a perder peso, otimo post,obrgado.