A retenção de líquidos é apenas uma das queixas das mulheres na dificuldade em manter a silhueta. A acumulação de água no organismo deve-se ao facto de os rins não conseguirem expelir a água em excesso e pode dever-se a vários factores.
Pode ser um problema de saúde, mau funcionamento dos rins ou de circulação sanguínea.
Na mulher, pode ser ocasional e acontecer devido a alterações hormonais, quando assim é, a retenção de líquidos ocorre cerca de uma semana antes do período menstrual, dando uma sensação de inchaço principalmente na barriga, peito e pernas e desaparece após a menstruação. Este é um tipo de retenção de líquidos ligeiro e que pode ainda ser agravado com o uso da pílula contraceptiva, devido às suas componentes hormonais.
No entanto, há pessoas que se queixam constantemente de inchaço principalmente das pernas, barriga, mãos e pés e esta retenção de líquidos pode dever-se a outros factores, entre eles, a alimentação. O uso excessivo de açúcar e sal são o principal responsável por esta situação. O sódio existente no sal e em alguns alimentos, principalmente enlatados ou pré-cozinhados é o inimigo numero um de quem sofre deste problema. Para temperar os alimentos, deve optar-se pelo uso do limão ou especiarias em substituição do sal.
Uma excelente forma de ajudar a prevenir a retenção de líquidos é beber muita água, mas de forma gradual ao longo do dia. Beber água em excesso de uma só vez também não é conveniente. Quando sentimos sede, é sinal de desidratação e o organismo vai reter a água que ingerimos.
Devem consumir-se alimentos ricos em água, e vitamina C pois têm uma excelente componente diurética, beber chás e sumos de fruta natural e comer banana, pois é rica em potássio o que é excelente para a retenção de líquidos.
Nunca devemos esquecer a importância do exercício físico para o bom funcionamento do organismo.