Para quem é amante de cenoura e/ou gengibre, esse prato deve satisfazer o seu paladar. Tem bastantes cores e tem um aroma perfumado e acaba por ser uma refeição bastante leve. A sopa de cenoura com gengibre é bastante rica em nutrientes e não contém praticamente gordura nenhuma.
Tem um trago doce e um pouco de picante. Esta sopa é vegetariana e vegana.
Aconselha-mos-lhe esta sopa por causa das propriedades dela. As cenouras são excelentes fontes de fibra, dietética, antioxidantes, minerais e caroteno. Elas ajudam a melhorar a visão, a pele, o bom estado das mucosas. O caroteno é uma provitamina, que para além de dar a cor alaranjada da cenoura, dá origem à vitamina A dentro deste organismo.
O gengibre, é uma planta herbácea. Também chamada pelos indígenas brasileiros por “Mangarataia” ou “Mangaratiá”. O seu caule é utilizado, desde a antiguidade, como uma especiaria na para confecionar pratos deliciosos e bastante útil na ciência médica, usada em medicamentos. Ele possui um sabor picante e pode ser usado de diversas formas, tanto em pratos doces como em salgados e pode ser utilizado fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de azeite virgem
- 1 cebola doce picada
- Sal Grosso
- 1 colher de sopa de alho picado
- 1 colher de sopa de gengibre descascado e picado
- 0.9 kg de cenouras descascadas e picadas
- 1 batata castanha de tamanho médio descascada e picada
- 6 xícaras de caldo de galinha ou de legumes
- 1/4 xícara de nozes de pinho
- 1/3 copos de iogurte natural
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher de chá de tomilho fresco picado
- Pimenta moída
Modo de Preparo
Junte o azeite virgem e a cebola doce picada numa panela e coloque o lume médio alto. Polvilhe com 1/2 colher de chá de sal e deixe cozinhar, mexendo por dez minutos, até que comece a caramelizar. Adicione agora o alho picado e o gengibre e sempre mexendo, deixe cozinhar por mais 2 minutos, porém tenha cuidado para não queimar a mistura. Misture as cenouras, a batata e o caldo de galinha ou de vegetal. Leve a fervilhar, tape e deixe cozinhar até que as cenouras e a batata fiquem bastante tenrinhas, mais ou menos por 15/18 minutos. Mantenha a panela quente.
Entretanto, aqueça numa pequena frigideira as nozes de pinho. Deixe esfriar. Numa pequena taça, combine iogurte, mel, tomilho e 1/2 colher de chá de pimenta.
Bata a sopa num liquidificador até que fique bastante suave. Ajuste agora o tempero com sal e pimenta.
Divirta-se a confecionar esta sopa deliciosa e bom apetite!