Óleo de girassol e seus benefícios estéticos

0
59

O óleo de girassol revela-se um excelente produto para se ter em casa, pois está na origem de diversos benefícios para a saúde e para o bem-estar, mas também de alguns benefícios estéticos. Os benefícios desse óleo são, especialmente, proteger as células do organismo porque é um óleo rico em vitamina E, que é um excelente antioxidante. Ele pode ser um precioso aliado não só para a saúde da pele, como também para o cabelo.

Para saber mais benefícios e propriedades do óleo de girassol continue lendo o nosso artigo!

Características do óleo de girassol

A semente de girassol é rica em ácidos graxos, o que possibilita a extração do óleo de girassol a partir de prensagem mecânica a frio, que consiste em, literalmente, prensar os grãos até o óleo ser extraído. Como esse processo não possui aquecimento, muito dos nutrientes e compostos das sementes não se degradam, mantendo-se presentes no óleo de girassol.

O óleo de girassol tem na sua composição substâncias que estão na génese de diversos benefícios, sendo que a sua principal característica é a proteção que permite às células do organismo. Tal ocorre, pois este óleo possui uma riqueza em vitaminas, nomeadamente E, mas também C, B1, B5 e B6, revelando-se ainda um excelente antioxidante. Esse óleo também apresenta riqueza em minerais como, por exemplo, cobre, fósforo, magnésio e zinco e em gorduras saudáveis. É, por isso, uma das opções de óleo mais saudáveis do mercado.

Propriedades do óleo de girassol

Ele apresenta algumas propriedades que possibilitam seu uso para vários fins. Entre suas propriedades, estão:

  • Antioxidante;
  • Hidratante;
  • Antirradicais livres;
  • Calmante;
  • Anti-inflamatório;
  • Bronzeador;
  • Antialérgico;
  • Cicatrizante.

Devido a essas propriedades, além de ser comestível, ele pode ser utilizado nos cuidados para pele e cabelos.

Como ingerir o óleo de girassol

O ideal é consumi-lo em preparações, como temperos, saladas e outros alimentos frios. Por ter uma densidade calórica alta, o indicado é não ultrapassar duas colheres de sopa ao dia. Ele pode ser uma opção boa para preparações de alimentos quentes, por ter um ponto de fumaça de 255ºC, ou seja, é só a partir dessa temperatura que o valor começa a formar substâncias tóxicas no óleo de girassol, como a acroleína, que possui potencial cancerígeno.

Óleo de girassol para pele e cabelos

Esse óleo pode ser usado para pele com o objetivo de hidratar, amaciar, nutrir e até ajudar no processo de cicatrização. Tendo um efeito reparador de tecidos, por ser rico em vitamina E, o óleo de girassol tem, também, um efeito de limpeza, combatendo a acne. Quanto ao uso do óleo de girassol nos cabelos ele pode ser utilizado nos fios com o propósito de atuar como creme protetor, hidratar fios secos e acrescentar brilho.

óleo de girassol

Benefícios do óleo de girassol

São vários os benefícios que esse óleo pode proporcionar. É um óleo que ajuda a controlar o colesterol no sangue, reduzindo o colesterol mau e combatendo os radicais livres. Permite assim melhorar a saúde cardiovascular, tornando a ocorrência de um ataque cardíaco mais improvável. É também um bom aliado para quem procura retardar o envelhecimento, pois ajuda a regenerar os tecidos. Além disso, também contribui para o combate a problemas degenerativos. As crianças também beneficiam deste produto, pois este óleo contribui para a prevenção de infecções em miúdos, pois permite formar uma barreira protetora na pele.

Assim, os benefícios do óleo de girassol são, especialmente, proteger as células do organismo porque é um óleo rico em vitamina E, que é um excelente antioxidante. Outros benefícios do seu consumo podem ser:

  • Ajudar na formação de hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo;
  • Combater problemas degenerativos;
  • Melhorar a saúde cardiovascular;
  • Ajudar a controlar o colesterol no sangue.

Os benefícios desse óleo para a pele são: proteger a pele do envelhecimento porque é um óleo rico em vitamina E, mas quando aplicado diretamente na pele, esse óleo também ajuda em sua hidratação, ficando mais macia e bonita. Além de aplicar na pele, pode-se também aplicar nos cabelos, pois os benefícios desse óleo para os cabelos também são dar uma boa hidratação, assim como ajudar o cabelo a ficar mais brilhante e saudável.

Óleo de girassol engorda?

Por ser uma gordura com alta densidade calórica, é pouco provável que o consumo desse leve à perda de peso ou emagrecimento. É sempre importante lembrar que nenhum alimento sozinho é capaz de levar uma pessoa a perder ou ganhar peso, tudo depende de quanto a pessoa ingere, em quais momentos e que outros ingredientes compõem a sua alimentação diária. Outros fatores também são importantes, como a prática de atividades físicas e uma boa qualidade de sono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui