A vaidade nas mulheres esta cada vez mais aflorada. Nós acabamos recorrendo a todos os recursos existentes para ficarmos cada vez mais belas. Muitas vezes acabamos até fazendo algumas besteiras.
Ficamos sem comer, perdemos um tempão em salões para mudarmos a cor e estrutura dos cabelos, tudo isso para nos incluirmos no universo estético previamente imposto. A celulite sempre foi um fator “anti beleza” indesejado. A textura da pele muda, deixando-a com uma aparência desagradável, enrugada. Hoje aprenderemos o que é celulite, como evitar e um tratamento a base de café.
Índice deste artigo
O que é celulite?
O armazenamento da gordura (que será utilizada como fonte de energia)existente em nosso organismo encontra-se em células no interior de nosso tecido adiposo. Quando o tecido adiposo aumenta forma-se a celulite. Quando isso ocorre, artérias e vasos ficam comprimidos, dificultando a oxigenação nas áreas de tecido adiposo e cutâneo, ocasionando a inflamação da celulite. Existem vários estágios da celulite indo do grau 1 ao 4.
1º Grau: aparece somente com o local afetado sendo comprimido;
2º Grau: já apresenta o formato de “casca de laranja”;
3º Grau: os nódulos possuem consistência endurecida e são doloridos. Existe dor no local, com uma compressão leve.
4º Grau: circulação no local extremamente comprometida. O tecido fica duro, a dor é constante e existe fibrose.
Os lugares mais comuns e visíveis de encontrarmos a celulite
- Bumbum: todo ele é afetado;
- Coxa: lateral;
- Abdome: área a baixo do umbigo, onde se acumula maior quantidade de gordura;
- Braços: posterior e lateral
- Joelhos: parte interna
Nas mulheres é mais frequente o aparecimento da celulite. Quando ocorre a expansão do tecido adiposo as fibras masculinas bloqueiam as células por serem mais grossas que as fibras femininas. Por isso o tecido adiposo espalha-se com mais facilidade.
Estágio 1
Os “furinhos” não são visíveis e não causam dor. Esse estágio da celulite é o ideal para começar um tratamento. A recuperação é total e o tratamento é mais simples, apenas com exercícios físicos regulares e mudança de hábitos alimentares( dieta balanceada, com base em verduras, legumes e frutas), ingestão de 2 litros de água por dia e exclusão de bebidas alcoólicas e cigarros.
Estágio 2
O perigo além dos furinhos começam a parecer. Já existe um grau de fibrose e o excesso de células adiposas dificulta a circulação e comprimem os vasos linfáticos. A linfa ( fluído) atua como um filtro que elimina as impurezas que as células fabricam e o sangue não conseguem irrigar adequadamente as partes comprometidas. Se existem alteração nesse processo natural do organismo, o inchaço e ondulações na pele são inevitáveis. A dor ainda não é sentida. Nesse estágio, além de exercícios físicos e alimentação balanceada temos que recorrer a procedimentos especializados como, Drenagem Linfática, Ultrassom, Eletrolipoforese (Eletrolipólise).
Estágio 3
Estágio da “casca de laranja”, a circulação do tecido adiposo já está muito comprometida. As células continuam aumentando devido ao excesso de gordura armazenado. Começamos a sentir dor, sensação de “perna pesada” e cãibras. O tratamento utilizado nesse estágio é o mesmo indicado no grau 2, só que serão necessárias muito mais sessões para um resultado satisfatório.
Estágio 4
A pele parece um colchão e os buracos são conhecido como “crateras”. O sangue e a linfa ficam paralisam. A ferramenta de filtro não funciona mais, as impurezas não são eliminadas. A oxigenação é limitada na região. Com isso o tecido de sustentação sofre uma fibroesclerose que é a “morte” da região local. A dor é continua e a sensação de peso nas pernas causa muito cansaço. O tratamento indicados nesse estágio são as cirurgias estéticas. A Lipoaspiração e a Subcisão são procedimentos recomendados pelos especialistas.
Lembre-se procure um médico especialista para ele diagnosticar qual o estágio que encontra-se a celulite e qual o tratamento ideal.
Tratamentos caseiros a base de café para diminuição da celulite
A cafeína tem propriedades lipolíticas, ou seja, queima gordura.
Ingredientes
- Azeite de oliva;
- Pó de café usado (borra);
- Polo de filme plástico para alimentos;
Prepare um creme granulado, misturando a borra de café com o azeite de oliva, aos poucos. Esse creme deve ficar com uma consistência cremosa, mas não líquida! Feito o creme, coloque-o no microondas por 20 segundos, ou o suficiente para amorná-lo. No box do banheiro, aplique o creme nas áreas onde for necessário e enrole com o filme plástico, deixando por trinta minutos. Após o tempo recomendado, retire o filme plástico e tome um banho morno.
A aplicação deve ser feita todos os dias, durante um mês no mínimo. É importante saber que o descafeinado não produz qualquer efeito.