O que é a micose de pele e como tratar?

0
117

Você sabia que o verão é a época em que mais se detectam micoses? Isso acontece porque com o aumento das temperaturas e com a diminuição da umidade, a pele tem tendência a secar e a multiplicar os fungos, já existentes nela. Daí o aumento gradual de casos de micoses, que em grande parte, são influenciadas, negativamente, pela transpiração excessiva. Logo, o suor excessivo pode explicar o surgimento de micose na sua pele. Para prevenir, opte por ter cuidado com a limpeza da sua pele, bem como, dos produtos que usa para não provocar situações indesejadas no seu bem-estar.

Mas, nem sempre, é fácil de detectar a micose em sua pele e encontrar os melhores tratamentos. Há pessoas que têm a mesma micose todo tempo, inverno ou verão, porque nenhum tratamento a elimina, eficazmente. No entanto, é possível tratar da micose.

Continue lendo este artigo que te ajudará a perceber o que é a micose e como a tratar do bom jeito. Tenha uma ótima leitura!

Micose na pele

O que é a micose na pele?

A micose na pele é uma doença desagradável que causa desconforto nos seus movimentos corporais. Devido ao excesso de fungos, que estão acumulados numa ou mais partes do seu corpo, que levam à sua persistência em coçar a pele. A maioria das pessoas começa por sentir calor numa parte do corpo e ver a sua pele, gradualmente, descamada e avermelhada ou até com manchas brancas. Esta descamação vai provocar de imediato a coceira nessa parte da pele. No entanto, saiba que não é normal quando começa a desenvolver esta doença. É importante que cure a micose, antes de se agravar. Quando você tem micose, significa que o seu sistema imunitário está fraco e necessita de reforços para combater o agravamento da infecção na pele. Logo, deve ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes que reforçam a sua capacidade nutricional, diminuindo a incidência de infecções.

Outro detalhe importante, acerca da micose, é que representa uma doença transmissível. Daí, que na maioria dos casos de micoses, as pessoas andem com as partes da pele contaminada, tapadas com um pano branco ou ligadura. Nos casos das micoses nos pés, as opções são as meias brancas e grossas de algodão. Bem, difícil quando está calor, mas lembre-se que deve lavar os pés, várias vezes, colocando meias limpas. Pode optar por andar de meias com chinelos. Não deve partilhar os chinelos com ninguém para não haver contaminação. Os locais mais frequentes no aparecimento de micoses são: nos pés, nas unhas, na virilha, na boca ou no couro cabeludo.

Unhas com micose

Micose de pele: como tratar?

A melhor solução no combate à micose, é tomando antibióticos ou antifúngicos, que irão ser fundamentais para a diminuição da quantidade de fungos presentes na infecção. Um dos exemplos de tratamentos para resolver as micoses, é o Fluconazol. Ele pode ser consumido em cápsulas ou em formato de pomada, até 2 meses. Você deve contactar o seu médico para melhor definir a dosagem e o formato ideal para o seu tipo de micose. Poderá conciliar o acesso a um dermatologista para melhor analisar a sua situação com equipamentos específicos para a análise da sua pele. 

No entanto, no caso de micoses nos genitais (femininos ou masculinos), poderá necessitar de ser analisada por um ginecologista. Mas não se preocupe, é somente para definir um tratamento mais indicado para estes tipos de micoses, necessitando de um maior cuidado. 

Os especialistas aconselham a finalizar o tratamento até acabar as cápsulas ou pomada, mesmo não tendo mais sintomas na pele.

Relativamente ao medicamento Fluconazol, deve estar atenta a possíveis efeitos secundários que poderá desenvolver. Consulte o panfleto que vem junto das saquetas na caixa, e verifique a listagem. Caso se agrave um destes efeitos colaterais, contacte de imediato o seu médico para achar outra dosagem ou mudança de tratamento. Além disso, não deve ser ingerido por pessoas com idade inferior a 18 anos e por grávidas ou mulheres que estejam amamentando. Somente pode ser tomado por pessoas até os 60 anos de idade.

Dosagem

Erros que não deve cometer 

Você pode apanhar micose de qualquer jeito. Então tome cuidado com os seguintes erros, que não deve cometer:

  • Andar o tempo todo ao sol e transpirando por todos os “cantos” do seu corpo;
  • Não lavar o seu corpo todos os dias;
  • Não usar proteção nas suas relações sexuais;
  • Ficar o dia todo espreguiçando e não praticar exercícios físicos;
  • Usar roupas feitas com tecidos que não promovem a transpiração, permitindo a acumulação de odores na pele. Bem como, utilizar roupas desajustadas ao seu corpo que não permitem a passagem de ar até à pele;
  • Usar as mesmas roupas íntimas mais de um dia;
  • Deixar a pele úmida após tomar duche;
  • Partilhar objetos, acessórios ou roupas de outras pessoas;
  • Beber água da mesma garrafa de outra pessoa;
  • Usar roupas sujas;
  • Frequentemente, não arejar os pés nem lavar as suas mãos;
  • Utilizar produtos cosméticos que não protegem a sua pele dos raios solares;
  • Andar descalço por todo o lado;
  • Não passar a ferro a sua roupa;
  • Usar cremes que não eliminam os fungos;
  • Não limpar com álcool nas superfícies onde o seu suor esteve em contacto, como na academia;
  • Não secar o cabelo molhado;
  • Entre outras.

Tratamento caseiro para a micose de pele 

O tratamento caseiro que vou apresentar para você, é aplicação de chá de ervas na sua micose. Saiba que existem plantas medicinais, que permitem o controle da saúde fúngica da sua pele. Para preparar este chá, você necessita de ter os seguintes ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de carqueja;
  • 2 colheres de alecrim;
  • 2 colheres de arruda;
  • 1 a 2 dentes de alho.

Faça a mistura de todos os ingredientes numa panela e faça ferver, em lume brando e tape a panela. Quando estiver fervido, retire do lume e deixe arrefecer até ficar morno. E mergulhe a zona infectada sobre este chá de ervas, pode utilizar um pano ou compressas esterilizadas. Pode também, colocar este chá, num frasco de spray, e pulverizar sobre a micose, várias vezes, entre as secagens das pulverizações na pele. Complemente com um creme antifúngico indicado pelo seu médico ou dermatologista. Faça este tratamento natural por 3 semanas, aplicando à noite. Não deve lavar a pele com água após aplicar o chá de ervas. 

Faça por cuidar da higiene do seu corpo e assim, conseguirá diminuir a possibilidade de desenvolver micoses. Assim, terá a quantidade normal de fungos na sua pele. Seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui