O que é a catapora e os seus sintomas

0
137

Um dos maiores receios dos adultos, é o surgimento de catapora ou varicela no corpo dos seus filhos. Mas, realmente, o que é a catapora e os seus sintomas? Cerca de 10% das pessoas desenvolvem esta doença quando é adolescente ou adulto. No entanto, 90 % das pessoas entram em contacto com a catapora antes dos seus 10 anos de idade, ficando imunes para sempre. Esta doença representa um grande risco para a saúde pública se os casos não forem tratados devidamente. Felizmente, as pessoas aderem à vacinação e isso faz com que não haja gravidade dos sintomas da catapora. Embora, não deixem de ser preocupantes. 

Quer saber mais acerca desta doença infeciosa? Neste artigo terá acesso à definição da catapora, dos seus sintomas e recomendações para combater do melhor jeito possível os efeitos negativos desta doença. Então não deixe de ler! Boas leituras!

O que é a catapora? 

A catapora ou varicela é uma doença contagiosa, provocada pela estadia do vírus varicela-zoster no seu corpo. Trata-se de uma doença que representa um conjunto de infecções ou lesões que vão habitar em sua pele. A intensidade do agravamento da doença no seu corpo, define o grau de transmissibilidade do vírus. O aumento deste índice, faz com que tenha de ter um contacto muito restrito com outras pessoas, para não transmitir para elas o vírus da catapora. Nem sempre, as pessoas que sofrem de catapora têm os mesmos sintomas. No entanto, em grande parte, o sintoma mais comum é o aparecimento de manchas vermelhas e de borbulhas, em várias partes do corpo. Mas, estes sintomas só começam a ser notórios após os 10 dias do contágio ou até mais tarde, no máximo de 22 dias. 

No caso dos jovens com menos de 13 anos, a doença é considerada de grau menor e benigna. Embora, nos jovens com idade superior ou igual a 14 anos, seja considerado algo preocupante e que deve ser acompanhado por um dermatologista ou médico. Isto acontece, porque grande parte das pessoas, que sofrem de catapora ou varicela, na sua maioria, têm idade inferior ou igual a 10 anos. Há quem diga que se tem catapora, sempre, uma vez na vida. E é bem verdade! Mas, descanse que é algo que tem tratamento eficaz. Você deve, somente, estar atenta, principalmente, se tiver um ou mais filhos bebês. 

Normalmente, esta doença apresenta um número maior de casos de infecções, no início da estação da primavera. Considerada a época do ano, que mais provoca a nossa imunidade. Basta pensar na quantidade de alergias que desenvolvemos. No entanto, o inverno também é propício para a transmissão da catapora devido aos altos níveis de umidade, concentrada no interior das habitações. Esta doença pode levar você a ficar de cama.

Tal como qualquer doença infecciosa, você ao desenvolver catapora, no máximo duas vezes, fica imune durante toda a sua vida. 

Criança com catapora

Quais os sintomas da catapora? 

Geralmente, os sintomas da catapora são os seguintes: manchas vermelhas na pele, baixa tensão, cansaço, impaciência, ardor no corpo, coceira, borbulhas, bolhas de líquido, perda de apetite, febre alta e dores no corpo, inclusive na cabeça. Se estiver sentindo alguns destes sintomas, contacte de imediato o seu médico ou dermatologista, para definir um tratamento para combater a catapora, e tire uns dias para ficar de molho em sua casa. O mesmo acontece com os seus filhos. Não os deixe ir para locais onde há muitas pessoas para não haver um foco de contaminação de catapora. O melhor mesmo é ficar em sua casa.

Na maioria dos casos, o abrandamento da catapora é transmitido através de crostas nas suas borbulhas. Isto significa que o seu corpo está ficando melhor e está se livrando aos poucos da catapora. Ou seja, o seu sistema imunitário está matando o vírus da varicela. Esta fase da doença acontece, normalmente, por volta das duas semanas, após a infeção. Sendo que, já não transmite o vírus para ninguém.

Relativamente, às cicatrizes que ficam na pele após a catapora. Se você persistir na coceira de determinadas lesões, vai originar uma marca permanente na sua pele. Então evite coçar, ao máximo.

Como se transmite a catapora?

A catapora ou varicela transmite-se através da partilha de objetos contaminados que estiveram em contacto com a pele da pessoa infectada. Como também, através das secreções de saliva transmitidas pelo ar ou do contacto direto com uma das partes da pele infectadas, de outra pessoa. Daí a importância em ficar em casa para não contaminar as outras pessoas à sua volta. 

Catapora em bebê

Recomendações: pessoas infectadas com catapora 

Você conhece uma criança de 8 anos, que está infectada com catapora e quer ajudar ela, a evitar de executar ações que agravam a sua condição de saúde. Então bote uma olhadinha nas seguintes recomendações:

  • Não coce a pele, nem esmague as borbulhas. O melhor que pode fazer para não stressar com o ardor da pele é pegar em cubos de gelo, e passar nessas zonas do corpo. Você verá que terá a sensação de pleno alívio. Proteja sempre a pele com compressas finas e limpas. Nunca utilize diretamente na pele para não provocar queimaduras. E reabasteça a geladeira com mais cubos para as próximas vezes;
  • Beba sucos de frutas naturais, como a melancia. A quantidade de água presente na melancia, irá ajudar a fortalecer o seu sistema imunitário. Em conjunto, com uma alimentação saudável;
  • Lave sempre as mãos com água fria sempre que tocar nas zonas contaminadas;
  • Verifique a sua vacinação contra esta doença;
  • Desinfete o corpo, com uma solução em vinagre de sidra e água morna. Aplique apenas nas zonas infetadas com compressas ou panos brancos e deixe atuar por 3 minutos. Lave o corpo de seguida. Faça esta tarefa durante o período de maior ardor na sua pele. 
  • Hidrate a pele com um creme próprio para o combate à catapora ou varicela;
  • Evite estar em locais úmidos. Procure por estar em locais frescos e que sejam confortáveis para repousar o seu corpo;
  • Utilize, diariamente, roupas limpas e que promovam a respiração da pele. Lave bem as suas roupas. Separando-as, na lavagem, das restantes roupas das pessoas que vivem consigo. Faça por secá-las ao ar livre ou em espaços secos e limpos;
  • Utilize roupas adequadas a cada estação do ano;
  • Não utilize roupas apertadas;
  • Limpe bem o corpo após o banho e as suas unhas;
  • Não arrancar as crostas das borbulhas e bolhas. Vão provocar cicatrizes em sua pele.

Faça por ter uma boa higiene e cuide da sua pele. E seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui