Namorado ciumento? Doentio? Saiba como lidar com isso

1
899

Tem um namorado ciumento ou doentio e não sabe como lidar com isso? É bem provável. Infelizmente, muitas mulheres vivem num clima tenso e controlador alimentado pelo seu namorado. Como não sabem bem o que fazer, se acomodam e sobrevivem com receio de prejudicar ou piorar sua relação amorosa. Não existe um perfil estético pré-definido de um homem controlador, mas é possível traçar um perfil característico comportamental. Ou seja, seu namorado é um cara gostoso, no entanto, é demasiado ciumento. Será que você viu isso quando conheceu ele? Provavelmente, não. Você só se apercebe desse ciúme doentio depois de o conhecer. Logo, é característico de seu comportamento e não de sua aparência exterior. 

Saiba que é normal só se aperceber que seu namorado é ciumento depois de namorar. Embora, existam alguns truques para descobrir antes de namorar, mas nem sempre funcionam. Existem vários tipos de homens, desde os mais românticos, os desligados, os carinhosos demais, os faladores, os calados, os divertidos, os misteriosos e por aí fora. Mas, um dos homens que costuma dar mais problemas às mulheres é sem dúvida, o ciumento demais. 

Se seu namorado fica o tempo todo implicando com outros homens que só olharam para você, isso é bem preocupante. Parece que tem sempre seu namorado de olho em todas as pessoas que cruzam seu caminho. Se só parece ou é mesmo, não permita que continue. Infelizmente, este gênero de namoro tóxico costuma acabar mal no sentido que seu ex-namorado terá dificuldade em aceitar o término do namoro. 

Então, quer saber como evitar que seu namorado seja ciumento? Não existe uma fórmula mágica para evitar que ele passe o tempo todo criando confusões com outros homens. No entanto, pode optar por executar alguns passos que ajudarão você nestes tipo de situações que limitam a sua liberdade, tornando sua vida sufocante. Saiba que não é por ser namorada, que seu namorado tem poder em si e na sua vida. Muito menos, quando a vossa relação já tem alguns anos. É fundamental que mostre que relacionamento é comandado pelas duas pessoas que estão namorando, mas nunca só uma. O mesmo vale para namorada ciumenta. 

Se lembra da novela global “Em Família” que retratava as consequências do ciúme doentio nas ações dos seres humanos? É bem provável! A personagem Laerte, que namorava com a prima Helena, tinha várias crises de ciúmes que despertavam reações agressivas na própria namorada. Essa cena que se passa na ficção é comum na realidade de pessoas de todas as classes sociais. É possível acompanhar os noticiários onde homens matam mulheres por ciúmes fazem outras atrocidades. Se você está numa relação amorosa deste gênero, faça punho firme e estabeleça suas regras para continuação do namoro. Se não melhorar, peça ajuda às autoridades ou familiares e deixe esse cara. 

Namorado com ciúmes demais

O que são os ciúmes? 

Os ciúmes ocorrem em várias situações diferentes, sendo uma delas em um relacionamento amoroso. Neste caso, os ciúmes representam um sentimento de receio, alimentado pela incerteza no futuro da relação com a outra pessoa, devido a uma terceira pessoa. Saiba que é comum sentir este medo, só começa sendo anormal quando vira doentio. Os ciúmes normais são passageiros e desaparecem, facilmente, com conversas simples e sinceras, acerca de factos que aconteceram em qualquer momento do seu dia-a-dia. Grande parte das pessoas encara os ciúmes como uma demonstração de amor, carinho e valor pela pessoa que estão namorando. Parecendo que estão a oferecer um belo buquê de flores, mas através de suas palavras e ações. No entanto, os ciúmes doentios demonstram controle, insegurança, desconfiança e incerteza sobre você e tudo o que a envolve. 

Em jeito de definição, namorado ciumento demais toma sempre posição de “olheiro” a tempo inteiro em sua vida e sobre as pessoas que o rodeiam. Imaginando, constantemente, males onde não existem. Assim, os ciúmes doentio ou patológico são gerados pelo desejo inconsciente de uma ameaça rival, adotando a postura de posse obsessiva de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro. Se tem um namorado com ciúmes demais ou até doentio, deve verificar que todas as suas suspeitas são visualizadas de forma exagerada e completamente, fora da real perspetiva das coisas. Embora, não deva pensar, deve estar consciente que nem todas as relações deste gênero terminaram da melhor forma. Por isso, todos os cuidados são poucos.

Para tratar dos ciúmes demais ou doentio, basta apenas recorrer à ajuda psicológica ou até psíquica para se livrar deste tipo de comportamento anormal e sufocante.

Como lidar com um namorado ciumento 

Mostre sua posição no namoro

Se você não quer que ele continue alimentando ciúmes, decida mudanças e as mostre para seu namorado. Mostre que também tem uma palavra a dar e que como namorado deve confiar em si. Evite ter comportamentos desnecessários ou que levem seu namorado a pensar que suas ações têm segundas intenções com outros homens. Por exemplo, quando você publica fotos sensuais e provocantes em suas redes sociais. Faça deste seu hábito, algo que gosta de fazer por si e não pelos outros. E mostre para ele sua posição em relação aos diversos assuntos. É com o reforço da confiança e de conversas sinceras, que pode ajudar seu namorado a mudar de comportamentos, conciliando a adaptação dos seus comportamentos à situação em causa. Por vezes, temos atitudes tão naturais que podem suscitar alguns comportamentos anormais por parte de outros homens. Então, vale ter cuidado!

Tome cuidado no início do relacionamento

Depois de você ter as atitudes certas, chegou a hora de evitar os primeiros erros de um relacionamento. Nas primeiras vezes que ele demonstrar ciúme, coloque um freio nas atitudes do seu namorado. Não caia no erro de deixar de fazer alguma coisa só porque ele teve uma atitude ciumenta. De facto, ceder no início do relacionamento para este género de atitudes pode abrir caminho para que situações piores se repitam no futuro. Explique para ele, desde cedo, que os ciúmes exagerados são prejudiciais para o relacionamento e que caso ele continue, os dois poderão sair prejudicados.

Namorado ciumento controlando celular de namorada

Coloque limites

Na sua relação, existem limites para tudo, até para a aproximação exagerada de seu namorado. Olhar o tempo todo para o seu celular ou ficar  vendo com quem você está falando nas redes sociais, não são atitudes normais. Para que um namoro dê certo, é necessário confiança. E é isso que você precisa explicar para ele: a confiança é a base do sucesso de um namoro. Nas primeiras vezes que ele começar pegando o seu celular para ver com quem você está falando, explique para ele que essa atitude não é correta.

Se por acaso sentir necessidade de mostrar para ele de vez em quando, considere isso normal. Por vezes, o namorado ou a namorada sente vontade de partilhar e de conversar acerca da sua vida virtual com a pessoa que está namorando, como prova de que não tem nada a esconder.

Encoste ele à parede

Se você já tentou todas as técnicas que expliquei acima e nenhuma deu resultado, talvez seja o momento de encostar ele à parede: ou ele pára com esse género de atitudes ou o namoro termina. Para que os ciúmes demais não se prolonguem muito tempo em sua relação amorosa, é fundamental que trave a continuidade deste comportamento anormal. De nada serve prolongar os ciúmes de seu namorado ciumento, só irá prejudicar o namoro, ainda mais. Sabe que um bom encosto à parede pode, finalmente, “abrir os olhos” a seu namorado e conscientizar o seu exagero nos ciúmes para você.

Merece sair com amigos

Não é por ter namorado, que se deve afastar de seus amigos, mesmo que ele seja violento. Além do mais, mostre as diferenças que distinguem seus amigos e de namorado. Dedique tempo para sair com os amigos, bem como, com seu namorado. Estes são dois pilares importantíssimos para a sua própria felicidade. Tal como o seu namorado, também pode sair com seus amigos. Desde que se respeitem mutuamente. E porque não, planear um encontro com todos em sua casa e comer um sorvete à base de suco tang?

Como descobrir se seu namorado é ciumento demais? 

Para conseguir decifrar se o seu namorado é ciumento demais ou não, verifique as seguintes atitudes feitas de forma exagerada:

  • Escolhe a sua roupa;
  • Discorda quando diz que tem muito trabalho;
  • Fica estressado quando conversa com os amigos no celular;
  • Pega e analisa ao pormenor sua agenda e anotações;
  • Vasculha sua carteira e chaves;
  • Seleciona o único perfume que pode usar quando sair;
  • Quando conversa com uma pessoa, faz questão de estar em cima de suas palavras;
  • Olha, fixamente, para seu corpo o tempo todo;
  • Manda mensagens, continuamente, em curto espaço de tempo com a exigência de resposta imediata;
  • Se acha o seu centro das atenções;
  • Controla suas publicações nas redes sociais;
  • Vai para todo o lado com você;
  • Verifica o saldo dos seus cartões bancários e o dinheiro que traz em sua carteira;
  • Chateado quando quer sair sozinha ou com seus amigos sem ele.

Caso verifique que estas atitudes são levadas de forma exagerada pelo seu namorado, faça por aplicar algumas das dicas dadas acima. Se lembre que um namoro feliz, só é mesmo se não houver ciúmes demais. Se não está num relacionamento deste gênero, já alguma vez teve um namorado ciumento? Como resolveu a situação? Partilhe sua experiência de vida com o Vida e Moda, que terá todo o gosto de a receber, ajudando outras pessoas que poderão estar passando por um namoro complicado, repleto de ciúmes doentios. E seja feliz!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui