Micose nas unhas das mãos: como tratá-las e tipos de tratamentos

0
1115

Tratar micose nas unhas das mãos é muito importante mesmo, pois para todas as mulheres estar com as unhas bonitas e saudáveis é algo essencial. Mas nem sempre nossas unhas estão como gostaríamos, devido a vários fatores, como por exemplo, a falta de vitamina que as deixam fracas e quebradiças, a existência de infecções causadas por fungos que comprometem à saúde e a beleza das unhas.

Geralmente os fungos que agridem as unhas são os mesmo que causam infecções na pele. Eles conseguem penetrar na pele por causa de algum tipo de lesão já existente, que costuma ser chamada de “porta de entrada”. Instalam-se em um local bem protegido que muitas vezes os antifúngicos não conseguem atingi-los, muito menos eliminá-los.

Um problema bastante comum que contribui para agravar as infecções é a má circulação, pois as extremidades ficam muito distante do coração, o sangue precisa fazer um percurso maior para chegar até elas. Com certeza mulher alguma quer estar com as unhas feias, quebradiças e com fungos, assim como a maquiagem, as unhas fazem parte da beleza feminina e como a maioria das mulheres é vaidosa é imprescindível que as unhas estejam sempre lindas.

Micose nas unhas um problema que incomoda muito as mulheres
Micose nas unhas um problema que incomoda muito as mulheres

Alguns tipos de tratamentos para micose

– Depois de identificar o fungo seu médico iniciará o tratamento adequado, indicará o remédio específico, que dependendo do tipo de pele, pode ser um creme, uma solução, um pó, esmalte para micoses na unha, ou, em casos mais sérios, comprimidos. – Caso seu médico opte pelo tratamento com esmalte, fique bem atenta nas orientações, para saber exatamente como usar o esmalte terapêutico. Será muito importante para que o tratamento seja bem sucedido. . Antes da primeira aplicação do esmalte terapêutico recomenda- se cortar a unha, o mais rente possível, com alicate ou tesoura apropriada. – Uma boa higiene evita e contribui para a cura da micose.

A mulher preocupada com sua estética não precisa deixar de usar o esmalte cosmético de sua preferencia para as unhas durante o tratamento com esmalte terapêutico. Após secagem da camada do esmalte terapêutico espalhado sobre a unha com micose, conforme orientação médica, esta camada poderá ser recoberta por outra, do esmalte cosmético, sem perda do efeito terapêutico da medicação.

Agora que você já sabe o que é micose nas unhas, como elas aparecem e que tem tratamento para cuidar delas confira algumas dicas de tratamento caseiro. Com alguns tratamentos é possível fortalecer as unhas e fazer com que elas cresçam com mais rapidez de forma que possam ser esmaltadas e decoradas da forma que você mais gosta.

Dicas caseiras para unhas crescerem mais rápido

Qual mulher que nunca ficou desesperada ao quebrar uma unha, além de contrastar com as demais, a unha demora muito tempo para crescer. As unhas crescem em média um oitavo ao mês. Existem mulheres roedoras de unhas, por esse motivo não conseguem ter as tão desejadas unhas compridas, ainda há aquelas mulheres que possuem as unhas fracas. Mas fazer com que elas cresçam não é uma tarefa fácil, requer alguns cuidados. Existem algumas receitas caseiras para que suas unhas cresçam mais rápido e de maneira natural, sem usar produtos químicos. Umas das dicas mais simples é manter suas unhas feitas, uma vez por semana é o suficiente para que elas possam se desenvolver melhor e ficar livre das cutículas.

A seguir algumas dicas infalíveis que você poderá fazer em casa para suas unhas crescerem mais rápido:

1º- Pegue uma laranja, esprema o suco em um recipiente, em seguida deixe suas unhas de molho por 10 min. O acido fólico ajuda no crescimento das unhas e cabelos.

2º-Coloque um tomate no liquidificador com uma colher de azeite e bata. Depois despeje em um potinho e coloque suas unhas de molho por 10 min.

3º-Misture 1 colher de formol com gotas de vitamina E e 1 colher de azeite. Deixe suas unhas de molho por 10 minutos. Formol conecta as estruturas de queratina em unhas e cabelos, os deixando mais fortes e bonitos.

4º- Amasse um dente de alho e ferva em uma panela com um pouco de água, desligue após ferver, em seguida acrescente o suco de um limão. Coloque a mistura em um vidrinho e aplique nas unhas todas as noites antes de dormir.

5º- Cozinhe durante três horas 30 gramas de cravo em 200 ml de azeite de oliva em uma panela. Deixe a mistura esfriar, coe e use o líquido para massagear as unhas.

Unhas mais bonitas e saudáveis após tratamento
Unhas mais bonitas e saudáveis após tratamento

Procure sempre usar luvas para fazer as tarefas domésticas, isso manterá suas unhas longe dos produtos químicos que ressecam sua pele e suas unhas. Com as dicas acima você vai poder cuidar das suas unhas com produtos caseiros que não agridem a sua pele e podem ser encontrados com facilidade. A maioria das dicas para fortalecer as unhas que estão acima, já são conhecidas desde os tempos da vovó, por isso você pode fazer sem medo e usufruir dos resultados maravilhosos que elas proporcionam nas suas unhas.

Além dos tratamentos convencionais, como os cremes e os esmaltes hoje em dia existem tecnologias que nos conseguem ajudar a resolver determinados problemas, já para não falar da vasta quantidade de tratamentos caseiros que podemos fazer para ajudar a acelerar o processo de cura. Confira abaixo alguns dos tratamentos possíveis.

Tratamento com laser

O tratamento para micose de unha com laser, chamado de terapia fotodinâmica, utiliza o corante azul de metileno, que depois de aquecido pelo laser terapêutico vermelho é capaz de eliminar o fungo da micose e promover o crescimento da unha.

As sessões da terapia fotodinâmica geralmente ocorrem 1 vez por semana, mas há casos onde pode ser necessário realizar até 2 ou 3 sessões por semana e o tempo do tratamento varia entre 1 a 3 meses.

Outra opção é o tratamento para micose de unha com LED, que funciona da mesma forma que o laser, pois a luz emitida pelo LED também reage com o corante, facilitando a eliminação do fungo.

Tratamento caseiro

Os melhores remédios caseiros para a micose de unha, conhecida popularmente como “unheiro” ou cientificamente como onicomicose, são, principalmente aqueles preparados com óleos essenciais, já que uma boa parte desses óleos tem propriedades antifúngicas comprovadas e estudadas.

Embora possam ser utilizados isoladamente, os óleos essenciais também podem ser usados junto com o tratamento medicamentoso receitado pelo médico, potencializando seu efeito e acelerando a recuperação. No entanto, é importante que sempre se informe o médico sobre o uso dos óleos, para que possam ser adaptadas as doses e até orientados cuidados específicos.

Estes remédios naturais podem até ser usados quando surgem os primeiros sintomas de micose de unha, como a presença de uma mancha amarelada e espessamento da unha, para tentar controlar a infecção, até à consulta com o médico.

Óleo essencial de alecrim

O óleo de alecrim, conhecido cientificamente como Rosmarinus officinalis, também tem apresentado efeitos muito positivos no combate a fungos responsáveis pela micose de unha. Assim, pode ser uma excelente opção natural para tentar controlar o problema.

Como usar: aplicar uma gota diretamente na unha afetada, 2 vezes ao dia, após lavar o local com água e sabão. Caso exista sensibilidade da pele a este óleo essencial, deve-se misturar com 1 gota de um óleo vegetal, como óleo de amêndoas, abacate ou coco, por exemplo.

Este tratamento deve ser mantido por até 4 semanas após desaparecimento dos sintomas, para garantir que o excesso de fungos é completamente eliminado.

óleo essencial de alho

Óleo essencial de alho

O óleo essencial do alho é um dos óleos mais estudados para o combate de fungos e outros micro-organismos, tendo um forte efeito e sendo, assim, indicado por muitos médicos e profissionais que recorrem a opções naturais para o tratamento de infecções por fungos. Esse efeito acontece principalmente devido à presença da substância alicina.

Além disso, o alho é barato e bastante versátil, podendo ser usado na sua forma natural ou como óleo.

Siga estas dicas que irão ajudar no tratamento da micose de unha:

  • Evitar roer as unhas;
  • Lavar e secar bem as unhas após o banho;
  • Usar sapatos abertos de preferência e que não sejam apertados;
  • Usar meias de algodão;
  • Evitar partilhar lixas de unhas e objetos de manicure ou pedicure;
  • Desinfetar com álcool os objetos de manicure ou pedicure antes de os utilizar;
  • Levar o próprio material de unhas como alicate, lixas, esmalte ou palito quando for à manicure ou pedicure em salão de beleza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui