Mentoplastia e a cirurgia plástica para melhora e harmonia da aparência facial

0
473

As cirurgias plásticas são muito procuradas, seja para fins de saúde ou fins estéticos e, atualmente, mais uma cirurgia ganhou fama na sociedade. Entenda o que é a mentoplastia, como a cirurgia funciona e seu uso na harmonização facial.

Não é de agora que as cirurgias plásticas, seja por estética ou por necessidade, tornaram-se as queridinhas de milhares de pessoas. Afinal, nós, seres humanos, sempre encontramos alguma coisa no corpo que desejamos mudar ou melhorar.

Entre as mais populares, temos as cirurgias plásticas de redução, as cirurgias plásticas para colocar silicone e aqueles que alteram elementos faciais, como a Rinoplastia para quem deseja modificar o nariz.

Estar de bem com o próprio corpo, já é comprovado que melhora a autoestima e a qualidade de vida, portanto, as cirurgias plásticas ajudam muitas pessoas a serem felizes consigo mesmas.

Entretanto, recentemente, uma cirurgia plástica muito usada para correções necessárias para a saúde e autoestima, passou a ser uma das cirurgias famosas entre as pessoas que buscam a perfeição.

A mentoplastia tornou-se muito usada no procedimento de harmonização facial, tanto por homens quanto por mulheres. Confira, neste artigo, mais informações sobre a mentoplastia, quem deve fazê-la e muito mais.

aplicação de substâncias no rosto

Correção e harmonia em uma só cirurgia

A mentoplastia é uma cirurgia plástica responsável por corrigir a posição do queixo. Esse procedimento trabalha ajustando a região do mento, nome científico do queixo, região que compreende o pescoço, a mandíbula e a parte inferior da face.

A cirurgia pode aumentar ou diminuir o mento, buscando a harmonia de acordo com visão simétrica da face. Uma outra função da mentoplastia, relacionada a qualidade de vida, é ajustar o mento para que a pessoa possa ter uma mastigação e respiração saudáveis.

Atualmente, junto com a mamoplastia (colocação de silicone nos seios), a mentoplastia tornou-se uma das cirurgias plásticas mais procuradas, devido a harmonização facial, que busca a harmonia e simetria e a rápida recuperação popularizou ainda mais o procedimento.

Também chamada de cirurgia ortognática, a mentoplastia pode ser dividida em dois tipos:

  • Mentoplastia de aumento ou cirurgia ortognática classe 2: Para casos em que o maxilar superior avança uma distância grande em relação aos dentes inferiores;
  • Mentoplastia de redução ou cirurgia ortognática classe 3: Para casos que são o inverso da classe 2. Quando o maxilar inferior avança uma distância grande em relação aos dentes superiores.

Seja para correção de uma necessidade que afeta a rotina diária do indivíduo ou para ajuste por fins estéticos, é sempre indicado que essa e qualquer outra cirurgia plástica seja feita apenas com profissionais capacitados, pois esse tipo de cirurgia é delicada e precisa de atenção e cuidados.

Quando e para quem a mentoplastia é indicada

Uma dica muito importante: se você tem alguma dúvida sobre o procedimento ou se é isso mesmo que deseja fazer, em casos de fins estéticos, o ideal é escolher procedimentos na área que não sejam permanentes.

Utilização de Botox e outras substâncias, injetadas no local por um profissional, pode, talvez, ser o que você busca e te ajuda a evitar um procedimento mais invasivo. Porém, caso escolha a mentoplastia, saiba que essa é permanente, uma vez feita não tem volta.

Indicada para correção e estética, em pessoas com problemas de mastigar ou respirar, a mentoplastia só pode ser feita em pessoas a partir dos 17 anos, idade na qual os ossos do rosto se desenvolveram quase por completo. Outra condição para a cirurgia é que a pessoa tenha passado por tratamento ortodôntico por 2 anos.

Para fins estéticos, para corrigir deformidades visuais no queixo, o médico analisará exames e estudará a melhor forma de corrigir o problema. O médico especialista analisará o tipo da deformidade e sua extensão que podem ser:

  • Macrogenia: quando a deformidade é proeminente;
  • Microgenia: quando a deformidade é considerada deficiente;
  • Assimétrico: quando a deformidade não tem simetria.

Em ambos os tipos de procedimentos da cirurgia plástica, o médico irá avaliar a situação antes de autorizá-la.

Analisando o rosto de uma mulher

Chegou o dia da cirurgia plástica: O que devo fazer?

Assim como toda cirurgia, a mentoplastia possui algumas condições que o indivíduo deve seguir antes do procedimento. Aqui, será necessário um jejum de 2 horas antes da cirurgia, para quem for usar anestesia local e um jejum de 12 horas para quem for usar a anestesia geral.

A anestesia local é, geralmente, utilizada em casos em que o osso não se desenvolveu por completo e será necessária a colocação de uma prótese no queixo. Já para os casos de aumento ou redução do mento, será usada a anestesia geral.

Sua cirurgia pode ser adiada caso tenha casos de gripe, infecção em alguma parte do corpo e qualquer outra doença que envolva a face. Se a cicatriz te preocupa, pode ficar relaxado, pois o corte é feito na parte interior da boca, sem cicatrizes aparentes.

Os procedimentos variam de 90 a 120 minutos, de acordo com a situação e o objetivo da cirurgia. Para cada objetivo, é utilizada um tipo de intervenção da mentoplastia:

Aumento do mento (osso retraído): Será inserida uma prótese de silicone, mas o uso desse material vem diminuindo com o tempo, devido à grande probabilidade de se ter uma infecção e da absorção óssea que ocorre com o tempo;

Aumentar o queixo: Será aplicado o porex, um material do tipo poroso que ajuda na proteção contra infecções e nas possíveis rejeições, e impede a reabsorção do osso. Seus benefícios o tornaram mais usado na mentoplastia;

Manipulação do tamanho do queixo: Aqui, é usada a cirurgia ortognática.

  • Recuperação pós-cirúrgica

Depois da cirurgia, o paciente terá alta no mesmo dia e poderá seguir para casa. Se o procedimento foi um implante de uma prótese, a área será imobilizada por cerca de uma semana.

Algumas pessoas aproveitam e fazem alguns procedimentos juntos, na mentoplastia é comum uma lipoaspiração na área do pescoço, por exemplo. Se o paciente fez os dois procedimentos, então a parte do pescoço seguirá enfaixada por um tempo.

Espere um pouco de inchaço na área, em torno de dois dias após a cirurgia. Isso é bem comum e o inchaço costuma reduzir em torno de sete a dez dias. Durante o período de recuperação, até que a área desinche, é indicado que seja feito o consumo de uma dieta líquida, para evitar forçar a área do mento.

Após a área desinchar por completo, a pessoa poderá voltar a sua rotina diária e voltar a consumir alimentos normais. Em alguns casos, será necessário o uso de aparelho ortodôntico para alinhas ambas as arcadas dentárias.

Siga as orientações do seu médico e se tiver qualquer problema, avise-o na hora. A mentoplastia não aparece tantos riscos, mas aconteceram casos de sangramentos no nariz e na boca e alguns relatos de perda de sensibilidade na face.

Portanto, obedeça as ordens médicas e consuma apenas os medicamentos prescritos.

Prós e contras da mentoplastia

Primeiro, vamos conhecer os prós de se fazer a mentoplastia:

  • Dependendo do caso, o tipo de anestesia é local e só será necessário duas horas de jejum;
  • Alta no mesmo dia, o que é confortável e reduz o índice de infecções hospitalares;
  • A cirurgia é considerada simples, com tempo que varia de 90 a 120 minutos;
  • Pós-operatório com dores leves e pouco inchaço, levando apenas uma semana, em média, para retornar às atividades normais;
  • O valor da mentoplastia é acessível.

E agora os contras, o que complica na hora de escolher a cirurgia:

  • Pelo fato da alta ser no mesmo dia, é necessário um cuidado ainda maior com a recuperação, devido às infecções;
  • Sua rotina alimentar muda completamente, pois é ideal que consuma líquidos, para evitar forçar a área;
  • Atenção na posição para dormir, com a cabeceira mais alta. Também tenha cuidado com a exposição excessiva ao Sol;
  • Não faça exercícios físicos, repouse o máximo possível e, se for fumante, evite nesse período;
  • Sua higiene bucal necessitará de atenção redobrada, para não infeccionar a área.

Mulher sorrindo

Harmonização facial e o procedimento que viralizou pelo mundo

A mentoplastia, como visto acima, é uma cirurgia que ajuda bastante em casos de qualidade de vida, mas também ajuda pessoas com a saúde mental, a serem felizes e amor o seu corpo, através da cirurgia estética.

A abdominoplastia possui fins como a mentoplastia, para a qualidade de vida e para fins estéticos. Ao unir essas duas cirurgias com a mamoplastia (implante de silicone), temos a tríade de cirurgias muito procuradas para formar o corpo perfeito.

Ninguém deve ser julgado por buscar algo que lhe traga aumento da autoestima, felicidade, mas faça procedimentos desse tipo apenas se você quiser. Se está à procura de se modificar por padrões da sociedade, pode ser que se arrependa depois e existem procedimentos, como a mentoplastia, que são permanentes.

A mentoplastia está famosa, uma tendência de consumo da área, isso pode induzir algumas pessoas a escolherem o procedimento apenas por estar na moda. Portanto, escolha e tome a decisão com o coração.

Depois disso, aproveite o seu rosto, o seu novo mento e sorria, seja feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rating