Bianca Andrade nasceu e foi criada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. É blogueira, atriz, youtuber, maquiadora, empresária e influenciadora digital, e é mais conhecida como Boca Rosa. Ela iniciou a trajetória na internet aos 16 anos, ainda nas comunidades do Orkut, chamando a atenção das amigas pelas maquiagens que usava. Começou a gravar tutoriais de maquiagem no quarto de sua casa, e hoje é uma das referências em produtos de beleza. Apesar de desde pequena gostar de maquiagens, sua família não tinha dinheiro para comprar. Seu apelido de Boca Rosa começou na época do colégio, onde Bianca chamava atenção porque usava muitos batons nesse tom. E foi exatamente esse apelido escolar que originou uma das maiores marcas de maquiagem – Maquiagem Boca Rosa ou Boca Rosa Beauty.
Ainda adolescente, Bianca fez um curso de maquiagem no SENAC, e usou toda sua criatividade para criar um canal no Youtube. Com isso, começou a sair em matérias de jornais locais e ganhou uma pequena notoriedade.
Sua participação no Big Brother Brasil, um dos maiores programas de entretenimento, ajudou a promover a venda de seus produtos, e o que ajuda é que os valores da linha de cosméticos não são tão caros, sendo acessíveis principalmente ao público jovem.
Sua aparição no horário nobre expandiu seu nome, fazendo uma propaganda gratuita da sua marca. Além de ganhar mais seguidores, ela triplicou o número de vendas de seus produtos, que esgotaram em diversas lojas.
Com a marca e com seus trabalhos como influenciadora digital, Bianca provou que o marketing de influência é uma ferramenta em potencial para gerar e manter um relacionamento com o público.
Os influenciadores digitais, se usados de maneira estratégica para divulgação de marcas e produtos, podem trazer benefícios para as empresas, pois conseguem levar o consumidor para a decisão de compra, graças ao reconhecimento e autoridade que exercem sobre o público.
Através do seu canal do Youtube, Bianca Andrade ensina milhões de seguidores a se maquiar da melhor forma possível.
Além do sucesso no mundo da beleza, a blogueira também é conhecida por polêmicas. Já foi acusada de apropriação cultural, por fazer trancinhas afro em seu cabelo para passar as festas de fim de ano na Bahia.
Após desfazer o penteado, ficou com os fios bem armados, formando um grande “black power”. Além disso, ela passou por uma lipoaspiração secreta, o que frustrou muita gente que pensava que ela tinha emagrecido somente com dieta natural, exercícios e cintas elásticas.
Maquiagem Boca Rosa
A Boca Rosa Company é dona de duas marcas associadas, a Boca Rosa Beauty e a Boca Rosa Hair. Essas duas marcas são voltadas para o nicho de beleza e cuidados pessoais, oferecendo produtos para os cabelos e produtos de maquiagem, como já vimos acima.
Os produtos mais vendidos da marca são:
- Máscara de cílios;
- Paletas de sombras, blush, iluminadores, contorno e bronze;
- Lip Tint;
- Delineadores e Lápis de olho;
- Batons e Bases para vários tipos de pele;
- Shampoo em barra, máscara capilar, shampoo líquido, condicionador líquido, quartzo líquido e proteína capilar;
- Goma de suplemento vitamínico
A Payot é responsável pelos produtos ligados à Boca Rosa Beauty e a Cadiveu é responsável pelos produtos ligados à Boca Rosa Hair.
Cada produto chega ao consumidor final com o máximo de qualidade, pois Bianca acompanha todo o processo, sendo diretora criativa, e CEO da empresa.
Além disso, é considerada um dos principais rostos da empresa.
A mãe de Bianca, Mônica, foi a grande apoiadora de todo o seu projeto. Ela era dona de um buffet no Rio de Janeiro, e Bianca ajudava a montar a mesa de frios e fazia outros serviços para ajudar a mãe.
Jogadas de Marketing
As estratégias de marketing da Boca Rosa Company são de aplaudir de pé. Os produtos de suas marcas possuem uma identidade visual bem característica, o que facilita para que as pessoas reconheçam o produto facilmente na prateleira.
Assim, cada lançamento é trabalhado de forma exemplar com o marketing orgânico.
Entre as estratégias de marketing já utilizadas pela Boca Rosa Beauty, temos:
- Visibilidade: participar do Big Brother Brasil foi a grande tacada, como já dissemos acima pois Bianca usava looks monocromáticos e suas maquiagens eram postadas na página da marca. A participação dela no BBB fez com que a linha de pele da Boca Rosa Beauty vendesse três vezes mais.
- Press Kits: a cada lançamento a empresa distribui Press Kits para influenciadores digitais, que possuem fácil abertura, ótimo design e já se tornaram uma marca registrada da empresa
- Design dos Produtos: as embalagens dos produtos da empresa também são estrategicamente pensados para atender as expectativas de clientes, com o objetivo também de surpreender. Inclusive a embalagem de uma das bases tinha reclamações por conta da praticidade e mesmo assim, a marca tratou de mudar, atendendo pedidos da clientela.
- Nomes marcantes: cada produto possui nomes marcantes, que remetem à história da marca como os clássicos “carinha de metida” e “Copacabana”.
- Gatilhos mentais: algumas coleções da marca são limitadas, o que cria desejo nos clientes para adquirirem os produtos o quanto antes, para não ficar sem.
Como resposta dessas ações, a Boca Rosa Company ocupa hoje um lugar de destaque no mercado e chama bastante atenção do seu público alvo. Os produtos da marca podem ser encontrados em vários pontos de venda, inclusive em lojas famosas como Sephora, Renner e Riachuelo.
Mas nem tudo são flores. Dois produtos geraram algumas dores de cabeça no lançamento. Bruna e Lágrima começaram a ser comercializados, e mesmo depois de vários testes, causaram leves irritações nos rostos de algumas consumidoras, que tinham a pele bem sensível. Em razão disso, os produtos foram retirados dos pontos de venda.
Lançamentos
Os lançamentos da empresa são bem impactantes, pois Bianca faz questão que a experiência dos clientes seja a melhor possível.
Em parceria com a Payot, a coleção da Boca Rosa Beauty foi um sucesso. No lançamento, as empresas alugaram uma mansão na Avenida Paulista, que foi toda decorada com bocas rosas por fora.
Em outros grandes lançamentos a empresa focou na cor azul, e também já houve lançamento feito a partir de uma collab com a cantora Carol Biazin, e todos foram um verdadeiro sucesso.
O primeiro lançamento da empresa foram 10 batons com 10 tons de rosa. Em todos os lançamentos há uma história por detrás, e o que faz com que o público fique cada vez mais curioso para saber quais são os novos lançamentos da marca.
Com esse cuidado, cada lançamento faz com que a empresa se destaque ainda mais no mercado e surpreenda sempre o público. O último lançamento foram gomas vitamínicas, e o estoque de um mês foi vendido em cerca de 24 horas após o lançamento.
Mas cada passo da empresa precisa ser pensado de forma estratégica para conseguir chegar nos seus objetivos e atender as expectativas do público. Bianca já afirmou em um de seus vídeos no Youtube que a paleta de iluminadores da linha OMG! Foi a mais difícil de ser desenvolvida.
As paletas foram feitas em material de acrílico, surpreendendo os clientes e diminuindo os custos dos produtos.
Contamos aqui um pouco de como foi o Império construído por Bianca Andrade, a Boca Rosa. Para conhecer mais sobre sua vida e sobre seus produtos é só ficar ligado em seu canal do Youtube e também nas suas redes sociais, que sempre estão atualizadas sobre a vida da empresária.