Mais importante do que estar por dentro das estampas é saber o efeito que elas causam no corpo para escolher a melhor padronagem, de modo que disfarce as imperfeições e não as acrescente.
Os tecidos com estampas e cores fortes sempre chamam mais atenção, portanto vale lembrar que a parte do corpo onde estiver usando vai ser a mais observada. Na parte de cima valorizam os ombros e destacam os seios, na parte de baixo chamam atenção para os quadris e o glúteo. Se você quer esconder uma parte do seu corpo invista na estampa, mas na direção oposta, ou seja, para esconder o bumbum use estampa na parte superior.
Variáveis das estampas
As estampas podem aumentar ou não o volume do corpo depende da cor predominante e do desenho da estampa. As estampas que se destacam como sendo as mais favoráveis para as gordinhas, são as menores com fundo escuro e temas de flores pequenas. Porém as estampas com fundo claro grandes flores e geométricos devem ser evitados. Vale lembrar que a silhueta do corpo torna-se mais visível em cores mais claras. A mistura para duas estampas requer bom senso de quem às usa, evite o excesso, pois ele poderá aumentar ainda mais a sua silhueta proporcionando um visual desagradável aos seus olhos.
Use o espelho como aliado
Normalmente as mulheres quando se vestem gostam de se olhar no espelho e dependendo do que veem podem ou não usar o look, é preciso gostar do que vê para que se sinta bem. Assim acontece com as estampas, todas as gordinhas podem usá-las, basta ter bom senso na hora de fazer a escolha para não causar efeito indesejado. Portanto as estampas que são tendência podem ser usadas por todos os tipos de mulheres e deixar o look mais romântico e sensual, desde que saibam usar da maneira correta. Com as dicas acima fica fácil para as gordinhas optarem pelo melhor visual.