Com tanta correria que os dias tem nos ofertados, nada melhor do que chegar em casa e ter um ambiente calmo e tranquilo para se viver e descansar. São tantos os problemas que a nossa rotina nos gera, que fica difícil descansar em um lugar que não nos deixe relaxados e tranquilos.
Partindo dessa necessidade de descansar e ter um lugar onde se morar com uma decoração tranquila e aconchegante foi que criaram um estilo de decoração que é sinônimo de conforto e organização. O estilo minimalista veio para destacar que viver com menos é mais. E é isso que iremos ver nesse agora.
Índice deste artigo
Surgimento das decorações no estilo minimalista
Após a Segunda Guerra Mundial e a sua destruição que acabou com muitos países e seus habitantes, inúmeras pessoas perderam praticamente tudo que tinham. E foi a partir de uma grande necessidade de recomeço que foi criado o estilo de decoração minimalista, onde só se vive com o essencial.
O estilo minimalista
Contando com um ambiente cuidadosamente decorado somente com o que a peça de sua casa precisa para se compor, o estilo de decoração minimalista alia a estética juntamente com a funcionalidade pratica que nossos dias corridos exigem. Deixando de lado as exuberâncias que antes tinham das peças das casas, com grandes quadros, enfeites e tudo mais, o estilo minimalista pode ser considerado até mesmo um lifestyle(estilo de vida) por se tratar até mesmo de renunciar tudo aquilo que seja exuberante e em excesso numa sala de sua casa, por exemplo.
Porém, engana-se aquele que pensa que o estilo minimalista é brega, feio ou old. No que tem esse estilo de simples, ganha na sua beleza e sofisticação. Quem tem uma casa assim, poderá lhe descrever a tranquilidade e o conforto que esse estilo oferece, podendo ser um universo à parte da correria e confusão que existe mundo a fora.
Vale salientar que aquela pessoa que está procurando implantar o estilo minimalista em sua casa precisa ter em mente uma coisa: organização. Tudo na casa deve ter o seu devido lugar. Aquilo que não está sendo utilizado precisa ser guardado. O must desse estilo é o ambiente limpo e livre de impurezas que os olhos veem. Como disse acima, ele deixa de lado os destaques dos enfeites e tudo mais. Por isso que o ambiente se torna tão tranquilo e suave, pois até onde as vistas alcançam em sua casa, não encontrará nada fora do seu eixo, do seu lugar.
Dicas para o estilo minimalista
Com algumas dicas bem simples você poderá destacar a sua casa com esse novo estilo:
Linhas estreitas
As linhas estreitas e simples são a essência do estilo minimalista. Tente mescla esse estilo na decoração e na arquitetura do local. Por exemplo, nas janelas, invista nas lisas. O chão pode se investir naqueles materiais sem quebras e de preferência polidos.
Cores do ambiente
Levando em consideração o estilo minimalista, você terá como destaque desse ambiente as cores preto e branco para dar o ar e o destaque necessário para o ambiente. Lembre-se de que quanto mais claro, melhor. Com isso, você poderá fazer belos jogos de luzes para ampliar o ambiente e engrandecer o espaço do local. Evite utilizar cores vibrantes para não quebrar o estilo minimalista de ser e viver.
Mobília da casa
Como grande foco de decoração, a mobília da casa deve ser provida de nuances e combinações entre mobílias para deixar o ambiente belo. Tendo como exemplo, até mesmo os armários, portas e gavetas da casa não tem puxadores e maçanetas. Tudo isso para deixar o ambiente ainda mais diferente.
Com uma casa decorada dessa forma você deixará de se preocupar com enfeites e com a limpeza de tantos ‘’cacarecos’’ e poderá usufruir de um ambiente muito mais sofisticado, simples e pratico para que você possa aproveitar o que nele há de mais especial: o conforto e a qualidade de descanso que se terá.