Os cuidados com as mãos e unhas são fundamentais, principalmente das mulheres que são tão vaidosas. No entanto, esses cuidados não consistem em apenas esmaltar, lixar e tirar as cutículas, mas ter cuidados extras para que mantenham a saúde. Você sabia que as cutículas podem infeccionar e você nem se dar conta do que seja?
Elas ficam bem doloridas, se não tratadas podem causar sérios problemas. Esse é um processo bem comum que ocorre com a maioria das mulheres, principalmente as brasileiras que tem o hábito de tirar as cutículas. É preciso ficar atenta aos pequenos detalhes para que isso não ocorra.
Sem dúvida a retirar a cutícula da unha deixa-a mais bonita, mas há contradição nesse hábito tipicamente brasileiro. Essa pele que se forma ao redor da unha serve para evitar que fungos e baterias entrem em contato com nosso organismo. Na cutícula encontra-se a matriz da unha, se houver algum tipo de inflamação ou trauma, poderá ocorrer alteração no formato da unha. As americanas e europeias não retiram a cutícula e esta moda já esta sendo aderida em vários salões brasileiros, devido a praticidade tem conquistado a mulherada, não precisa perder aquele tempão deixando a unha de molho, retirando a cutícula, e ainda não corremos o risco de contaminação de doenças como hepatites, pois a maioria dos salões não possuem equipamento adequado, como a autoclave.
A realidade é que a cutícula é um grande tabu entre as mulheres, todas querem as unhas bem feitinhas e cuidadinhas com o esmalte mais lindo, mas para isso é preciso estar sem as cutículas. Cortar, empurrar e às vezes tirar bifes é o carma de toda mulher quando estão com as cutículas grandes. O problema é que nenhuma mulher passa mais que uma semana sem tirar as cutículas. Essa pele que teima em crescer ao redor das unhas incomoda muito as brasileiras, por isso elas procuram a manicure, toda a semana, é um vício maravilhoso. Não é mesmo meninas?
Uma questão de cultura
Tirar as cutículas é uma questão de cultura mesmo, como por exemplo, as europeias apenas empurram as cutículas, ao contrário das brasileiras que preferem tirar. No entanto, é preciso lembrar que a cutícula tem um papel muito importante para as unhas, pois ela tem o papel de fixar a unha e proteger a matriz ungueal. A cutícula é um anexo da unha com a função de protegê-la contra infecções, micoses e danos no crescimento. Portanto é muito importante cuidar para não machucar quando tirar a cutícula, pois pode se instalar uma infecção como a paroníquea que pode causar danos na matriz da unha de forma que ela nasça defeituosa e nunca mais volte ao que era.
O que causa a infecção nas cutículas das unhas
A infecção nas cutículas das unhas geralmente ocorre por causa de uma lesão no local. A lesão pode ocorre por várias causa, como, por exemplo, o rompimento da radícula que foi cortada ou rompida, por um movimento brusco como empurrar as cutículas ou cortar com alicate. A infecção pode ser ocasionada por fungos ou bactérias, uma vez que ambos podem penetrar na lesão ocasionando vermelhidão e dor. A paroníquia é o tipo mais corriqueiro dessa infecção.
Sintomas de infecção
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, no entanto o mais comum é a vermelhidão ocasionada na volta da unha, dando sensibilidade e podem aparecer bolhas de pus. O processo de infecção pode levar alguns dias ou aparecer de repente e ficarem muito doloridas por vários dias. Para tratar esse tipo de infecção é importante procurar um profissional qualificado, um Médico Dermatologista, na maioria das vezes só com uma medicação local é possível amenizar o problema. Em outros casos é preciso um diagnóstico mais aprofundado com exames.
Prevenção
É possível prevenir esse problema com alguns cuidados bem simples como:
– Não morder ou arrancar as peles na volta das unhas;
– Use luvas de borracha para fazer as tarefas diárias;
– Use sempre seu kit manicure, mesmo que vá a um salão de beleza.
Com esses cuidados é possível ter unhas e cutículas saudáveis.
Cuidados a ter com suas cutículas:
– A ultima vez que você for retirar a cutícula deverá retirar somente os excessos, cortando superficialmente com alicate a pontinha da pele que levantou.
– Recomenda-se repetir o processo de descolamento da cutícula 1 vez por semana, no início, para elas se acostumarem com o novo hábito. Você fará isso até elas pararem de crescer.
– Use um esfoliante de mãos e unhas, ele eliminará a pele morta e ressecada.
– Use um redutor de cutículas.
– Usar regularmente um hidratante para as cutículas, compre um produto especifico, isso evitará que suas cutículas ressequem.