Cuidados a ter com as cutículas

0
1089

Os cuidados com as mãos e unhas são fundamentais, principalmente das mulheres que são tão vaidosas. No entanto, esses cuidados não consistem em apenas esmaltar, lixar e tirar as cutículas, mas ter cuidados extras para que mantenham a saúde. Você sabia que as cutículas podem infeccionar e você nem se dar conta do que seja?

Elas ficam bem doloridas, se não tratadas podem causar sérios problemas. Esse é um processo bem comum que ocorre com a maioria das mulheres, principalmente as brasileiras que tem o hábito de tirar as cutículas. É preciso ficar atenta aos pequenos detalhes para que isso não ocorra.

Sem dúvida a retirar a cutícula da unha deixa-a mais bonita, mas há contradição nesse hábito tipicamente brasileiro. Essa pele que se forma ao redor da unha serve para evitar que fungos e baterias entrem em contato com nosso organismo. Na cutícula encontra-se a matriz da unha, se houver algum tipo de inflamação ou trauma, poderá ocorrer alteração no formato da unha. As americanas e europeias não retiram a cutícula e esta moda já esta sendo aderida em vários salões brasileiros, devido a praticidade tem conquistado a mulherada, não precisa perder aquele tempão deixando a unha de molho, retirando a cutícula,  e ainda não corremos o risco de contaminação de doenças como hepatites, pois a maioria dos salões não possuem equipamento adequado, como a autoclave.

A realidade é que a cutícula é um grande tabu entre as mulheres, todas querem as unhas bem feitinhas e cuidadinhas com o esmalte mais lindo, mas para isso é preciso estar sem as cutículas. Cortar, empurrar e às vezes tirar bifes é o carma de toda mulher quando estão com as cutículas grandes. O problema é que nenhuma mulher passa mais que uma semana sem tirar as cutículas. Essa pele que teima em crescer ao redor das unhas incomoda muito as brasileiras, por isso elas procuram a manicure, toda a semana, é um vício maravilhoso. Não é mesmo meninas?

cuticulas

Uma questão de cultura

Tirar as cutículas é uma questão de cultura mesmo, como por exemplo, as europeias apenas empurram as cutículas, ao contrário das brasileiras que preferem tirar. No entanto, é preciso lembrar que a cutícula tem um papel muito importante para as unhas, pois ela tem o papel de fixar a unha e proteger a matriz ungueal. A cutícula é um anexo da unha com a função de protegê-la contra infecções, micoses e danos no crescimento. Portanto é muito importante cuidar para não machucar quando tirar a cutícula, pois pode se instalar uma infecção como a paroníquea que pode causar danos na matriz da unha de forma que ela nasça defeituosa e nunca mais volte ao que era.

O que causa a infecção nas cutículas das unhas

A infecção nas cutículas das unhas geralmente ocorre por causa de uma lesão no local. A lesão pode ocorre por várias causa, como, por exemplo, o rompimento da radícula que foi cortada ou rompida, por um movimento brusco como empurrar as cutículas ou cortar com alicate. A infecção pode ser ocasionada por fungos ou bactérias, uma vez que ambos podem penetrar na lesão ocasionando vermelhidão e dor. A paroníquia é o tipo mais corriqueiro dessa infecção.

cuticulas 1

Sintomas de infecção

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, no entanto o mais comum é a vermelhidão ocasionada na volta da unha, dando sensibilidade e podem aparecer bolhas de pus.  O processo de infecção pode levar alguns dias ou aparecer de repente e ficarem muito doloridas por vários dias. Para tratar esse tipo de infecção é importante procurar um profissional qualificado, um Médico Dermatologista, na maioria das vezes só com uma medicação local é possível amenizar o problema. Em outros casos é preciso um diagnóstico mais aprofundado com exames.

Prevenção

É possível prevenir esse problema com alguns cuidados bem simples como:

– Não morder ou arrancar as peles na volta das unhas;

– Use luvas de borracha para fazer as tarefas diárias;

– Use sempre seu kit manicure, mesmo que vá a um salão de beleza.

Com esses cuidados é possível ter unhas e cutículas saudáveis.

cuticulas 2

Cuidados a ter com suas cutículas:

– A ultima vez que você for retirar a cutícula deverá retirar somente os excessos, cortando superficialmente com alicate a pontinha da pele que levantou.

– Recomenda-se repetir o processo de descolamento da cutícula 1 vez por semana, no início, para elas se acostumarem com o novo hábito. Você fará isso até elas pararem de crescer.

– Use um esfoliante de mãos e unhas, ele eliminará a pele morta e ressecada.

– Use um redutor de cutículas.

– Usar regularmente um hidratante para as cutículas, compre um produto especifico, isso evitará  que suas cutículas ressequem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui