Corte de cabelo ideal para rosto comprido

0
2572

Para quem tem o rosto comprido, é comum pensar em cortar o cabelo e ter receio de não ser o corte certo para você. Neste artigo, você conhecerá os diversos formatos de rostos e terá inúmeras opções de cortes que harmonizam com o seu rosto comprido.

Escolher um corte de cabelo ideal não é fácil. Na verdade, depende do formato do rosto  e do conjunto geral. Na hora de fazer o corte de cabelo é importante fazer a escolha certa, ou seja, um corte que se adeque ao seu rosto e não cause dores de cabeça futuras.

Isso vale para diversas outras coisas, como a escolha dos brincos adequados ou a escolha do tipo de blusa que combine com o seu corpo ou a escolha da maquiagem para o seu look. No final, sempre se busca aquilo que harmonize com a sua beleza natural.

O cabelo é um ponto delicado para as mulheres, aquele que tem o poder de mudar a autoestima e o humor de qualquer uma delas e, por esse motivo, necessita de atenção redobrada.

Conhecer os pontos fortes do rosto aliado a informações do cabelo e até de maquiagem é muito importante para fazer um corte que seja compatível com a silhueta e a deixe ainda mais valorizada.

Dependendo do corte você pode ficar mais jovem ou mais velha, por isso é importante ficar atenta aos detalhes. Neste artigo você conhecerá os tipos de rosto e ainda alguns cortes de cabelo voltados para o rosto comprido. Confira o seu tipo de rosto e aproveite as dicas.

mulher no cabeleireiro

Você conhece o impacto do visagismo na beleza?

O visagismo tomou forma em 1937, com o francês Fernand Aubry, cabeleireiro e maquiador da época, mas foi pelas mãos de um brasileiro que a técnica se concretizou e ganhou os holofotes.

Philip Hallawell, um artista plástico brasileiro, trouxe o método para o Brasil, criando apostilas e livros sobre o assunto e disseminando o método além das fronteiras. Com o seu olhar profissional, visualizou e colocou em prática o visagismo para o rosto.

O visagismo é uma união de técnicas que buscam a valorização da beleza natural do rosto. Técnicas como design de sobrancelhas, cores e cortes de cabelo e outros itens faciais compõem o método.

O profissional, chamado de visagista, estuda todos os formatos de rosto e tudo o que combina e melhor valoriza cada um deles. Ele levará em conta os traços faciais para compor o seu corte, a sua make e muito mais.

Você pode até pensar que é algo simples que qualquer cabeleireiro faz, mas essa técnica torna-se complexa no momento em que se lembra que a beleza está totalmente conectada com a confiança e a autoestima de cada pessoa.

Por isso torna-se tão importante, pelo poder que tem de mudar a qualidade de vida de alguém, seja para o bem ou para o mal. Um corte não é apenas isso, é uma das técnicas que vai te ajudar a se sentir ainda melhor.

Tipos de formatos de rostos

Existem vários tipos de formatos de rosto, em torno de nove formatos, sendo dois deles considerados formatos do rosto comprido: o formato oval e o formato retangular. Caso você ainda não saiba o seu tipo de formato de rosto, chegou a hora de descobrir.

Confira abaixo os nove formatos de rostos e encontre o seu.

– Quadrado: Mesmo tamanho do rosto, tanto na largura como no comprimento;

– Retangular: Esse é um dos formatos considerados comprido, onde o comprimento é praticamente duas vezes maior que a largura;

– Oval: Apesar de também ser um rosto comprido, o rosto oval possui o comprimento em torno de 1/3 a mais da largura, o que o deixa levemente comprido;

– Redondo: Assim como o rosto quadrado, o rosto redondo tem as mesmas dimensões de comprimento e largura. Entretanto, a testa é menor e os traços são mais angulados;

– Diamante: Apesar de ter uma largura menor que o comprimento, a maçã do rosto se destaca e a testa é um pouco menor;

– Triangular: Esse formato de rosto tem a testa mais estreita e as bochechas mais compridas;

– Triângulo invertido: Diferente do anterior, esse formato possui uma testa maior e a bochecha que afina;

– Hexagonal: Aqui, a diferença está nas laterais da mandíbula e da testa mais redondas e bochechas mais destacadas;

– Coração: O comprimento também é maior que a largura nesse formato, mas a maçã do rosto e a bochecha mais destacadas e o queixo pontudo formam o coração.

Cortes indicados para o rosto comprido

Conhecido também como rosto retangular ou oval, o rosto comprido é o mais comum entre as mulheres. Este tipo de rosto permite maiores mudanças e até mesmo acompanhar muitas tendências de cortes.

Você pode oscilar do curto ao médio e até o longo, sendo o longo com cuidado, basta saber o tipo de corte ideal para o seu formato de rosto e o que melhor valoriza o comprimento do seu cabelo e a sua beleza.

Confira agora os tipos de cortes de cabelo para o rosto comprido.

Mulher com cabelo cacheado

  • Cacheado em tamanho médio e com volume

Cabelo cacheado já possui certas dificuldades no corte, sendo necessário especialistas nas ondulações da fibra capilar para realizar o corte sem erros, mas o volume natural dos cachos é o ideal para o tipo de rosto comprido.

O indicado é um corte de tamanho médio para que o peso dos cachos balancem livremente pela cabeça. Busque um corte em longas camadas para valorizar a distribuição da fibra e melhorar a definição dos fios cacheados.

  • Desfiado em camadas

Ajuda a emoldurar o rosto e deixa os contornos mais suaves, produzindo um efeito incrível tanto para cabelos lisos quanto para cacheados. Os cabelos mais crespos ficam muito bem com um corte médio com a base reta e as camadas repicadas.

Se puder, evite deixar as madeixas muito longas, pois acentuará o comprimento maior do seu rosto, mas se for de sua preferência o longo, então corte o cabelo em camadas para harmonizar com o conjunto.

Uma dica é investir em camadas repicadas para dar volume aos cabelos com a fibra mais fina.

  • Chanel alongado

O tradicional cabelo curto Chanel sempre foi popular entre as mulheres, com o  poder de ficar na altura do ombro proporcionando charme, beleza e elegância à mulher brasileira.

Essa é na verdade uma renovação do Long bob, um grande sucesso nas décadas passadas que voltou com força total para a cabeça das mulheres. Esse corte não é exclusividade de algumas mulheres, ele também pode ser usado por pessoas de formato de rosto comprido.

Um corte prático, mas muito bonito e moderno, adotado por inúmeras celebridades das mais variadas idades, como Katy Perry, Carol Castro, Keira Knightley e Maria Casadevall.

O que mais chama a atenção para esse corte é que ele fica bem com todos os tipos de cabelos e estilos de mulheres. 

  • Curto com franjas

As franjas geram muita polêmica, pois muitas mulheres se encantam pelo corte, mas nem todas conseguem usá-las. Entretanto, ela também é indicada para quem possui rosto comprido.

Ótimas para emoldurar o rosto, as franjas podem ser usadas compridas, curtas, para o lado, enfim as variações são muitas. Procure fazer uma franja que se adapte ao seu cabelo para que consiga proporcionar o efeito desejado sem exageros.

Além disso, as franjas ajudam a reduzir a visão do rosto comprido, disfarçando os traços faciais. Procure uma franja mais curta e assimétrica.

mulher com corte de cabelo retro

  • Shaggy Hair: cabelo repicado com um toque retrô

O estilo alternativo, mais leve e que foge do tradicional, tem crescido bastante nos últimos anos e com certeza influenciaria as madeixas femininas. Para quem curte esse estilo, o Shaggy Hair é a escolha perfeita.

A pegada mais retrô com um corte repicado e com estilo emoldura o rosto comprido, unindo as mechas que foram repicadas com a própria textura da fibra capilar para produzir um movimento lateral incrível, cabelo leve e solto.

Você ainda adiciona a franja como um toque final, completando o conjunto que traz harmonia ao rosto comprido: uma franja leve e com volume próprio.

Para mudanças incríveis sem erros, procure um profissional

Se você chegou até aqui, deve ter visto vários tipos de cortes de cabelo que combinam com o formato de rosto comprido e ainda existem vários outros, portanto poderá curtir as tendências sem preocupação.

Mas, antes de fazer o corte, é importante conversar com seu cabeleireiro para ver se o seu cabelo se adapta ao corte em questão. Alguns cortes ficam mais leves e soltos, outros mais modernos e despojados.

Apesar de todos serem opções para os rostos compridos, existem outras características que devem ser levadas em conta para trazer harmonia ao rosto, como falado anteriormente.

Não se arrisque em casa, procure um profissional e arrase com os inúmeros cortes para todos os estilos de mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui