Corretivos em bastão: como escolher o melhor, formas de uso e muito mais!

0
1059

Os corretivos em bastão são práticos e uma ótima opção para carregar na bolsa de maquiagem, mas eles também tem suas desvantagens e formas de uso. Confira neste artigo como escolher o melhor corretivo em bastão, formas de uso e muito mais!

Uma maquiagem possui diversos passos e produtos que fazem toda a diferença no conjunto final. Um deles é responsável por ajudar em algo extremamente importante: as olheiras e imperfeições do rosto.

Não existe nada que dê mais medo do que algo que mude a aparência do seu rosto. O corretivo facial tem a responsabilidade de disfarçar essas imperfeições ou até cobri-las por completo, tornando a “tela” da pele pronta para receber a arte da make.

Entretanto, é essencial que se saiba a quantidade usada, como espalhar e o tom correto para que o resultado final fique impecável. Por isso, o corretivo facial é um item indispensável, desde uma make simples do dia a dia até uma make super produzida.

Confira como o corretivo em bastão pode facilitar sua vida e te ajudar no processo de maquiagem.

usar corretivo em bastão

Diferença entre corretivo líquido e em bastão

Assim como existem bases em diversos formatos e outros produtos, o corretivo também pode ser encontrado em diversas formas e com fórmulas diferenciadas. Mesmo com formatos diferentes, a função ainda é a mesma, cobrir imperfeições e montar uma base uniforme para a maquiagem.

Existem diversas diferenças que envolvem o corretivo líquido ou em bastão. Durabilidade, tipo de evento e horário onde será usada a make, tipo de pele, forma de aplicação, gosto e muitos outros.

Saiba mais sobre as diferenças e alguns pontos que podem interferir na sua escolha de corretivo.

  • Líquido

Os corretivos líquidos necessitam de um pincel de aplicação devido a sua textura ser mais diluída, tornando-o mais recomendado para uso em locais com linhas de expressão mais finas, pois não acumulam na pele e espalham com mais facilidade.

Já no quesito aplicação, o corretivo líquido precisa de bastante atenção para que não fique um efeito artificial no rosto. Espalhar com o pincel é o melhor caminho para esse tipo de corretivo.

Quando se avalia a durabilidade do produto na pele, por ter uma textura mais diluída, o corretivo líquido fixa melhor os pigmentos do produto e, quando bem espalhado, cria uma camada uniforme e mais natural que vale por todo o dia.

Por fim, o tipo de pele também tem um papel fundamental nessa escolha. Peles mais oleosas ou até as mistas devem optar pelo líquido que tenham uma fórmula livre de óleos para que a make não “derreta” com o calor e o óleo da pele não diminua sua durabilidade.

  • Bastão

O corretivo em bastão tem uma textura mais cremosa com uma fórmula mais consistente, o que garante uma cobertura intensa desde o início. Por isso é recomendado para cobertura de pequenas manchas e acnes no rosto, a cobertura intensa previne o excesso do produto.

Quanto ao quesito praticidade, o corretivo em bastão ganha pois não precisa de um pincel, podendo ser aplicado em qualquer lugar que tenha um espelho, ótimos para retoques.

Entretanto, o bastão peca no quesito durabilidade. Corretivos mais cremosos possuem óleos na fórmula, essa adição faz com que a make “derreta” mais rápido, principalmente em dias ensolarados e lugares quentes.

Porém, até a desvantagem pode virar vantagem quando observada de outra perspectiva. O óleo em sua fórmula faz com que o bastão perca durabilidade, mas por causa do óleo ele torna-se ideal para peles secas, o que hidrata mais a pele durante o uso.

usar corretivo em bastão

Encontre o tom de corretivo ideal para sua pele

Agora que você foi apresentado aos tipos de corretivo usados, chegou a hora de saber qual o tom de corretivo ideal para sua pele. Assim como o tipo de pele, a cor que irá combinar com a tonalidade da make é um fator essencial para não errar na produção.

A principal função do corretivo facial é esconder as imperfeições, disfarçar tudo o que não se quer que apareça na make. Se você não escolher o tom correto, ao invés de esconder o corretivo vai destacar a região e destoar totalmente da maquiagem.

Além de esconder, o corretivo também pode ser usado para destacar corretamente regiões, iluminando seu rosto, dando a sensação de saudável. Confira abaixo três pontos que devem ser levados em conta na hora de escolher o tom do seu corretivo.

  • Comece pelo subtom

O processo para encontrar o subtom da pele é bem parecido com o processo de achar o tom. Aliás, ao encontrar os subtons da pele fica até mais fácil chegar no tom, que será uma das cores daquela paleta harmônica.

Um dos testes mais usados é colocar um pouco do produto no pulso e saber se os subtons para você combinam com cores quentes ou frias. Se a cor das suas veias tendem a roxas ou azuladas, seu subtom é mais puxado para o frio, já se as veias tendem a marrons ou esverdeadas, puxa mais para o quente.

Um outro teste muito usado e fácil de chegar a uma conclusão é o teste do Sol. Se sua pele ficar avermelhada após a exposição, então o subtom é mais frio e se ficar bronzeada seu subtom é mais quente.

Esses são dois testes mais usados e através dele você pode chegar ao tom e subtom da sua pele.

  • Saiba a cor das olheiras

As olheiras são um dos maiores terrores das mulheres e a sua cor pode interferir na escolha da cor do seu corretivo. Como variam de cor e formato, encontrar a cor das olheiras também pode te ajudar no tratamento para redução delas.

Com toda uma gama de cores para escondê-las, você pode usar corretivos amarelados para olheiras marrons ou arroxeadas ou cor de pêssego para olheiras mais azuladas.

Uma dica é usar um corretivo com tom na cor exata da pele e do subtom ou uma cor abaixo, isso garantirá uma ótima cobertura.

  • Escolha a cor que ilumina seu rosto

O corretivo também pode ser usado para iluminar a pele. Para isso, analise a tonalidade da pele, se for mais clara então escolha tons suaves. Por exemplo, pode usar tons champagne, pêssego ou pérola. Tons assim destacam a naturalidade do seu tom.

Já para pessoas que apresentam uma tonalidade de pele bronzeada, o indicado é escolher tons que predominem o dourado, também pode usar tons rosáceos e também o pêssego, só tenha atenção para equilibrar o conjunto.

Como usar o corretivo em bastão

Assim como encontrar o tom e o subtom do corretivo é algo muito importante, saber a forma correta de usá-lo faz uma grande diferença. Aplicar o corretivo não se resume a passar no rosto, precisa saber espalhar e chegar no resultado esperado.

Para te ajudar nesse passo a passo, confira três pontos que interferem no uso do corretivo e que, se usados corretamente, produzem um efeito uniforme e mais natural no rosto e na make.

  • Corretivo combinado com a base certa

A base é o produto aplicado em todo o rosto e que uniformiza a pele, o corretivo é um grande aliado que corrige as imperfeições e linhas de expressão que não são resolvidas com a base.

Por esse motivo, a escolha do corretivo deve estar alinhada também com a base, para que não aconteça um contraste grande de cores e a make fique artificial. Um outro ponto a ser observado é o tipo de pele para ambos os produtos.

As peles oleosas são um grande problema para maquiagem, pois dificulta a aplicação dos produtos e diminui a durabilidade e fixação na pele. Corretivos líquidos, livres de óleo em sua fórmula, são os mais escolhidos para esse tipo de pele, assim como a base também deve ser escolhida pensando na pele oleosa.

Já as peles mais secas podem usar facilmente corretivos em bastão, texturas cremosas, geralmente, possuem óleo em sua fórmula.

  • Espalhe bem o produto

Para corretivos em bastão, muitas vezes, é complicado espalhar de forma simples no rosto. Erros comumente cometidos, até por profissionais, é tentar espalhar e passar algumas vezes a mais, criando uma camada na pele.

Uma dica para espalhar bem é colocar o produto na parte inferior do pulso e espalhar um pouco, diluindo o corretivo e ainda derretendo com o calor da pele, o que facilita a aplicação. Assim, o produto desliza mais fácil pelas olheiras e outras manchas.

Como é feito de cera, o produto passa do cremoso para uma textura mais diluída, mantendo a qualidade da cobertura desse tipo de corretivo.

  • Cuidado com a aplicação e cobertura

Depois que diluir o corretivo no pulso, a aplicação pode ser feita com um pincel, tendo o cuidado de deixar uma camada fina nas regiões que recebem a cobertura. O canto interno dos olhos é um bom começo.

Além da aplicação, é necessário procurar o tipo de cobertura do corretivo em bastão que será comprado. Existem três tipos: cobertura leve, média ou alta e cada uma delas tem um uso.

Antes de comprar o corretivo e aplicá-lo, confira o seu tipo de pele e o nível de gravidade das imperfeições, pois definirá o nível da cobertura.

Quanto mais o nível for alto, mais cuidado deve-se tomar na quantidade de produto aplicado, para não ser algo artificial. Corretivos mais macios e espalhado em camadas leves, podem ser um bom exemplo.

corretivos em bastão

Os melhores corretivos em bastão de 2022

Todos os anos surgem inúmeros lançamentos de produtos no mercado. Novas marcas aparecem e prometem muito mais do que as antigas, já outras não são tão confiáveis assim e podem trazer produtos que danificam a pele.

Para que você não erre na hora de escolher o produto para o seu rosto, sempre busque listas que indicam marcas e comentam as vantagens e desvantagens de cada produto. O mercado sempre é renovado e é interessante estar de olho nos lançamentos com novas tecnologias e fórmulas avançadas.

Abaixo, você encontrará uma lista dos 8 melhores corretivos em bastão de 2022.

  1. Maybelline Instant Age Rewind Eraser Ivory: Escolhido como melhor corretivo em bastão;
  2. Revlon PhotoReady: Para quem procura um corretivo de alta procura, esse foi eleito o melhor da linha;
  3. Vult Corretivo Facial: Se não tem o financeiro suficiente para investir em marcas mais caras, não se preocupe. A Vult possui o melhor corretivo fácil em relação ao custo-benefício;
  4. Frederika Stick 2 em 1: Mais uma corretivo em bastão simples e que não é caro;
  5. Dailus Stick 2 em 1: Para quem gosta de uma boa variedade de cores em um produto bom, a Dailus te oferece uma excelente gama de tons de corretivo em bastão;
  6. Bourjois Blur The Lines: Na categoria Produtos Importados, esse está classificado como o melhor da sua lista;
  7. Shiseido GelStick: Já quem acha quem tem preferência por corretivos em bastão em gel, o Shiseido GelStick é a melhor escolha;
  8. Tracta Corretivo Stick: Por último, a Tracta aparece na lista como dona do melhor corretivo que dá um toque seco à maquiagem.

Cada produto tem sua importância na make

Com tudo visto até aqui, é importante focar em um ponto, na importância de cada produto para que o resultado final seja o esperado. Cada item da make possui suas particularidades, mas elas precisam funcionar em conjunto.

Por isso, sempre pense nos tons de cada item antes de começar a maquiagem, para evitar alguns erros comuns na sua make. Apesar de existirem tantos passos no processo, a make pode ser feita por iniciantes e avançados, basta saber usar de forma correta os produtos.

Quanto à escolha do corretivo, se é melhor o líquido ou em bastão, é difícil decidir qual o melhor dos dois tipos, porque cada um tem suas vantagens e desvantagens. O aconselhável é analisar o tipo de pele e outros fatores indispensáveis para julgar qual seria o melhor para o momento.

Vá com calma, entenda cada passo e produto que você chegará a produzir a make que deseja na forma certa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui