Contaminações que podem ocorrer ao fazer as unhas

0
38

É comum as mulheres procurarem toda a sema sua manicure no salão de beleza para fazer as unhas.  O que muitas não sabem é que correm sérios riscos de serem contaminadas por infecções mais simples até doenças mais graves como Hepatite e o Vírus HIV que são transmitidos através do sangue.

Portanto os cuidados e as atenções devem ser redobrados para evitar que as contaminações aconteçam. Tanto as clientes quanto as manicures devem se proteger seguindo as regras de segurança básicas evitando contato entre pacientes com os acessórios e ferramentas utilizadas.

Dicas para evitar contaminações

Toda tecnologia e materiais especializados que asseguram a proteção de maneira efetiva são imprescindíveis. Vale lembrar que a preparação de profissionais qualificados também é de grande importância, uma vez que ajuda a diminuir os riscos, aumenta consideravelmente a qualidade do atendimento que reflete na qualificação dos serviços prestados pelo estabelecimento. Veja algumas dicas rápidas e práticas que a manicure deve usar na hora de cuidar das suas unhas:

– Sempre troque de luvas e máscara a cada nova cliente que atender, uma vez que elas potencializam a proteção e eliminam as possibilidades de contaminação;

– Tecnologia de ponta é fundamental, portanto vale investir em produtos novos e entenda os benefícios que eles podem trazer ao fazer as unhas;

– Formação profissional é fundamental para qualificar o atendimento e suas técnicas aprofundando-se no conhecimento de cada uma delas e a sua importância;

– Segurança é fundamental e deve estar em primeiro lugar, pois cada medida de segurança  protege a integridade da cliente e do próprio profissional que esta atuando aumentando sua credibilidade.

Cuidados-na-visita-à-manicure-01

– É usado como base de segurança que cada cliente traga seu kit manicure de casa ou que a profissional tenha todos os aparelhos necessários para esterilização dos instrumentos usados garantindo a saúde de ambas.

Se todos os passos forem seguidos de forma correta e consciente não haverá risco algum de contaminação na cliente ou na profissional. Cuide da sua saúde e da saúde das suas unhas!

Cuidados e avisos sobre alicate de unhas

As brasileiras tem o hábito de cortar as cutículas com alicate especial, mesmo sendo um hábito errado é mantido por todas. Vocês sabiam que na Europa esse hábito é proibido por lei? Mas como não tem como mudar e tirar as cutículas com alicate é fundamental para as brasileiras o jeito é tomar certos cuidados para evitar contaminações, entre eles é ter o seu próprio alicate de cutículas, mesmo que for fazer as unhas em um salão de beleza conceituadíssimo. O importante é saber fazer a escolha certa, pois o alicate deve passar pelo processo de esterilização e não perder o fio para ser bom.

Cuidados-e-avisos-sobre-alicate-de-unhas-03

Como escolher o alicate

Antes de comprar o alicate é importante saber que ele deve ser de aço inox, pois ele é hipoalergênico e não sofre nenhum tipo de reação com os produtos químicos que costumamos usar nas unhas como acetona, esmalte, removedor, entre outros. Existem meninas que tem alergia ao alicate e nem sabe disso, pensam logo que é dos esmaltes ou dos produtos que usa para fazer as unhas.

Quando o alicate está bem afiado é a garantia de cutículas bem feitas, pois para cortar as peles que ficam sobrando sem rasgar e machucar é preciso que o alicate seja muito bem afiado. Os alicates de inox são os melhores, pois ele conservam o fio por muito mais tempo e resistem as altas temperaturas que são submetidos na hora de serem esterilizados na autoclave.

Limpeza é fundamental

Para evitar que você seja contaminada com o alicate, mesmo usando em casa é importante fazer a higiene da maneira correta. Para fazer a limpeza do alicate você vai precisar:

– Álcool 70%

– Panela de pressão

Limpe o alicate com o álcool 70% depois coloque na panela de pressão e deixe ferver por 20 minutos ela age como uma autoclave caseira. Mesmo que você frequente um salão de beleza procure levar seu kit caseiro com alicate, levantador e lixa, esse hábito vai garantir a saúde de suas unhas e de seu organismo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui