Como parar de roer as unhas

0
330

Parar de roer as unhas é sem dúvida um desafio! Muitas mulheres tem o hábito de roer as unhas desde crianças, algumas perdem com o tempo, mas outras não conseguem se livrar desse incômodo. Você sabia que esse hábito pode trazer prejuízos para o organismo e também para os dentes além de deixar a aparência das unhas horrível?

Roer as unhas é um hábito muito prejudicial à saúde, pois ele danifica o esmalte dos dentes deixando-os mais sensíveis com menos proteção contra as cáries. O ato de colocar as mãos na boca pode levar muitas bactérias, fungos e vírus à boca ocasionando inúmeras doenças. Geralmente o ato de roer as unhas esta ligado diretamente a crises de ansiedade. Existem também outras causas que podem ocasionar a vontade incontrolável de roer as unhas que são as causas psicológicas como depressão e ansiedade e até mesmo de baixa estima. O importante é que esse mau hábito tem cura é só procurar o tratamento adequado.

Roer as unhas não é um hábito bom, pois ele só traz malefícios à saúde, além de deixar a aparência terrível. Ao roer as unhas leva para dentro do organismo grande quantidade de germes que se criam embaixo delas. Um roedor compulsivo pode roer além das unhas boa parte da pele que tem na volta. O hábito de roer as unhas geralmente acontece por um fundo emocional como ansiedade e angústia. Como o hábito tem fundo emocional e psicológico poderá ser resolvido de duas maneiras, primeiro é preciso cuidar do emocional e depois das unhas para que fiquem fortes e possam crescer. Às vezes pode afetar a matriz das unhas e fazer com que cresçam desforme, com aparência retorcida.

unhas roídas

Paroníquia Crônica

Isso mesmo parece um palavrão, mas esse o nome dado à infecção causada ao redor das unhas de quem tem o costume de roê-las. A aparência é horrível fica inchada  com a cor vermelha e com muita sensibilidade podendo causar uma lesão séria. A doença acaba por interferir no formato das unhas e também no seu desenvolvimento, pois a matriz da unha está em baixo da cutícula, ou seja, a onde ela nasce e se houver algum problema consequentemente vai afetar a sua estrutura.

Quando as unhas são roídas com mais frequência

Normalmente quem rói as unhas esta sob um estado de stress, nervosismo, tédio ou ansiedade que o caso mais comum. O nome técnico desse hábito é “Onicofagia”. Possuem casos leves e graves onde ocorre quase a perda total da unha e uma deformidade dos dedos por causa dessa compulsão.  Por ser um ato de origem emocional possuem inúmeros tratamentos para combate-lo ou amenizar o problema como: psicoterapia, treinamento da respiração e tratamentos com medicamentos de alopatia e hemopatia. São vários os tratamentos, mas cabe a cada pessoa aprender a lidar da melhor forma com essa situação.

Como parar de roer as unhas?

O mais importante é que esse hábito tem cura, mas é preciso ter força de vontade e querer acabar com ele. Os tratamentos vão desde vidrinhos de esmaltes com gosto amargo, que ao levar a unha na boca sente o gosto horrível, como também pintar as unhas de vermelho, usar unhas postiças, mascar chiclete. Tudo isso pode ajudar a parar de roer as unhas, mas o melhor tratamento está dentro de você, pois segundo dermatologistas é preciso saber o que leva a roer as unhas. O ato de levar a mão a boca é considerado uma defesa, procure saber as horas que você sente vontade de roer as unhas e procure controlar a ansiedade. Só trabalhando o seu inconsciente é que você vai conseguir se livrar desse mau hábito.

É um grande desafio parar de roer unhas, mas não é impossível, pois é necessário de que o paciente tenha consciência do que esta fazendo e queira mudar de habito. Só será possível reverter o quadro quando for detectado a causa dele. Esse é um hábito que pode ser desenvolvido em qualquer idade, portanto é importante procurar ajuda psicológica para descobrir a causa e poder tratar. Na verdade não existe nenhum milagre para que o ato de roer as unhas pare, mas é fundamental ter força de vontade e querer parar com ele.

roer unhas

Dicas para deixar de roer as unhas

– Primeiro é preciso descobrir a causa do problema, descobrir o que leva a ter esse comportamento e procurar solucionar o problema, caso não consiga sozinha, procurar um médico é a melhor opção. Como o ato é uma compulsão é interessante substituir a vontade por mascar chiclete, por exemplo.

– Outra dica para evitar roer as unhas é usar um esmalte próprio para tal situação, após passar o produto nas unhas elas ficam com um gosto forte e amargo, assim quando a unha é levada a boca sente um gosto amargo e com certeza não vai querer roer.

– Você também pode usar unhas postiças para evitar roer as unhas, elas são mais duras e permitem que as suas unhas cresçam normalmente.

Quer ter unhas saudáveis e bonitas? Pare de roer unhas com ajuda de um profissional e muita força de vontade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui