Como lidar com a TPM

0
108

A tpm, ou tensão pré-menstrual como o próprio nome já diz, é um conjunto de reações físicas e emocionais que costuma aparecer antes da menstruação, alterando completamente o humor feminino, chegando muitas vezes a interferir na vida social e conjugal. Por isso, que este assunto deixou de ser exclusivamente feminino e passou a interessar também aos homens. Irritabilidade, dor nas mamas, agressividade, inchaço, fome exagerada ou falta de apetite e estresse elevado. Que mulher nunca se deparou diante destes sintomas?

O que é Tensão Pré Menstrual

Os grandes responsáveis pela TPM são os chamados hormônios sexuais. Enquanto nos homens o único hormônio responsável pela função sexual é testosterona, nas mulheres o estrógeno e a progesterona provocam todas as alterações que ocorrem antes da menstruação, dentre as principais podemos citar as oscilações de humor, que atingem a maioria da população feminina em idade de reprodução. Isto se deve ao fato de que as concentrações hormonais variam durante o período menstrual, ou seja, a cada dia do mês as concentrações de estrógeno e progesterona são diferentes, o que explica a grande vulnerabilidade emocional das mulheres.

Como lidar com a TPM
Como lidar com a TPM (imagem: Divulgação)

A TPM também varia em nível de mulher para mulher, abaixo segue os principais sintomas de respectivos níveis. Saiba identificar o seu para que você tenha melhor qualidade de vida, até porque ninguém gosta de ficar triste, estressada ou chorando por qualquer motivo.

Níveis da TPM

Nível 1: leve – é o tipo mais comum entre as mulheres e tem como sintomas dor no corpo, inchaço, cólicas e leve tensão que pode ser aliviada com a prática de exercícios físicos e com alimentação moderada.

Nível 2: moderado – atinge cerda de 2 em cada 10 mulheres e possui os mesmos sintomas da tpm leve, porém mais intensificados, sendo necessário o acompanhamento com remédios e atividades físicas que possam aliviar o estresse e toda tensão. Geralmente é feito o uso de pílulas anticoncepcionais.

Nível 3: extremo – é o tipo menos comum, mas que necessita de cuidados especiais. Tem como sintomas estresse em alto grau, variações bruscas de humor e compromete as atividades do cotidiano. A mulher precisa de acompanhamento médico que poderá receitar antidepressivos devido ao alto grau da síndrome.

Infelizmente a tensão pré-menstrual é algo que faz parte da natureza feminina, e em algum dado instante da vida toda mulher sentirá os sintomas. Entretanto, é motivo de preocupação e em se tratando de saúde requer cuidados especiais; uma consulta ao seu ginecologista é importante, pois com ele você pode chegar ao melhor tratamento para amenizar os sintomas. Alguns hábitos, como os listados abaixo, também podem ajudar a melhorar este quadro.

tpm
Como lidar com a TPM (imagem: Divulgação)

Como aliviar os sintomas da TPM

  • Alimentação balanceada com a ingestão de verduras, frutas e legumes.
  • Beber bastante água ajuda a reduzir o inchaço decorrente da retenção de líquido.
  • Reduzir o consumo de sal, pois ele retém muito líquido e em um período que você já esta naturalmente inchada só pioraria a situação.
  • Praticar atividades físicas como natação, pilates e caminhada ajuda a eliminar todo o estresse.
  • Evitar alimentos com alto teor de gordura como queiros amarelos, frituras…
  • Ingerir bebidas diuréticas, isto alivia o inchaço.
  • Para aliviar as cólicas menstruais utilize uma compressa de chá de camomila morno no abdômen.
  • Para a raiva e ansiedade, evite alimentos com cafeína, isso só vai te deixar mais nervosa.

Alimentos que aliviam a TPM

Você sabia que com a alimentação adequada pode aliviar os sintomas da TPM e ainda manter a forma? Eu sei bem como é isso, os sintomas da TPM não são nada legais, eles variam de pessoa para pessoa, desde os sintomas mais leves como dor nos seios, nas pernas até crises de irritabilidade, enxaqueca, e dores musculares fortes, choro, insônia e confusão mental. Cada mulher que sobre com TPM sabe bem do que estou falando. Mas o bom nessa história é que da para amenizar os sintomas com uma alimentação balanceada própria para esse fim.

Após pesquisas realizadas foi constatado que através dos alimentos da para chegar naqueles dias com bom humor e bem estar, basta seguir as dicas direitinho. Veja quais são os alimentos indicados para aliviar a TPM:

Cogumelo – rico em riboflavina, ou seja, vitamina B2, está presente em porções bem generosas, principalmente no tipo Portobello.  Portanto, o alimento reduz em até 35% os sintomas típicos da TPM;

Maracujá – com propriedades clamantes, o maracujá deve ser consumido durante o período da TPM. Ele alivia a irritabilidade e a insônia;

Linhaça – rica em ômega três e seis, ácidos graxos, e lignanas. Esses são fitoquímicos com capacidade de controlar os hormônios femininos. Além disso a linhaça também é antiinflamatória, pois combate a inflamação das células, preserva as artérias, diminui a ansiedade e o sintoma mais preocupante da TPM, para as mulheres, a compulsão por doces;

Salmão – rico em ômega 3 que promove disposição e alívio dos sintomas da TPM. Excelente no controle dos triglicerídeos e ainda diminui o colesterol ruim e a pressão arterial;

Rúcula – folha verde que pode ser consumida nas saladas. Grande fonte de magnésio que ajuda a regular a taxa de estrogênio e ainda aumenta a disponibilidade de serotonina, também ajuda a reduzir o inchaço, a compulsão por doces e alivia os sintomas da TPM.

A vida não pode parar e para isso você precisa estar bem emocionalmente e fisicamente disposta a encarar os problemas. Não deixe que a famosa e temida tpm te derrube. Com mudanças de hábitos simples, o seu organismo agradecerá e você consequentemente terá uma vida mais leve e com mais qualidade. Até porque viver com estresse e todos esses sintomas não são nada bons para a sua saúde e a de quem está ao seu lado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui