Como fazer lista de presente de casamento

0
640

Vai casar e está em dúvida de como como fazer lista de presente de casamento?

Presentear os noivos é uma tradição e a lista de casamento é essencial para ajudar os casais em mais essa etapa.

Além disso, a lista de presentes de casamento ajuda muito os convidados, principalmente com a praticidade e comodidade na compra do presente.

Existem diversos tipos de lista de casamento para atender as necessidades de cada casal, esteja eles começando a vida sem nenhum utensílio ou aqueles que já tem a casa montada. Também há casais que preferem receber presentes como cotas para a lua de mel.

Fazer planos e imaginar a casa nova é muito gostoso, por isso montar a lista de presentes é realizar muitos sonhos!

presentes de casamento

Mas tudo tem que ser feito com calma e analisar os itens essenciais, porque depois de casados, sempre se descobre algo que não podia faltar e que você ainda não tem.

Os convidados estão doidos para presentear os noivos, mas não sabem o que vai agradar. Por isso, quando o convidado pensa no presente, ele quer ter certeza que vai ser útil para o casal. Os convidados geralmente se dedicam bastante para ir a um casamento, investindo em roupas, sapatos, penteados, além do presente.

Quando e como fazer lista de presente de casamento

A lista de presentes de casamento deve ser feita de quatro a cinco meses antes da data de casamento, pois ela precisa estar pronta quando os convites forem entregues.

Principalmente se você tem convidados que moram longe ou até em outros países, onde os convites precisam ser enviados com antecedência.

Os preparativos para o casamento deixam os casais loucos, mas compensa reservar um tempo para cuidar disso. E lembre-se, a lista é uma opção, não uma obrigação dos convidados.

Existem várias opções de lista de casamento, e a mais tradicional é aquela onde você vai até a loja ou site na internet e seleciona os itens que quer ganhar e os recebe em casa.

Algumas listas podem ser convertidas em dinheiro como as do site iCasei, que podem ser uma excelente opção para casais que já tem casa montada, ou precisam de um valor extra para uma reforma ou viagem.

A escolha do local onde você irá montar a sua lista de presentes de casamento é importante. A loja deve ser de confiança e oferecer praticidade na compra e é claro, oferecer produtos de qualidade.

Na hora de escolher a loja, escolha as que têm qualidade, variedade e são fáceis de serem encontradas. As que têm opção de compra online geralmente são as queridinhas dos convidados, pois facilitam muito na hora de comprar.

Lembre-se também de verificar o prazo que a loja demora para entregar os presentes, se há custo de frete e também se dá garantia dos produtos.

Você também pode receber presentes em casa que não estão na lista, pois alguns parentes (principalmente os mais velhos) podem não estar familiarizados com tecnologia e ainda seguem os costumes antigos.

Uma outra dica valiosa: faça a lista de casamento junto com o seu noivo ou noiva. Escolha um momento em que os dois estão relaxados e conversem, escolham o que tem vontade de acordo com a sua personalidade, o seu estilo.

Escute a pessoa amada, leve em consideração seus gostos e suas preferências, afinal, os presentes serão para o uso dos dois.

presentes de casamento

Não há uma regra de quantos produtos você deve incluir na lista de casamento, mas é interessante ter uma boa variedade tanto de produtos quanto de preço, afinal o presente deve ser acessível para todos os convidados.

Antes de fazer a lista, faça uma relação do que é importante ter em casa. Faça e refaça a lista quantas vezes for preciso.

Se você tiver chance, vá até a loja que será feita a lista, assim você terá oportunidade de analisar os produtos de perto.

Às vezes o presente não pode ser interessante, funcional ou ideal para o que vocês querem. Pode ser que exista um produto melhor dentro daquela categoria também, mas em outra opção ou marca melhor.

Lista de presentes de casamento em dinheiro

Se você já tem a sua casa montada, quer evitar presentes repetidos ou se preferir receber seus presentes em dinheiro existem sites que oferecem esse tipo de serviço.

Nessas listas de casamento online, você pode incluir produtos e serviços, mas o casal irá receber todos os presentes em dinheiro, direto na conta bancária. Para o convidado nada irá mudar, mas para os noivos, ao invés de receber produtos, receberão em dinheiro.

Mas lembre-se, ainda haverão convidados que vão preferir levar o presente no dia da festa e não se irritem por isso. Presente é presente, aceite todos e seja agradecido!

Colocar ou não a lista de presentes no convite é uma escolha sua, mas a prática ajuda muito os convidados. Alguns casais acham desagradável, por isso existem outras opções:

  • Fazer um mini card com o endereço do site e anexar no convite de casamento com um clips pequeno
  • Colocar o site no rodapé do convite, onde costuma ficar o site dos noivos, fica bem discreto.
  • Coloque a lista no site de casamento dos noivos, e divulgue o endereço no convite.

Além disso, siga essas outras dicas:

  • Crie um site de casamento: conte a história dos noivos, como se conheceram, e aproveite para colocar os lugares onde sua lista estará disponível
  • Seja democrático: inclua produtos de todas as faixas de preços.
  • Fique atento às regras de resgate do dinheiro e de presentes das lojas, e escolha somente sites confiáveis.
  • Se tiver muitas dúvidas, procure na internet, há várias opções de lista de casamento pronta.
  • Agradeça quem te deu o presente. Se não for possível agradecer pessoalmente, providencie cartões ou envie mensagens individuais pelas redes sociais para os convidados que enviaram os itens.

Se for fazer uma lista de presentes em uma loja, veja se aceitam pedidos para troca, pois pode acontecer de você receber um presente repetido. Além disso, preveja que alguns convidados possam comprar presentes em lojas diferentes das indicadas, que terão condições de troca desconhecidas pelos noivos ou nem será possível realizar a troca.

Se fizer a lista online, confira a forma de retirada dos produtos. Veja se a loja entrega em casa, ou se você terá que retirar na loja. Se a entrega for feita em casa, cuidado com a data, para ter certeza que você vai estar em casa e não em lua de mel. Se não tiver jeito, peça para um conhecido receber seus presentes.

presentes de casamento

Alguns casais preferem receber o presente em dinheiro em sua conta bancária. É uma opção menos usual, mas tem sido usada por quem deseja mais praticidade, pois não é preciso fazer o resgate dos valores após o casamento nem pagar nenhuma taxa.

Há quem diga que é uma prática deselegante, mas isso não é verdade. Se o casal prefere receber como presente dinheiro em espécie, é para ajudar nos custos da nova vida, e não há mal nenhum nisso.

Mas atenção, não conte com o dinheiro de presentes para pagar parte do casamento ou pagar outra despesa.

O dinheiro que você ganhar como presente deve ser considerado um extra que irá rechear sua carteira após a comemoração, podendo ser usado na lua de mel ou na sua casa posteriormente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui