Como acabar com o cabelo oleoso

0
36

Esse é um problema muito sério que afeta a maioria das mulheres, cabelo oleoso. Não há nada mais desagradável do que chegar ao meio do expediente de trabalho e constatar que o cabelo já está oleoso, a impressão que passa é de uma pessoa desleixada com a aparência ou relaxada, não é mesmo?

Quem tem esse problema vai concordar comigo, pois não é por falta de banho e de lavar os cabelos que ele vai deixar de ser oleoso. Tudo bem, que a oleosidade natural dos fios ajuda a protege-los contra as agressões do dia a dia como poluição, raios ultravioletas do sol, produtos químicos, entre outros, mas quando é em excesso, vamos combinar, é um terror.

É normal nunca estarmos satisfeitas com nossa aparência, sempre achamos que precisamos perder alguns quilinhos, ou se nosso cabelo é liso gostaríamos que fosse ondulado, pois liso é sem graça e assim por diante. Talvez isso aconteça devido a inúmeras alternativas que o mercado nos oferece atualmente, para nos transformarmos. Se pudermos ter os cabelos lisos que tanto desejamos, para que nos contentarmos com ele do jeito que Deus nos presenteou? Para que vivermos a vida toda com os peitos tamanho M, se podemos do dia para noite passarmos a usar o G.

Como acabar com o cabelo oleoso

A vaidade é um atributo que todo ser humano possui. Nos preocupamos com todos os detalhes, cabelos, pele, unhas, mas infelizmente alguns fatores interferem em nossa beleza. Por mais que cuidemos de nossos cabelos, por exemplo, lavando diariamente, com produtos específicos, no dia seguinte nosso cabelo está com aspecto de sujo. Esse aspecto de cabelo sujo pode passar uma mensagem negativa a nosso respeito, mesmo que não tenhamos culpa da oleosidade excessiva. Mas calma, meninas, esse problema pode ser resolvido.

Cabelo oleoso

O cabelo oleoso acaba com qualquer aparência, quem tem esse problema sabe bem o que tem que lidar todos os dias e ainda é obrigada a aguentar o palpite das pessoas a sua volta com indicações de maneiras para aliviar o problema. O mais difícil é encontrar algo que realmente funcione, as dicas são inúmeras, com certeza todo mundo tem uma para ensinar, mas nem sempre da certo. O que pode ajudar a amenizar a situação é lavar as madeixas todos os dias com shampoos, cremes e produtos específicos para cabelos oleosos que esfoliam os fios e o couro cabeludo. Cuidado com os mitos eles podem prejudicar o crescimento e a saúde dos cabelos.

Fatores que são responsáveis pela oleosidade excessiva em nossos cabelos

A oleosidade é típica de cabelos lisos, mas fios cacheados e grossos também podem enfrentar o problema que está, na realidade, na raiz. Apenas as ondas e o aspecto frizz camuflam o efeito do óleo.
O excesso de oleosidade acontece quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária, fato que pode ser ainda piorado se houverem alterações hormonais ou estresse.

Devemos sempre lavar os fios com produtos específicos para cabelos oleosos. Enxaguar bem os fios, eliminando todos os resíduos de shampoo e condicionador e máscaras de tratamento. Evitar usar cremes sem enxague e silicones.

Evite água quente ao lavar a cabeça, procure lavar com água morna para fria, assim você estará removendo a oleosidade, e não estimulando, e evitará problemas com a pele do couro cabeludo. Durante o inverno sofremos mais com esse problema, pois é difícil usarmos água fria.

Quem tem os cabelos oleoso e deseja mudar a cor dos fios, uma dica é a coloração clara. A descoloração retira a oleosidade dos fios. Na verdade ela não retira somente a oleosidade, mas sim vários componentes importante para a beleza dos fios. Portanto, se mudar de cor, intensifique as hidratações.

Como acabar com o cabelo oleoso

Dicas importantes para acabar com a oleosidade dos cabelos:

– Lavar os cabelos todos os dias é a melhor forma de acabar com a oleosidade, mas cuidado com a água quente de mais ela pode aumentar ainda mais o problema;

– A água para lavar as madeixas deve ser de morna para fria, pois ela fecha os poros e evita que a gordura saia além do normal;

– Procure usar shampoo adstringente, pois ele apresenta maior quantidade de laurel, um agente que auxilia na remoção de resíduos dos fios de cabelo;

– Evite passar a mão nos cabelos, pois aumenta a oleosidade deixando com aspecto sujo.

– Evite o uso de bonés, touca, boinas, deixe seu cabelo livre.

– Lave os cabelos diariamente, limpeza é fundamental, mas com o shampoo adequado.

– Invista em shampoos adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos.

– Quando for usar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, aplique sempre da metade da raiz até as pontas, jamais passe no couro cabeludo.

– Se usar secador, procure usá-lo a uma distância de, pelo menos, 20 cm da raiz, já que o calor estimula as glândulas sebáceas, aumentando a produção de óleo.

– Outra dica é investir em shampoos anticaspa, que também ajudam e, se o caso for grave, seu médico (dermatologista) poderá indicar também medicamentos via oral.

Como acabar com o cabelo oleoso

Uma novidade que está conquistando a mulherada é o shampoo a seco. Ele faz uma limpeza superficial e instantânea nos fios, retirando aquele aspecto de cabelo engordurado ou muito oleoso.

Para quem não conhece, ele é um spray. Você aplica na raiz e após alguns segundos penteia o cabelo, ele absorve a oleosidade do cabelo e dá um volumezinho deixando os fios mais soltos. É uma lavagem a seco mesmo, bem provisória num dia em que você precisa muito estar com o cabelo lindo, mas não tem tempo de lavar.

O peeling capilar, espécie de esfoliação do couro cabeludo com argila e xampus, melhora a saúde da base do seu cabelo. Ele favorece a renovação celular e ativa a circulação sanguínea. Fazer esse tratamento uma vez por mês é uma excelente maneira de combater a oleosidade nos cabelos. Mas atenção: se o seu couro cabeludo tem feridas, lesões ou acne evite o peeling capilar, que pode piorar o problema. Veja como tratar e dar adeus aos fios de cabelos oleosos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui