Casca de ovo: o adubo orgânico para as suas plantas

0
115

Quantas vezes jogou fora casca de ovo sem pensar duas vezes no seu reaproveitamento? Com o avançar dos anos, se tornou fundamental e mais que necessário encontrar fórmulas de reaproveitamento de restos de alimentos, inclusive, da casca de ovo. Sabia que pode usar casca de ovo como adubo natural para as suas plantas? Parece meio estranho, botar casca de ovo triturada misturada na terra onde tem suas plantas, no entanto, tem se revelado uma excelente solução natural e eficaz no combate à proliferação de bichinhos. Além de estar a aproveitar o ovo na sua totalidade, está a contribuir para a sua poupança financeira porque não precisa de adquirir outros adubos para eliminar as pragas em suas plantas. O prazer de estar contribuindo para o meio ambiente reaproveitando tudo sem o machucar, é uma maravilhosa sensação.

Casca de ovo para plantas

Ao conjunto de pedaços triturados, em demasia, da casca de ovo é dado o nome de farinha de casca de ovo. Curiosa por saber mais da casca de ovo, o adubo orgânico para as suas plantas? Então, não deixe de ler o artigo. Se cuide e tenha uma boa leitura!

A importância da casca de ovo para as plantas

Grande parte das pessoas no mundo, gostam de usar ovos em suas refeições, no entanto, nunca fizeram aquele clique mental de que estariam a fazer desperdício alimentar da casca de ovo, sem necessidade. Imagine dos ovos todos que já partiu até hoje, o quanto podia ter aproveitado para enriquecer a terra da sua horta ou até para o seu jardim vertical. Bem, é uma loucura autêntica. Mas, como tudo na vida, você tem o poder de mudar suas ações e agora com este clique, não tem desculpas para não aproveitar a casca de ovo para suculentas ou para qualquer outro tipo de planta. Há até quem aproveite a casca de ovo para fazer pequenos bolos no forno ou para germinar suas plantas. Se nunca o fez, não tem como não tentar e são outras soluções interessantes de reaproveitamento da casca de ovo. 

A sua ação benéfica se deve ao seu alto teor de sais minerais tais como: magnésio, cálcio e potássio. Estes nutrientes promovem a saúde das plantas, tornando-as resistentes às mudanças de temperatura, bem como, de bichinhos que pretendem as deixar doentes. Como se tratasse de vitaminas para fortalecer nosso sistema imunológico contra invasores que queiram destabilizar nossa imunidade. Não precisa, necessariamente, de se dar ao constante trabalho de reservar as cascas e depois as triturar, para usar como adubo orgânico para suas plantas. No entanto, é desta forma que o seu adubo fica com melhor qualidade, tendo melhor performance no contributo para a saúde das plantas. 

Ovos inteiros

Como usar casca de ovo nas plantas?

Antes de o Vida e Moda dar para você as dicas de preparação do seu adubo orgânico à base de casca de ovo, é necessário que você tenha noção de um detalhe. Se lembre que não vale usar a casca de ovo de qualquer jeito para experimentar se esta solução natural funciona ou não, botando fora as gemas e as claras. O objetivo é aproveitar tudo. Então, de cada vez que usar ovos para suas refeições, basta que reserve as cascas de ovos limpas em um recipiente limpo. Só assim conseguirá aproveitar tudo do bom jeito, se alimentando do ovo e aproveitando a casca dele para as suas plantas. Além disso, o melhor é armazenar uma boa quantidade de casca de ovo para fazer o seu adubo. Valeu?

Para saber como usar casca de ovo nas plantas, necessita de executar os seguintes passos:

  • Lave bem as cascas de ovo com água fria, retirando todos os resíduos do seu interior e somente depois pode reservar em um recipiente limpo até ficar cheio;
  • Atingido o limite do recipiente, Espalhe as cascas de ovo em uma caixa de plástico que esteja coberta na base por alguns folhas de jornal ou de revista em papel;
  • Deixe secar o tempo que for preciso ao ar livre, num local ameno, à sombra de sua casa;
  • Depois das cascas de ovos estarem secas, as parta com as mãos para uma pequena vasilha;
  • Pegue em dois saquinhos de papel, e coloque um deles dentro do outro como reforço do saco. Se tiver um saco de papel rijo, só precisa de usar uma unidade de saco. Bote para dentro do saco, os pedaços de cascas de ovo que partiu e feche o saco com um cordel;
  • Martele as cascas de ovo, com pouca força por cima do saco, sem denegrir a superfície onde está martelando;
  • Depois de bem marteladas, apalpe o saco e verifique se as cascas estão bem trituradas;
  • Agora é só abrir o saco e espalhar à volta de suas plantas. Se tem grande quantidade de casca de ovo triturada, reserve num frasco de vidro para colocar noutra ocasião do mesmo gênero. Se lembre de guardar o frasco num local ameno que não seja úmido, até no máximo 5 meses.

Mulher jardinando

Aposte na trituração posterior em um moedor, para melhor performance da absorção dos nutrientes da casca de ovo, por parte das plantas ou de árvores. 

Outra coisa que deve saber são as quantidades a colocar em cada dimensão de planta. Se é uma planta pequena ou média, a medida vai até 1 colher de sopa. Se for uma planta de grande tamanho, pode colocar no máximo 3 a 4 colheres de sopa de casca de ovo. Repondo adubo, nas mesmas plantas, de 35 em 35 dias, para não provocar excesso de sais minerais na terra onde estão depositadas. Além disso, pode acrescentar às cascas trituradas, uma misturinha de borra de café com pedaços triturados de cascas de banana. Estes resíduos alimentares, irão dar mais nutrientes para as suas plantas. Pode colocar, por exemplo, casca de ovo para orquídeas. 

Se você tem galinhas em seu quintal, saiba que as cascas de ovo trituradas e colocadas na alimentação destes animais, são benéficas para a sua saúde. Verá que as galinhas darão ovos com maior frequência. 

Agora, só precisa mesmo de experimentar e levar pra vida, este adubo orgânico e amigo do ambiente. Se cuide e seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui