Cabelos Blindados

0
97

Na hora de cuidar dos fios de cabelo, há uma variedade de tratamentos, um desses tratamentos que tem feito a cabeça de muitas pessoas e está na moda são os cabelos blindados ou blindagem capilar. Mas o que é isso? Como funciona? Vamos ver tudo isso no artigo de hoje. Vamos acabar com os cabelos danificados e secos?

O que é a blindagem capilar e para que serve

Como o próprio nome já sugere, “blindar” o cabelo significa protegê-lo de danos ocasionados por procedimentos químicos. Ou ainda outros fatores, como poluição, alteração hormonal e até mesmo a idade. A blindagem capilar serve para restaurar e realinhar os fios que ficaram danificados ao longo do tempo. Com esse procedimento, é possível repor os nutrientes perdidos, desde as camadas mais profundas dos fios (núcleo) até o córtex. Ou seja, a blindagem capilar surgiu para resolver de vez o problema daqueles cabelos ressecados e opacos, que sofrem com a ação de químicas agressivas e falta de hidratação. Este tratamento capilar é indicado para todos os tipos de fios, já que é capaz de “blindar” as madeixas contra novas agressões externas. Este procedimento funciona como uma reconstrução do fio de dentro para fora, com a reposição de nutrientes essenciais que reparam a fibra capilar. Ou seja, forma-se uma camada protetora que deixa os cabelos mais saudáveis, garantindo proteção contra danos futuros.

Como funciona?

Primeiro, é feita uma higienização dos fios antes da aplicação do produto – que necessita de uma pausa para agir. Este tempo pode variar de acordo com as instruções de cada fornecedor ou fabricante. Depois disso, é utilizado um selante ou queratina antes do enxague, seguido pela secagem dos fios, o passo a passo vai variar com o estado do cabelo, quanto mais danificado mais longo é o processo de blindagem.

cabelos blindados

Como fazer

Atenção que embora possa fazer você própria em casa, esta técnica deve ser realizada por um profissional da área qualificado, ele vai usar um produto de qualidade, na quantidade ideal e de forma segura. Porém, se você resolveu comprar o produto e não quer ter dúvidas na hora de aplicá-lo, deve seguir as instruções e indicações que constam na embalagem do produto e seguir estas dicas:

  • Lavar o cabelo com shampoo que retire o excesso de água com a toalha; 
  • Dividir o cabelo e aplicar queratina concentrada mecha a mecha. É importante fazer o processo em todo o cabelo, evitando a raiz;
  • Deixe agir por 10 minutos e enxágue em água preferencialmente fria;  
  • Aplicar uma máscara de hidratação potente e da sua preferência mecha por mecha, enluvando sempre de cima para baixo; 
  • Enrole todo o cabelo numa touca plástica, de isopor ou laminada, e deixe  agir por 30 minutos; 
  • Finalizar com um leave-in e secar o cabelo. Por último, passar a prancha.

Onde comprar

Você pode comprar produtos de blindagem capilar em várias lojas de cosméticos físicas e pela internet que te oferecem muita diversidade de marcas e com qualidade. Não se esqueça de seguir bem todas as instruções e o passo a passo indicado na embalagem do produto!

Perguntas e Respostas

  • Quando a blindagem capilar é recomendada? Ela é geralmente recomendada para homens e mulheres que não estão satisfeitos com a aparência dos cabelos. Quem procura a blindagem capilar como tratamento pode já ter usado processos de alisamentos muito agressivos, estar incomodado com excesso de frizz ou ainda por conta dos cabelos cacheados, com fios sem vida.
  • Quanto tempo dura? O procedimento realizado no salão tem durabilidade de três a quatro meses, em média.
  • Qual o preço? O valor pode variar bastante. Aqui, há vários fatores para determinar um preço, que vão do tipo de cabelo até a cidade onde você mora. Mas a partir de 350 reais é possível realizar a blindagem capilar em um salão que oferece um serviço de qualidade.
  • Para fios loiros, existe alguma orientação especial? Precisamos ter cuidado com a temperatura da prancha, que pode ocasionar o amarelamento dos fios.
  • Há alguma contraindicação? Um cabelo com corte químico (que teve os fios partidos por algum procedimento muito agressivo) está muito sensível para receber o tratamento. Nesse caso, o hairstylist indica nutrições leves e ainda destaca a importância de procurar um dermatologista, para uma avaliação bem criteriosa e segura.
  • É melhor realizar a blindagem capilar em casa ou no salão? No salão, com um profissional qualificado, há a certeza de que a técnica será realizada da forma mais segura e correta. O profissional saberá exatamente a dosagem do produto e a forma como o mesmo deve ser aplicado.
  • É necessário realizar algum teste para saber se a pessoa tem alergia ao produto? Sim! Num primeiro momento, uma pequena quantidade do produto é aplicada na curvatura do seu cotovelo ou atrás da orelha. O produto deve agir por no máximo 40 minutos e, após, há o enxágue com água morna. Após 24 horas, uma análise irá verificar se há sinais de erupções cutâneas, vermelhidão, inchaço, ardor ou coceira.
  • Gestantes podem fazer a blindagem capilar? Durante a gestação (e também durante a fase de amamentação) é muito importante que qualquer tratamento, seja no cabelo ou em outras áreas do corpo, seja realizado com uma orientação médica. Caso o médico permita, a blindagem capilar pode, sim, ser realizada no momento da gravidez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui