Cabelo Orgânico: como funciona

0
86

O cabelo orgânico, diferente do cabelo sintético, é uma opção de apliques e perucas feita com fibra bio-vegetal, o que permite o uso de secador, chapinha, modelador de cachos e tintura. Utilizar esse tipo de cabelo pode ajudar mulheres que estão em transição capilar, pois os apliques possibilitam criar diferentes penteados e passar pelo processo com mais facilidade. Ele é muito usado para montar apliques para dar volume, comprimento e densidade aos cabelos mais finos ou curtos. Por causa de seu visual natural e duradouro, muitas pessoas pensam que ele é feito a partir de cabelo humano, mas não é o caso. Por outro lado, também não se trata de um cabelo totalmente sintético e artificial.

Por essa ampla lista de possibilidades de mudança, as perucas de cabelo orgânico se tornaram muito famosas, principalmente entre as celebridades que assim podem mudar o seu visual todos os dias. Vamos saber mais sobre cabelos orgânicos?

O que é o cabelo orgânico?

O cabelo orgânico, diferentemente do que o nome sugere, não é o mesmo que cabelo natural, na verdade, esse tipo de extensão é feito com uma fibra biovegetal orgânica. Devido ao seu material de confecção, esse tipo de cabelo é o favorito na hora das mudanças capilares rápidas, já que permite uma maior personalização. O cabelo orgânico, ainda que não seja natural, permite que sua cor seja alterada e pode também ser submetido a ferramentas de calor como o secador e a chapinha.

Esse tipo é utilizado em perucas, apliques, entrelace e extensões presas a grampos, a fim de dar mais volume, comprimento ou densidade ao visual dos cabelos naturais, sendo que sua aparência e textura são bem próximas àquelas do cabelo humano. Ainda que alguns cuidados devam ser tomados em relação a esse tipo de cabelo, ele é bem mais maleável do que o cabelo sintético. 

cabelo orgânico

Cabelo orgânico vs. sintético

O cabelo orgânico tem como grande vantagem sua estética, seu toque e sua maleabilidade mais naturais. Por tudo isso, ele é muito mais versátil do que o cabelo sintético, apresentando possibilidades de uso bem mais variadas – incluindo mudanças de cor, penteados, etc. Isso porque ele conta com uma película protetora, diferentemente do sintético comum. Apesar dos benefícios, esse tipo de cabelo não costuma custar muito mais do que os apliques sintéticos. Já as perucas completas podem ter um valor bem mais elevado. Devido a esses fatores, o cabelo orgânico costuma ser um pouco mais caro do que o cabelo sintético. Esse cabelo também permite que a mudança seja mais duradoura, já que ele pode ser mantido na cabeça durante mais tempo. Mas é claro que você deve tomar cuidados para se certificar que os seus cabelos se manterão mais lindos por mais tempo.

Principais benefícios do cabelo orgânico

Facilidade de cuidados

Cuidar desse tipo de aplique é prático, já que os cuidados são semelhantes aos que temos com nosso cabelo natural. A indicação geral é fazer a higienização com shampoo e condicionador, no mínimo, uma vez por semana, dando preferência a produtos que não sejam à base de álcool, a fim de não estimular o ressecamento da fibra orgânica. Nesse momento, também é possível utilizar uma máscara de hidratação de qualidade para manter a boa aparência e o brilho dos fios.  No entanto, é importante não negligenciar nos cuidados com seu cabelo orgânico, já que isso poderá atrapalhar todo o seu visual. Por isso, inclua seu cabelo orgânico  nos cuidados rotineiros que você tem com suas madeixas para que ambos fiquem lindos e brilhantes por mais tempo.

Pode utilizar nele ferramentas de calor e mudanças de cor

Você poderá utilizar no seu cabelo orgânico a chapinha ou o secador, no entanto, é recomendado que a temperatura máxima do procedimento não ultrapasse os 200º C. Além disso, lembre-se sempre de utilizar produtos de proteção térmica antes de usar ferramentas de calor. Esse princípio vale tanto para os seus fios quanto os de cabelo orgânico. Esse produto é essencial para minimizar a ação do calor, fazendo com que se crie uma camada protetora em volta do fio que fará com que seus nutrientes não escapem tão facilmente.

Esse tipo de aplique também pode ser submetido a mudanças de cor, porém o mais indicado é que elas sejam feitas somente com tonalizante ou banho de brilho, já que essas opções são menos agressivas.

Aspecto mais natural a um valor acessível

Alguns dos tipos de cabelos sintéticos acabam se assemelhando aos cabelos de bonecas, com brilho excessivo, textura artificial e pouca maleabilidade. Por isso, muita gente acaba procurando opções com fios humanos, porém essas apresentam um custo bem mais elevado. O cabelo orgânico surge como uma alternativa de bom custo-benefício. Ele gera um visual mais harmonioso e natural, mas com um valor bem mais acessível do que o dos apliques e das perucas de cabelos humanos.

Pode ser utilizado em sua transição capilar

Para quem está iniciando ou pensa em fazer sua transição capilar e quer testar possibilidades de resultados com as texturas e o cumprimento dos cabelos, os apliques orgânicos podem ajudar.

Durabilidade

Os apliques de cabelo sintético comum, sobretudo se submetidos a alguma mudança, costumam apresentar uma durabilidade bem curta. Já o orgânico, em função da película protetora que o envolve, deve durar mais se bem cuidado.

Como usar o cabelo orgânico da melhor forma

Há muitas formas diferentes de adotar o cabelo orgânico. Em relação à quantidade, você pode optar por perucas inteiras ou apliques parciais, dependendo do objetivo. Na dúvida, conte sempre com a orientação de um profissional. Com relação ao método de aplicação, as opções mais populares são as telas de tic tac, que podem ser colocadas e retiradas facilmente em casa, os que são costurados nos fios naturais e os que são colados, um método com grande variedade de técnicas. Seja qual for a sua preferência, é importante visitar um salão de beleza para fazer a aplicação pela primeira vez. Assim, o cabeleireiro pode te ajudar a mesclar melhor o aplique com o restante do cabelo e a cuidar melhor dos fios em casa dali em diante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui