Já ouviu dizer que o cabelo é a moldura do rosto de uma mulher? Pois é, mas infelizmente a maior parte de nós não estamos satisfeitas com ele e por vezes sair de casa pela manhã é um drama. Para aquelas que têm o cabelo liso, acredito que ele não faça parte do seu checklist matinal ao contrário de nós, que temos o cabelo cacheado. No dia-a-dia temos a tendência em adotar o rabo de cavalo e o coque por ser penteados práticos e rápidos de fazer. E diante dessa praticidade usamos até mesmo no fim de semana. Contudo, é possível assumir os cachos, melhorar a autoestima e ter um cabelo cacheado de arrasar. Porém é preciso dar a devida atenção e cuidado que esse requer.
Índice deste artigo
Cuidados com o cabelo cacheado
Corte
Em primeiro lugar, um bom corte é fundamental. Sendo assim, você precisa definir um corte de cabelo que combine contigo. Portanto, não deixe para amanhã, procure uma cabeleireira e decida com ela qual o corte que harmoniza o seu rosto ao seu estilo.
Hidratação – Cronograma Capilar
Em segundo lugar, apostar na hidratação uma vez que os cabelos desidratados tendem a ficar arrepiados ou seja com frizz com maior facilidade. Você já deve ter ouvido falar no cronograma capilar certo? Aquele em que você intercala a hidratação, umectação e reconstrução. Pois é, você pode fazer o seu cronograma capilar por mês, e ainda executá-lo. É importante lembrar, que você deve comprar uma máscara que seja adequada ao seu tipo de cabelo e o mais importante respeitar o tempo de aplicação indicado na embalagem. Que tal deixar a máscara atuar nos fios enquanto organiza a casa? Assim consegue poupar tempo e ter o cabelo sempre hidratado. Esses produtos são vendidos nos supermercados e em drogarias.
Secagem do cabelo cacheado
Muitas vezes, cometemos erros inconscientes ou consciente que danificam e agridem os fios causando ressecamentos, quebras e frizz. Por exemplo, o primeiro e maior erro que cometemos é no banho. Ao lavar o cabelo com água muito quente os cabelos ficam ressecados, opacos e sem movimento. Ao contrário, devemos lavar sempre com água fria ou tépida pois ela ajuda a fechar as cutículas e dá brilho.
O segundo, é na primeira secagem. Temos a tendência de esfregar a toalha nos cabelos para secar, porém, o ideal é usar uma tecido de algodão ou microfibra. Para o cabelo ondulado, o ideal é fazer a secagem plopping. Assista ao vídeo, conheça a técnica e aprenda a fazer com Gabi Vasconcelos.
De igual modo, muitas de nós utilizamos com certa regularidade o secador e a chapinha. Contudo, devemos ter alguma atenção uma vez que a proteção é tudo. Por isso um bom protetor térmico deve sempre ser utilizado e no cabelo ainda húmido. Para o uso da chapinha, vale lembrar que o cabelo deve estar bem seco. Se você tem o cabelo cacheado deve fazer uma escova antes de passar a chapinha. A temperatura 12ão deve ultrapassar os 180 graus e para os fios danificados, o ideal são 150 graus uma vez que o excesso de calor danifica e quebra os fios.
E ahhhh, mais duas coisinhas: o cabelo cacheado não deve ser penteado porque ao fazê-lo perde a forma e a disciplina dos fios e além disso, o “temido” frizz começa a aparecer.
Nada em excesso é bom e aqui não é diferente. Se você usar com muita frequência máscaras capilares no cabelo ele pode ficar pesado e sem vida. Por isso é super importante fazer um cronograma capilar e ir adaptando de acordo com o tempo o número de hidratação que o seu cabelo precisa.