Bolhas e calos saiba como prevenir e tratar

0
114

Os pés muitas vezes não recebem a devida atenção e os cuidados merecidos. Além de sustentar o nosso corpo, os pés ainda sofrem com alguns incômodos como unhas encravadas, bolhas e os terríveis calos. Muitos são os fatores que causam bolhas e calos, um deles é quando exageramos nas atividades físicas, acabamos exigindo demais e prejudicando nossos pés e, até mesmo as mãos.

Quem é adepto do esporte sabe o que é ter bolhas ou calos nessas regiões, uma verdadeira tortura, sempre sinônimo de desconforto e dor, porém, o que muita gente não sabe é que, com algumas atitudes simples você pode evitar ou, em último caso, tratar esses problemas. Muito comum para quem pratica exercícios, as bolhas, geralmente, são causadas pelo atrito do pé com a meia ou tênis, pela duração dos exercícios ou ainda pela fricção intensa e repetitiva entre a pele e uma superfície dura e áspera, por isso sendo muito comum entre os ciclistas e em quem faz musculação. Essas inflamações surgem no formato de bolsa de água. Porém, não só os agentes físicos podem ser os responsáveis por causarem as bolhas, elas também podem aparecer como consequência de fungos que aparecem e se desenvolvem em locais úmidos do corpo, especialmente entre os dedos dos pés.

Saiba que é possível prevenir as bolhas nos pés
Saiba que é possível prevenir as bolhas nos pés

Como prevenir bolhas

Escolha meias feitas com materiais esportivos, que ajudam a drenar o calor e o suor causados pelo exercício, as melhores são as sem costura, invista em modelos de tecidos específicos para esporte, como os que misturam fibras de poliamida, que favorecem a evaporação do suor, de algodão, mais confortáveis e de elastano, que facilitam os movimentos;

Procure amarrar bem o cadarço para que o pé não fique frouxo e, com isso, possa sofrer atrito;

Para evitar bolhas nas mãos, quando for malhar, não se esqueça de usar luvas específicas.

Como tratar as bolhas

Se estiver praticando uma atividade física e começar a sentir dores, pare. A bolha pode estourar e formar um ferimento com sangue. Pegue gaze, esparadrapo e faça um curativo. A partir daí, você deve tomar as seguintes medidas:

– Ao chegar em casa, limpe bem o ferimento com água, sabão e um antisséptico; – Não fure a bolha. Assim evita o risco de infecções. Ela seca em uma ou duas semanas. A bolha só deve ser rompida se o local já estiver infeccionado, o que deve ser feito por profissional especializado; – Não remova a pele da bolha, mesmo que parte dela já tenha soltado, pois pode causar um ferimento ainda maior; – Não use sapatos fechados até secar. Caso não possa trabalhar com sapatos abertos, faça um bom curativo no local para o calçado não roçar no machucado. Ao chegar a casa, deixe o local do ferimento aberto; – Evite esportes nos dois ou três dias após a bolha se romper. Isso permite que haja uma regeneração da pele; – Use sempre meias limpas e secas;

– Em caso de infecção, ou seja, se a bolha estiver quente, muito vermelha ou com secreção amarela (pus), procure um médico.

Os calos podem prejudicar as atividades esportivas
Os calos podem prejudicar as atividades esportivas

Calos

Os calos são uma defesa do nosso corpo a uma agressão constante provocada por algum atrito, como o do tênis, do sapato, do equipamento de ginástica, do guidão da bike na pele que está sobre uma saliência óssea. Para combater essa agressão, o corpo reage deixando essa pele mais espessa. Porém, o prejuízo do calo é mais estético, já que, você só ficará impedida de treinar se a região doer.

Para prevenir os calos

– Quando for malhar ou pedalar, não esqueça de usar luvas apropriadas, principalmente, na hora de puxar peso;

– Use meias com tecidos esportivos, que são arejados, não retêm o suor, mantendo a temperatura dos pés.

– Uma dica é passar vaselina no local antes, para diminuir o atrito.

Para tratamento de calos

– Mas, mesmo assim, se eles insistirem em aparecer, para tratar os calos use pedra-pome após o banho, esfregando suavemente. Nem pense em lixar ou cortar os calos, isso fere ainda mais o local. No caso de calos doloridos e inflamados, procure um dermatologista para evitar complicações.

– Use hidratantes para recuperar a pele e amenizar os machucados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui