Alterações do corpo durante a gravidez

0
187

As alterações no corpo feminino durante a gravidez são bastante visíveis, tanto para a mulher como para aqueles que olham para ela. O crescimento da sua barriga é o que está mais à vista e é algo lindo, você tem um nenêm dentro de si.

O seu desejo materno aumenta tanto como a sua barriga e você começa a ter noção de que vai ser mãe. Por isso é que a gravidez é uma fase linda que a mulher e o casal passa. Para além da sua barriguinha, nesta fase o seu corpo vai sofrer muitas alterações e você deve ter consciência delas. Para além dos enjoos e dos desejos você vai sentir outras mudanças físicas como o crescimento dos seus seios, alterações na sua pele e no seu cabelo. As suas hormonas também vão sofrer mudanças e elas são a principal causa de grandes alterações no seu corpo. Veja aqui algumas das mudanças que vão acontecer no seu corpo e também alguns tratamentos de beleza saudáveis que pode fazer.

Conheças as alterações nas várias zonas do corpo

Barriga

Na gravidez cada mês que passa a sua barriga vai ficar maior. No quarto mês de gravidez, as alterações na sua barriga já se notam e você vai começar a sentir-se uma verdadeira grávida. Do quarto ao sétimo mês, você começa a sentir a sua barriga crescendo cada vez mais, porém você está tranquila porque o seu bebé ainda não pesa muito. Do sétimo até ao último mês a sua barriga começa a ficar bem grandinha e começa a pesar um pouco mais. Por causa desse crescimento é natural que comecem a aparecer algumas estrias na sua barriga.

Alterações do corpo durante a gravidez

Cabelo

O seu cabelo agradece-lhe durante a sua gravidez. Por causa da elevada produção de estrógeno, as outras hormonas não se produzem tanto e as suas madeixas não caem com facilidade e o seu cabelo vai ficar muito mais solto e sedoso. Porém você vai começar a ter o cabelo mais oleoso e em alguns casos a caspa pode dar sinais.

Pele

Por causa da elevada produção do estrógeno a sua pele vai ficar mais oleosa e com isso os seus poros vão ter tendência para fechar. É normal em 90% das mulheres grávidas aparecer algumas manchas na pele. Algunas pontos de inflamação pode originar o acne.

Varizes

Durante a gravidez é natural aparecerem varizes. Também por causa do excesso de produção de estrógeno e progesterona. Estas hormonas provocam a dilatação dos vasos e o sangue tem a tendência de ficar estancado. Por isso não se apoquente, é algo natural durante a sua gravidez.

Estrias

Quando você aumenta de peso a sua pele também vai aumentar. Porém a camada da sua pele, a derme, pode romper e para recuperar se formam as estrias. Primeiro são vermelhas e depois começam a embranquecer.

Coluna

Durante a gravidez, é normal que a mulher modifique a sua postura. Isto tudo acontece por causa do aumento de volume na sua barriguinha. Porém se a mulher aumentar muito o seu peso, mais do que 13kg pode chegar a ter dores nas costas.

Seios

Desde o início da gravidez que os seus seios vão começar a modificar. O seu corpo está a preparar-se para receber o bebé e como tal começa a produzir leite. Também um excessivo acumulo de gordura nos seus seios fazem com que eles aumentem de tamanho. Eles podem aumentar até três vezes mais o seu tamanho.

Dicas de beleza para o dia a dia (Foto: Divulgação)
Dicas de beleza para o dia a dia (Foto: Divulgação)

Produtos e tratamentos de beleza que pode fazer

Para evitar o acne que começa a dar sinais na gravidez, você deve limpar a sua face de manhã e à noite com um creme de limpeza. Escolha um específico para grávidas, que não tenha nenhum químico prejudicial. Pode também utilizar o corretor para disfarçar estas borbulhas.

Você pode pintar e descolorar o seu cabelo. No entanto, tenha algum cuidado com as tintas para não prejudicar  a sua saúde ou para a saúde do nenêm. No entanto, tome cuidado nos primeiros tempos de gravidez, mais ou menos durante o primeiro trimestre, pois as suas hormonas estão em mudança e a cor do seu cabelo pode ficar diferente do que a desejada.

Para prevenir as manchas da pele use protetor solar, independentemente de ser verão ou não. Pois o sol por muito fraco que esteja pode aumentar a produção de hiperpigmentação, o que origina essas manchas na pele.

Tente optar sempre pelo natural. Não utilize muitos cremes com químicos, experimente antes receitas caseiras.

E você, já passou ou está a passar por essas mudanças?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui