Um belo dia você faz um exame e chega à conclusão de que está grávida. É uma notícia que enche o coração de qualquer mulher de alegria, pois uma gravidez, além de ser o sonho da maioria das mulheres é de uma importância muito grande para o desenvolvimento de uma família. A alimentação na gravidez, é portanto, um assunto muito importante.
Vamos te dar algumas dicas preciosas, para te ajudar durante a sua gravidez e se você tomar alguns cuidados vai desfrutar de 9 meses maravilhosos.
Antes de tudo, temos que quebrar alguns tabus sobre a alimentação na gravidez, como: tenho que comer por dois! Durante os primeiros três meses de gravidez, o seu corpo funciona como um relojinho, ou seja, a sua alimentação pode continuar como estava antes, pois os nutrientes que já existem em seu corpo são suficientes para o bebê nesta primeira fase, afinal de contas, ele exige pouco de você… por enquanto!
Importância da alimentação na gravidez
Na medida em que o feto vai se desenvolvendo dentro de você, é necessário que se tome cuidados com a alimentação durante a gravidez, pois a qualidade daquilo que você come é de vital importância para ele! No segundo trimestre da gravidez, você vai começar a sentir mais fome, mas é bom ter cuidado, pois junto com o apetite vem a azia e outras coisinhas mais, nada que não possa ser superado por uma mulher que sabe a importância da maternidade. Uma das coisas que se deve evitar durante a gravidez é ingestão de alimentos gordurosos, apimentados e principalmente bebidas alcoólicas, pois esse tipo de alimentação pode gerar consequências ruins para o bebê.
Em primeiro, a saúde do bebê
É normal que as mulheres tenham um cuidado muito grande com o seu peso, afinal de contas todas querem estar bonitas e atraentes! Agora, quando se trata de gravidez é preciso colocar as coisas em ordem de importância: Alimentação em primeiro lugar! Depois que o bebê nascer você vai ter tempo de pensar em regime, dieta, academia e etc. Durante a gravidez, a sua prioridade é a criança que está sendo gerada dentro de você, isso não quer dizer que você tenha que dobrar de peso ou de tamanho; se você já estava acima do peso antes da gravidez, tente manter uma alimentação equilibrada e tome os devidos cuidados para não engordar muito porque depois você vai tentar perder esse peso extra e acredite: vai dar trabalho! O outro extremo também é perigoso, no terceiro trimestre da gravidez, a sua alimentação deve ser rica de frutas, verduras, proteína, sempre tomando os cuidados necessários para não exagerar no açúcar, principalmente se você apresentou um quadro de diabete gestacional.
Conclusão
A alimentação na gravidez é um assunto de muita importância para qualquer gestante. Você deve até estar pensando na importância de ter esses cuidados e talvez pensando que vai passar nove meses da sua vida sem comer nada que seja realmente gostoso, como doces e guloseimas em geral. Não será verdade, ninguém aqui quer que você passe fome, apenas estamos sugerindo cuidados de grande importância para você e para o seu bebê. Se você puxar um pouco pela criatividade, você vai reinventar a sua alimentação, criando receitas saborosas, porém saudáveis! Quem sabe você vai acabar levando esses hábitos para toda a sua vida!
Muita sorte para você!