Alguns problemas comuns com as unhas

0
238

Que mulher nunca teve algum problema com as unhas, por mais insignificante que seja? É comum aparecer problemas como unhas escamadas, unhas fracas até aqueles que merecem um pouco mais da nossa atenção, pois às vezes eles são de fundo genético.

No entanto, todos eles podem ser tratados de forma diferente, pois é preciso saber a causa para poder ministrar o melhor tratamento e para isso é aconselhável procurar um dermatologista. Não existe nada mais constrangedor para uma mulher do que ter as unhas fracas e quebradiças se poder esmaltar e até fazer uma bela decoração.

As unhas e a saúde

As unhas tem a função de proteger as pontas de nossos dedos e é por isso que devemos cuidar muito bem delas. Através da aparência das unhas você pode saber se uma pessoa é saudável ou não. Nossas unhas para quem não sabe, são formadas por três camadas queratinosas e cada camada com uma consistência diferente. Isso tudo é necessário já que nossas unhas são responsáveis por mais de 10% das afecções do nosso corpo. Para que você possa saber mais detalhadamente como anda a saúde de suas unhas é necessário fazer exames das unhas e de lesões que isso levará a um diagnóstico mais certo. Muitas vezes é só alguma carência de vitaminas que pode ser corrigida por algum tipo de suplemento vitamínico.

Vamos conhecer alguns dos problemas mais comuns que podem acometer as unhas.

Veja-como-manter-as-unhas-compridas-e-saudáveis-02

Problemas comuns

Sulcos e estrias – sabe aquelas linhas que aparecem ao longo das unhas? Pois bem, elas podem ser genéticas, causadas pelo envelhecimento ou até mesmo por falta de algum nutriente ou de ferro no organismo. O dermatologista pode determinar o tipo de tratamento que deve ser feito a base de vernizes específicos e o consumo de suplementos e aminoácidos essenciais, assim como também vitaminas por um período determinado.

Manchas brancas, também conhecidas como “Leuconíquia” – é uma pequena bolsa de ar que pode ser ocasionada por uma batida na unha. Nesse caso não existe tratamento é preciso esperar que a unha cresça para que saia.

Peles que levantam ao redor das unhas – é preciso hidrata-las para que não apareçam.

Engrossamento das unhas – o engrossamento das unhas dos pés ocorre por causa do uso de sapatos apertados. O tratamento pode ser feito pela podóloga ou manicure com o lixamento até que a unha cresça novamente.

Onicofagia, ou ato de roer as unhas – esse problema geralmente tem fundo emocional e é preciso tratar com psicólogo. O uso de produtos com sabor amargo, também pode ajudara a evitar roer as unhas.

problemas comuns com as unhas

Algumas dicas para saber se suas unhas estão saudáveis

Você que faz as unhas toda semana observe se suas unhas ficarem mais quebradiças e com manchas brancas, isso pode indicar algum tipo de alergia ao esmalte ou a certos produtos de limpeza e higiene pessoal como o sabonete. Estes sinais também podem aparecer por alguma carência de ácido fólico e vitamina B12. A falta de vitamina C também pode deixar suas unhas com um aspecto mais frágil.

O que também deve ser observado é o formato das unhas a coloração e a textura, pois, através destas, você pode saber como está, a saúde das suas unhas e detectar alguns problemas como, cardiovasculares, pulmonares e até mesmo o diabetes.

unhas saudáveis

Unhas saudáveis

Enfim para que você tenha unhas saudáveis é necessário o cuidado com seu corpo todo, pois, você é aquilo que você come. Uma alimentação saudável e a ingestão de água são fundamentais para manter você saudável e livre de doenças, mas se mesmo com estes cuidados você notar alguma destas características citadas anteriormente em suas unhas procure um médico o mais rápido possível, pois, só ele poderá descobrir o que realmente está acontecendo com suas unhas e com seu corpo. Cuide de você e viva bem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui