Durante todos o ano, mas principalmente com o calor, o cuidado com a alergia na pele deve ser redobrado, pois ela fica muito exposta e vulnerável a diversos problemas e complicações. Para quem já possui algum tipo de Patologia (doença já diagnosticada) o cuidado deve ser maior, pois o calor prolifera diversos fungos, bactérias e vírus, causando problemas maiores.
Na verdade, é de extrema importância mesmo redobrar os cuidados para que as alergias não se manifestem em seu corpo. Nossa pele, quando está calor anda mais à mostra, e não só o excesso de sol, como o pólen que anda no ar e até o próprio calor causado pelas elevadas temperaturas podem originar novas e desconfortáveis alergias. É preciso saber a causa de sua alergia para que possa prevenir, tratar e quem sabe solucionar.
Índice deste artigo
O que é alergia na pele?
A alergia de pele é uma reação inflamatória causada por substâncias estranhas que atacam nosso organismo causando coceiras, vermelhidão, descamação da pele e bolhas vermelhas ou brancas. As reações alérgicas podem ser localizadas em uma determinada região do corpo ou dependendo da gravidade do quadro pode espalhar-se pelo corpo inteiro.
O que pode causar uma alergia na pele
As alergias de pele podem ser causadas por diversos motivos, os mais simples são:
- picada de insetos;
- intoxicação alimentar;
- alergia a medicamentos;
- poluentes;
- cremes;
- contato com plantas ou materiais irritantes, como, por exemplo, pelo de animais;
- o pólen e os ácaros também causam alergias na pele;
- roupas ou alguns tipos de tecidos como a lã;
- Outros cosméticos, produtos de beleza e até de higiene;
Sintomas de alergias na pele
A alergia pode apresentar um ou mais sintomas, como por exemplo, coceira, vermelhidão, descamação da pele, apresentar bolhas vermelhas ou brancas, etc.
Manter a pele bem hidratada e fazer compressas com agentes calmantes como a camomila ou alfazema podem aliviar os sintomas da alergia passando a irritabilidade. Se a alergia não for tratada adequadamente a pele pode ficar com manchas residuais ou até mesmo cicatrizes. Esses sintomas podem aparecer poucos minutos após o contacto com o alérgeno ou então podem demorar mais como umas horas ou até dias, para se desenvolverem completamente, depende muito de pessoa para pessoa e também do alérgeno em questão.
Tratamento das alergias
O tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, pois em alguns casos deve ser feito com anti-histamínico corticoide com dosagens de acordo com o quadro clínico do paciente. Os tratamentos podem ser feitos a base de comprimidos, xaropes, utilizando um creme ou pomada na região afetada.
Cuidados com a pele com alergia
Procure sempre usar roupas de 100% algodão, pois os fios sintéticos agravam mais a situação. Só não utilize roupas de algodão na hora de praticar atividades físicas, pois o tecido pode tornar-se pesado devido o suor. Utilize roupas apropriadas para atividade física, onde os tecidos são especiais para a ocasião.
Use cosméticos infantis, principalmente os de higiene, pois eles são sem álcool e apresentam baixa concentração de componentes que possam causar algum tipo de alergia.
Pesquisadores americanos afirmam que usar shampoo de bebê no lugar do sabonete para lavar o rosto diminui 90% a coceira, vermelhidão e inchaço na região dos olhos. Pois eles removem as impurezas que ficam acumuladas nas pálpebras.
Alergia na pele durante uma gravidez
Na gravidez, a mulher passa por muitas alterações hormonais e também ao nível do sistema imunitário, tudo isso pode facilitar o aparecimento de alergias na pele pois a grávida tem o seu corpo mais sensível. Geralmente, alergias na pele durante a gravidez não demonstram perigo para o bebê e é recomendado acalmar a reação alérgica com cremes e loções, mas se os sintomas forem muito intensos deve ir ao hospital ou ponto de socorro.
Sabonetes de glicerina caseiros
Sabonetes neutro ou de glicerina são os mais indicados para lavar a pele sensível sem remover a camada protetora. Alguns Dermatologistas indicam sabonete líquido infantil.
Procure não esfregar demais a pele, porque você pode causar lesões e romper fibras do colágeno e elasticidade. Procure fazer uma massagem suave para estimular a circulação local aumentando a chegada dos nutrientes.
Evite todos os tipos de roupas justas, pois elas ficam em constante atrito com a pele aumentando a irritabilidade da região. Utilizar cremes hidratantes e logo vestir a roupa não e indicado, porque o produto fica acumulado e a pele não respira e tende a ficar irritada.
O contato constante com a roupa suada facilita a proliferação de fungos. Não os vemos, mas os sentimos, pois eles causam coceira e vermelhidão em nossa pele.
Use cremes sem perfume forte e de preferência que não tenham cores. O ideal e pedir para o dermatologista um creme hidratante adequado para a situação que se encontra sua pele. A hidratação da pele é importante para evitar o ressecamento da pele que pode causar uma alergia.
Não e só no verão que devemos cuidar da pele tenha cuidado no inverno também, frio e seco faz com que a pele exige mais hidratação, pois tende a ficar mais ressecada. O banho muito quente acaba removendo a camada protetora da pele deixando-a vulnerável. Nesse caso um simples vento, carregar algo com pó, partículas de poluição e outros componentes são suficiente para causar coceira na pele podendo tornar-se uma grave alergia de pele.
Como fazer sabonetes de glicerina caseiros – passo a passo
Os sabonetes de glicerina são produtos de ótima qualidade que beneficiam e muito a nossa pele, pois para além de a hidratarem também a protegem e tornam-na mais macia. Como facilmente se encontra glicerina acaba por ser fácil fazer sabonete caseirinho.
Materiais
Para fazer você necessita destes ingredientes:
- 500g de base glicerinada
- 40 ml de essência
- 50 ml de laurel
- Pode também utilizar extrato de plantas se preferir
- Corante cosmético à base de água
E necessita dos seguintes materiais de apoio:
- Panela esmaltada
- Base de corte
- Fogão elétrico
- Espátula de silicone
- Copo medidor
- Pano húmido
- Faca
- Formas de madeira ou moldes de silicone
Passo a Passo
- Corte a glicerina em cubos e leve para o fogão para derreter
- Quando estiver quase tudo derretido, retire a panela do fogão e mexa para que a glicerina acabe de derreter. Tenha atenção e nunca deixe a glicerina ferver
- Adicione o extrato de plantas (cerca de 30ml), a essência e o laurel e mexa até envolver bem. Depois, é só colocar umas gotas de corante para ganhar a cor que deseja e mexer novamente com a espátula.
- Tape a panela e deixe repousar por uns minutos
- Vire a mistura para dentro dos moldes e deixe o sabonete secar ao natural ou coloque no congelador
- Quando solidificar, desenforme o sabonete e se vir que é necessário corte as barras de sabonete com a faca para terem a forma e tamanho desejado e está feito!