Alergia na pele – Como cuidar e prevenir

0
802

Durante todos o ano, mas principalmente com o calor, o cuidado com a alergia na pele deve ser redobrado, pois ela fica muito exposta e vulnerável a diversos problemas e complicações. Para quem já possui algum tipo de Patologia (doença já diagnosticada) o cuidado deve ser maior, pois o calor prolifera diversos fungos, bactérias e vírus, causando problemas maiores.

Na verdade, é de extrema importância mesmo redobrar os cuidados para que as alergias não se manifestem em seu corpo. Nossa pele, quando está calor anda mais à mostra, e não só o excesso de sol, como o pólen que anda no ar e até o próprio calor causado pelas elevadas temperaturas podem originar novas e desconfortáveis alergias. É preciso saber a causa de sua alergia para que possa prevenir, tratar e quem sabe solucionar.

O que é alergia na pele?

A alergia de pele é uma reação inflamatória causada por substâncias estranhas que atacam nosso organismo causando coceiras, vermelhidão, descamação da pele e bolhas vermelhas ou brancas. As reações alérgicas podem ser localizadas em uma determinada região do corpo ou dependendo da gravidade do quadro pode espalhar-se pelo corpo inteiro.

O que pode causar uma alergia na pele

As alergias de pele podem ser causadas por diversos motivos, os mais simples são: 

  • picada de insetos;
  • intoxicação alimentar;
  • alergia a medicamentos;
  • poluentes;
  • cremes;
  • contato com plantas ou materiais irritantes, como, por exemplo, pelo de animais;
  • o pólen e os ácaros também causam alergias na pele;
  • roupas ou alguns tipos de tecidos como a lã;
  • Outros cosméticos, produtos de beleza e até de higiene;

Sintomas de alergias na pele

A alergia pode apresentar um ou mais sintomas, como por exemplo, coceira, vermelhidão, descamação da pele, apresentar bolhas vermelhas ou brancas, etc.

Manter a pele bem hidratada e fazer compressas com agentes calmantes como a camomila ou alfazema podem aliviar os sintomas da alergia passando a irritabilidade. Se a alergia não for tratada adequadamente a pele pode ficar com manchas residuais ou até mesmo cicatrizes. Esses sintomas podem aparecer poucos minutos após o contacto com o alérgeno ou então podem demorar mais como umas horas ou até dias, para se desenvolverem completamente, depende muito de pessoa para pessoa e também do alérgeno em questão.

Tratamento das alergias

O tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, pois em alguns casos deve ser feito com anti-histamínico corticoide com dosagens de acordo com o quadro clínico do paciente. Os tratamentos podem ser feitos a base de comprimidos, xaropes, utilizando um creme ou pomada na região afetada.

Cuidados com a pele com alergia

Procure sempre usar roupas de 100% algodão, pois os fios sintéticos agravam mais a situação. Só não utilize roupas de algodão na hora de praticar atividades físicas, pois o tecido pode tornar-se pesado devido o suor. Utilize roupas apropriadas para atividade física, onde os tecidos são especiais para a ocasião.

Use cosméticos infantis, principalmente os de higiene, pois eles são sem álcool e apresentam baixa concentração de componentes que possam causar algum tipo de alergia.

Pesquisadores americanos afirmam que usar shampoo de bebê no lugar do sabonete para lavar o rosto diminui 90% a coceira, vermelhidão e inchaço na região dos olhos. Pois eles removem as impurezas que ficam acumuladas nas pálpebras.

Alergia na pele durante uma gravidez

Na gravidez, a mulher passa por muitas alterações hormonais e também ao nível do sistema imunitário, tudo isso pode facilitar o aparecimento de alergias na pele pois a grávida tem o seu corpo mais sensível. Geralmente, alergias na pele durante a gravidez não demonstram perigo para o bebê e é recomendado acalmar a reação alérgica com cremes e loções, mas se os sintomas forem muito intensos deve ir ao hospital ou ponto de socorro.

sabonete de glicerina
Sabonete de glicerina caseiros!

Sabonetes de glicerina caseiros

Sabonetes neutro ou de glicerina são os mais indicados para lavar a pele sensível sem remover a camada protetora. Alguns Dermatologistas indicam sabonete líquido infantil.

Procure não esfregar demais a pele, porque você pode causar lesões e romper fibras do colágeno e elasticidade. Procure fazer uma massagem suave para estimular a circulação local aumentando a chegada dos nutrientes.

Evite todos os tipos de roupas justas, pois elas ficam em constante atrito com a pele aumentando a irritabilidade da região. Utilizar cremes hidratantes e logo vestir a roupa não e indicado, porque o produto fica acumulado e a pele não respira e tende a ficar irritada.

O contato constante com a roupa suada facilita a proliferação de fungos. Não os vemos, mas os sentimos, pois eles causam coceira e vermelhidão em nossa pele.

Use cremes sem perfume forte e de preferência que não tenham cores. O ideal e pedir para o dermatologista um creme hidratante adequado para a situação que se encontra sua pele. A hidratação da pele é importante para evitar o ressecamento da pele que pode causar uma alergia.

Não e só no verão que devemos cuidar da pele tenha cuidado no inverno também, frio e seco faz com que a pele exige mais hidratação, pois tende a ficar mais ressecada. O banho muito quente acaba removendo a camada protetora da pele deixando-a vulnerável. Nesse caso um simples vento, carregar algo com pó, partículas de poluição e outros componentes são suficiente para causar coceira na pele podendo tornar-se uma grave alergia de pele.

Como fazer sabonetes de glicerina caseiros – passo a passo

Os sabonetes de glicerina são produtos de ótima qualidade que beneficiam e muito a nossa pele, pois para além de a hidratarem também a protegem e tornam-na mais macia. Como facilmente se encontra glicerina acaba por ser fácil fazer sabonete caseirinho. 

Materiais

Para fazer você necessita destes ingredientes: 

  • 500g de base glicerinada
  • 40 ml de essência 
  • 50 ml de laurel
  • Pode também utilizar extrato de plantas se preferir
  • Corante cosmético à base de água 

E necessita dos seguintes materiais de apoio: 

  • Panela esmaltada
  • Base de corte
  • Fogão elétrico
  • Espátula de silicone
  • Copo medidor
  • Pano húmido
  • Faca
  • Formas de madeira ou moldes de silicone

Passo a Passo

  1. Corte a glicerina em cubos e leve para o fogão para derreter
  2. Quando estiver quase tudo derretido, retire a panela do fogão e mexa para que a glicerina acabe de derreter. Tenha atenção e nunca deixe a glicerina ferver
  3. Adicione o extrato de plantas (cerca de 30ml), a essência e o laurel e mexa até envolver bem. Depois, é só colocar umas gotas de corante para ganhar a cor que deseja e mexer novamente com a espátula.
  4. Tape a panela e deixe repousar por uns minutos
  5. Vire a mistura para dentro dos moldes e deixe o sabonete secar ao natural ou coloque no congelador
  6. Quando solidificar, desenforme o sabonete e se vir que é necessário corte as barras de sabonete com a faca para terem a forma e tamanho desejado e está feito! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui