A vitamina “D” é fundamental para o organismo humano, ela também é conhecida como a vitamina do sol.
Muitos estudos comprovaram que pessoas que se expõem ao sol nos horários permitidos e ficam pelo tempo necessário são menos propensas a contraírem depressão. Esse sol ainda ajuda na formação dos ossos e o seu fortalecimento. Quando não é possível tomar banho de sol para que a pele possa produzir a vitamina D necessária, a reposição pode ser feita com medicamentos que possuem a mesma função. No entanto,estes devem ser administrados por médicos.
Importância
A vitamina D é responsável por vários benefícios ao nosso organismo como o aumento da força dos ossos evitando que aconteçam fraturas, diminui os níveis de estrogênio na menopausa feminina evitando a osteoporos. Ela também ajuda no desempenho dos músculos, nervos, atua na coagulação do sangue, no crescimento celular e utilização de energia. Também é ela que auxilia na absorção do cálcio e do fósforo no interior do intestino grosso.
Estudos recentes também comprovam que a vitamina diminui o stress proporcionando melhor condição de vida para as pessoas. Mas é importante salientar que é preciso pegar sol na pele para que ela possa produzir a vitamina D, mesmo que em quantidades pequenas, mas é fundamental para o organismo humano.
Sintomas da deficiência de vitamina D no organismo
Pessoas de todas as idades podem apresentar falta dessa vitamina no organismo, desde as crianças até os idosos, mas cada um apresenta sintomas diferentes. Confira quais são eles:
– Adultos podem apresentar fraqueza muscular, cãibras, espasmos musculares, riscos de infecções;
– As crianças podem apresentar sintomas como: inquietação, irritabilidade, suor excessivo e falta de apetite;
– Nos idosos a maior consequência é a fraqueza dos ossos que se tornam quebradiços.
Agora que você já está bem informada sobre o assunto, peça para seu médico fazer uma avaliação da sua saúde e se necessário faça a reposição.